PGA Tour LA: Quatro brasileiros disputam segundo torneio de 2019, na Argentina

09/04/2019

Becker, Rocha, Rodrigo e Navarro estréiam 5ª feira no Cañuelas GC. Herik não conseguiu vaga

Vista da sede e do buraco 18 do Cañuelas Golf Club. Foto: Enrique Berardi/PGA Tour

por | Ricardo Fonseca

Quatro profissionais brasileiros disputam de quinta-feira a domingo, 11 a 14 de abril, o Molino Cañuelas Championship, segundo torneio da temporada 2019 do PGA Tour Latinoamérica. O circuito dá pontos para o ranking mundial de golfe, vale para a corrida olímpica para os Jogos de Tóquio 2020 e serve ainda de seletiva para o Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour. A premiação é de US$ 175 mil, sendo US$ 31,5 mil para o campeão.

Os paulistas Alexandre Rocha, Felipe Navarro, Rafa Becker e Rodrigo Lee são membros do PGA Tour LA e entraram direto na chave. O gaúcho Herik Machado, que não tem o cartão do circuito, disputou a seletiva de segunda-feira, mas ficou a três tacadas de garantir sua presença no torneio, ou a duas de um playoff entre oito jogadores pela última das sete vagas em disputa. Classificaram-se os americanos Charles Merzbacher, Ryan Snouffer, Tom Moore, Alex Weiss e Zander Lozano e o argentino Daniel Barbetti, todos empatados em primeiro, com 69 (-3) tacadas. O argentino Marcos Montenegro ganhou a vaga final, no desempate entre os oito que jogaram 70 (-2).

Concorrência – Como todo torneio profissional na Argentina, este será um dos mais fortes da temporada do PGA Tour LA, por reunir jogadores argentinos de foram do circuito, como Andres Romero, ex-campeão no PGA Tour, hoje no Web.com Tour, e Andrés Gallegos, estreante no Web.com Tour que também aproveitou a folga no circuito para jogar em casa. Há ainda ídolos de todos os tempos, como Chino Fernandez, Ricardo Gonzalez, José Cóceres, Cesar Monastério e Daniel Vancsik, que jogam como convidados, ao lado de três dos melhores amadores do país: Andy Schonbaum, Juan Ignacio Noba, Matias Lezcano e Vicente Marzilio.

Dos 144 jogadores em campo, os golfistas dos Estados Unidos (63) são a maioria, seguidos pela Argentina (37). Os demais participantes vêm do México (6), Canadá (5), Colômbia (5), Chile (4), Brasil (4), Inglaterra (3), Austrália (2), Bolívia (2), Espanha (2), Finlândia (1), França (1), Guatemala (1), Noruega (1), Peru (1), Porto Rico (1), República Dominicana (1), Rússia (1), Suécia (1) e Uruguai (1).

Campeões em campo – Rafa Becker e Alexandre Rocha, ganhadores do Aberto do Brasil em 2014 e 2015, são dois dos 24 jogadores em campo que já venceram torneios do PGA Tour LA, incluindo oito que ganharam no circuito em 2018: os argentinos Thomas Baik (Cañuelas), Clodomiro Carranza (Argentina Classic) e Andrés Gallegos (Puerto Plata DR Open); os chilenos Cristóbal Del Solar (Abierto del Centro) e Horacio León (Quito Open); o mexicano Isidro Benítez (Open de Argentina), o finlandês Toni Hakula (Bupa Match Play) e o americano Jared Wolfe (Abierto do Chile).

Os ganhadores de torneios do PGA Tour entre 2012 e 2017 que jogam esta semana são, além de Becker e Rocha, os argentinos Augusto Núñez, Tommy Cocha e Jorge Fernández Valdés, o canadense Wil Bateman, o chileno Mito Pereira, os colombianos Ricardo Celia e Andrés Echavarría, o guatemalteco José Toledo e os americanos Anthony Paolucci, Curtis Yonke, Tee-k Kelly e Patrick Newcomb.

Destaques – O americano Jared Wolfe chega motivado por seu título no torneio inaugural, o Buenaventura Classic, sua terceira conquista no circuito, seguindo-se aos títulos do Jamaica Classic de 2017 e do Volvo Abierto de Chile de 2018. Aos 30 anos, ele quer voltar ao Web.com Tour, para o qual garantirão vagas os cinco primeiros do ranking de prêmios da temporada. Atenção ainda para o uruguaio Juan Álvarez, de 25 anos, quarto colocado do Peru Open 2017. Em 2015 ainda como amador, foi vice-campeão do Open de Argentina.

Este é o terceiro ano consecutivo em que o Molino Cañuelas Championship integra o PGA Tour LA. No ano passado, o torneio foi o 100º evento do circuito inaugurado em 2012. Inaugurado em 2011, com design de Emilio Serra, o Cañuelas Golf Club vai ser jogado com 7.267 jardas, par 72 (36-36). Dos 144 participantes, apenas os 55 primeiros e empatados, jogam no final de semana pelos prêmios em dinheiro. Os recordes do campo são de 275 tacadas para 72 buracos (-13), do americano Brandon Matthews e de 63 tacadas (-9) para 18 buracos, do australiano Ryan Ruffels, na segunda rodada de 2018. Thomas Baik defende o título.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados