PGA Tour LA: Q-School do Peru começa terça, com quatro brasileiros

04/02/2013


Jogadores enfrentam dia abafado e úmido e driving range de tapete, em classificação


Navarro: sem poder bater bolas no driving range de tapete, para poupar o cotovelo recém-recuperado
Navarro: sem poder bater bolas no driving range de tapete, para poupar o cotovelo recém-recuperado

por: Ricardo Fonseca

Os profissionais brasileiros Felipe Navarro, Tiago Silva, Caio Barbosa e Rafael Barcellos estão entre os 103 jogadores de 17 países, que disputam 20 cartões para a temporada de 2013 do PGA Tour Latinoamérica, de terça a sexta, no La Planicie CC, em Lima, no Peru. Os golfistas tem enfrentado dias quentes, abafados e úmidos e um driving range de tapete, incompatível com o nível técnico da competição e com a inscrição de US$ 1,5 mil cobradas pelo PGA Tour.

Apesar de haver 120 vagas nesta seletiva, 17 delas não foram preenchidas. Entre os motivos estão o custo alta da seletiva em si; o desencanto de muitos profissionais do continente depois que se deram conta dos elevados custos da temporada de 2012, onde muito poucos puderam ganhar mais do que gastaram para jogar; e os poucos benefícios, já que dos cinco cartões oferecidos para o Web.com Tour no final da temporada, apenas um dá isenção total; os outros quatro são condicionais.

Critérios – O Brasil terá apenas mais um jogador nas seletivas, o carioca Philippe Gasnier, que optou por jogar na chave que terá jogos de 12 a 15 de fevereiro, no Sun`N Lake Golf Club, em Sebring, na Flórida. Como ele mora nos EUA e a Confederação Brasileira de Golfe não pagou sua inscrição – ao contrário dos demais que foram ressarcidos da despesa – por ele não estar mais cadastrado no site da entidade, Gasnier, que mora nos EUA, preferiu jogar mais perto de casa para economizar. Há mais vinte cartões para esta sede que preencheu todas as 120 vagas.

A falta de um driving range com baias de grama tem prejudicado sobretudo a Felipe Navarro, que estreou no PGA Tour LA em 2012, mas jogou poucas etapas por causa de uma contusão no cotovelo que surgiu quando ele treinava bater bolas em tapete no Brasil e se agravou durante a temporada. Os brasileiros chegaram a Lima no sábado e puderam treinar apenas approaches e putts. Neste domingo eles voltaram ao campo para o primeiro dia de treinos completos.
 
Brasileiros – Dos quatro brasileiros que estarão em campo, apenas Navarro jogou na temporada inaugural do PGA Tour LA. Ele ganhou sua vaga na seletiva de Buenos Aires, e terá que fazer o mesmo este ano, em Lima, para voltar a jogar. Apesar de ser o segundo colocado do ranking da CBG, Navarro foi preterido pela entidade que preferiu dar o único cartão a que tinha direito ao profissional Odair Lima, o terceiro da lista. Em 2012, quando o Brasil teve direito a três cartões por convite, o critério utilizado foi o ranking da CBG.

Rafael Barcellos tentou a vaga na seletiva da Argentina, em 2012, mas não se classificou. Tiago Silva, que é o profissional do campo público de Japeri, na Baixada Fluminense, vai tentar a seletiva pela primeira vez, assim como Caio Barbosa, o menos experiente do grupo. Philippe Gasnier, que disputa a seletiva nos EUA, jogou no PGA Tour LA de 2012 e perdeu o cartão.
 
Destaques – Os argentinos, que dominaram a primeira temporada do PGA Tour LA, são o maior contingente na seletiva de Lima, onde estarão fortes candidatos às vagas como Rafael Gómez, Paulo Pinto, Angel Cabrera Jr., Cesar Monasterio, Daniel Barbetti, Francisco Ojeda, Franco Romero, Federico Cabrera, Gustavo Acosta, Luciano Dodda, Luciano Giometti, Leandro Marelli e Paulo Pinto, entre outros. Também estão entre os favoritos às vagas Marco Ruiz, do Paraguai; Oscar Serna, do México; David Vanegas, Jesus Rivas e Alvaro Arizabaleta, da Colômbia; Patricio Salem, do Peru; Juan Cerda, do Chile; e Alfredo Adrián, da Venezuela.

Nove dos participantes são amadores, mas não se pode desprezar jogadores como os uruguaios Agustin Tarigo e Juan Alvarez, que estão entre os melhores do continente e prontos para iniciar carreira profissional. Ao todo, participam golfistas de 17 países, com destaque para a Espanha, que Manuel Quirós e mais dois jogadores em campo. Há ainda 13 profissionais dos EUA, além de Suécia e Cuba.

Benefícios – O PGA Tour LA ampliou seus benefícios para 2013 para tentar ficar mais atrativo. Agora, além de cinco cartões para o Web.com Tour, sendo um pleno e quatro condicionais, os que terminarem do sexto ao décimo lugar no ranking final da temporada terão direito a entrar direto na seletiva final para o Web.com Tour de 2014.

Os 60 primeiros manterão seus cartões para 2014 e, ainda sujeito a aprovação, encerrada a primeira metade da temporada, os mais bem colocados terão direito a algum status no PGA Tour Canadá, que começa a ser jogado este ano sob a bandeira do PGA Tour, nos mesmos moldes que o PGA Tour LA.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados