PGA Tour LA: Nova contusão tira Navarro do Aberto da Argentina

13/12/2012


TV mostra ao vivo, sábado e domingo, primeiro jogo de Rocha no continente, em dois anos


Navarro: frustrado por não jogar o torneio final da temporada, mas confirante para 2013
   Navarro: frustrado por não jogar o torneio final da temporada, mas confirante para 2013

por: Ricardo Fonseca

Depois de não jogar oito dos dez torneios anteriores por causa de uma tendinite crônica no cotovelo, o estreante profissional paulista Felipe Navarro teve que se retirar também do torneio final da temporada do PGA Tour Latinoamérica, por causa de uma nova lesão, desta vez no ombro. Navarro acordou na quarta-feira com dores no ombro e em pouco tempo nem podia mexer mais o braço. Ele precisou tirar seu nome do Aberto da Argentina, o terceiro aberto nacional mais antigo do mundo, que começa hoje, no Nordelta Golf Club, em Buenos Aires, com US$ 125 mil em prêmios.

Felipe procurou um médico local, mas não conseguiu descobrir a causa das dores. Em toda a temporada do PGA Tour LA, Navarro só começou três torneios, desistiu de um por causa do cotovelo e em dois não passou o corte. Ele aguarda uma posição do PGA Tour sobre se haverá e se ele se enquadra na categoria de jogadores com isenção médica, que existe nos demais circuitos sob tutela do PGA, para saber se vai precisar disputar as seletivas para ter o cartão para 2013.

TV ao vivo –
Apesar da ausência de Navarro, para a torcida brasileira o Aberto da Argentina será a oportunidade de ver em ação alguns dos melhores jogadores do mundo, incluindo Alexandre Rocha, que acaba de concluir sua segunda temporada consecutiva no PGA Tour. Rocha não jogava na América do Sul havia dois anos, desde o Aberto do Brasil de 2010, no Paraná, dias depois de ganhar seu cartão para o PGA Tour.

O Golf Channel vai mostrar as rodadas de sábado e domingo do Aberto da Argentina, ao vivo, para toda a América Latina, incluindo o Brasil. No sábado a transmissão vai das 16 horas às 19horas, e no domingo, das 15 horas às 18 horas, seguida de um especial de uma hora sobre o evento. Este será o único torneio televisado de todo o circuito americano.

Desafio – Para muitos, será também a oportunidade de conhecer o bonito e seletivo percurso desenhado por Jack Nicklaus para o Nordelta, campo inaugurado em 2009 com a outra única edição do Aberto da Argentina disputado lá. O lago central do campo, margeado de um lado pelo buraco 13 e por outro pelo 18, é o cartão postal do campo de par 72 e 7.248 jardas, com distribuição clássica de dois pares 3 e dois pares 5 por volta.

A água entra em campo em vários buracos, onde não faltam raias em curva que exigem precisão e um grande repertório de tacadas, mas tem seu clímax a partir do buraco 15, onde a relação perigo-benefício exige que os golfistas tomem a decisão acertada entre atacar os quatro buracos finais, todos com água. “Aqui é preciso combinar força e precisão de uma maneira muito inteligente”, advertiu Nicklaus sobre o final de seu percurso.

Emoções Com três dos cinco cartões para o Web.com Tour de 2013 já decididos , e com apenas quatro jogadores – três argentinos e um colombiano – disputando os outros dois, os cinco brasileiros que são membros do PGA Tour LA entram em campo visando, sobretudo, manter seus cartões para 2013. Para isso, precisam terminar entre os 50 primeiros do ranking de prêmios.

O paranaense Daniel Stapff, 37º do ranking, e o paulista Ronaldo Francisco, patrocinado pela YKP, em 41º, são os brasileiros em situação mais cômoda, pois estão praticamente garantidos entre os que mantêm o cartão. Já o carioca Philippe Gasnier, 54º precisa passar o corte e fugir das últimas colocações no Aberto da Argentina, para se classificar.
Os outros dois brasileiros estão em situação mais crítica. Tanto o paranaense Odair Lima, 104º, o paulista Rogério Bernardo, 154º, precisam terminar entre os três primeiros para ter chances de manter seu cartão.

Recordes – Angel Cabrera, campeão de dois majors, é o maior nome em campo, mas o veterano Vicente Fernandez, o Chino, que liderou o torneio da semana passada, também na Argentina, entra em campo em busca de dois recordes: tornar-se o mais velho campeão do torneio e igualar o recorde de nove vitórias que Roberto DeVicenzo amealhou entre 1944 e 1974. Chino venceu oito vezes o Aberto da Argentina entre 1968 e 2000. Eduardo Romero, que também está em campo, e José Jurado, venceram sete vezes cada.

Apesar de tantas estrelas argentinas do golfe, Rocha será o jogador em campo com melhores resultados em 2012, incluindo um vice-campeonato em Reno e um quarto lugar no Frys.com, ambos do PGA Tour. Ele tenta se tornar o segundo brasileiro a vencer o Aberto da Argentina em 107 anos. O único brasileiro a vencer o torneio mais famoso e tradicional da América do Sul foi Mário Gonzalez, por duas vezes: em 1940, ainda como amador, e em 1953. Rafael Navarro, pai de Felipe, terminou duas vezes em quarto lugar, em 1979 e 1984.

Favoritos – O grupo que estará em campo hoje é o mais forte de toda a temporada do PGA Tour LA. Além de Rocha, Cabrera e Chino, os principais destaques são o venezuelano Jhonattan Vegas, que joga no PGA Tour desde 2009, venceu o Bob Hope Classic do ano passado e foi campeão do Aberto da Argentina, em 2010; e o argentino Ricardo González, que já venceu quatro vezes no Tour Europeu.

Também estão entre os destaques do torneio Scott Dunlap (EUA), os argentinos Eduardo Romero, e César Costilla, ganhador deste torneio no primeiro ano em que foi jogado neste campo, em 2009, além dos cinco argentinos que já venceram no PGA Tour LA este ano: Ariel Cañete (duas vezes), Tommy Cocha, Matías O`Curry, Alan Wagner e Clodomiro Carranza.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados