PGA Tour LA: Rogério vence e leva único cartão integral em Lima

31/01/2015


Rodrigo, em sexto, será mais um brasileiro no circuito. Todos os demais falharam


Rogério: segundo e mais importante título da carreira para ser um dos três brasileiros no PGA Tour LA 2015
Rogério: segundo e mais importante título da carreira para ser um dos três brasileiros no PGA Tour LA 2015

por: Ricardo Fonseca

Um birdie no buraco final deu ao paulista Rogério Bernardo o título do Torneio de Classificação do PGA Tour Latinoamérica encerrado nesta sexta-feira, no La Planicie Country Club, em Lima, no Peru, e o único cartão totalmente isento para a temporada de 2015 oferecido nesta sede. O também paulista Rodrigo Lee, que terminou em sexto, também ganhou um cartão para o circuito, que lhe dará o direito de jogar todos os torneios da primeira metade da temporada, até que seja feito o re-ranking das prioridades de inscrição. Eles se juntam assim a mais uma paulista Rafa Becker, o único brasileiro que já havia garantido o cartão para 2015.

Veja, abaixo, o vídeo de Rogério Bernardo comentando sua vitória

Rogério, de 35 anos, patrocinado pelo aeroporto de Viracopos, foi líder do primeiro dia e nunca esteve além do quarto lugar. Ele começou a volta final empatado em primeiro com o colombiano Diego Velásquez e chegou a abrir três de vantagem antes de fazer bogeys no 13 e no 14.  Velásquez deu um susto no brasileiro ao fazer eagle no 15 e birdie no 16 e passar uma à frente. No 17, no entanto, Velásquez errou o drive e viu a bola bater em uma árvore e ir para a água, não escampando de um duplo bogey. O colombiano ainda fez birdie no 18 para empatar o jogo, mas Rogério também embocou para garantir o título com seu quinto birdie do dia, além de um eagle (e três bogeys).

Vitória – Rogério foi campeão com 274 (66-73-67-68) tacadas, 14 abaixo do par, contra 275, 13 abaixo, de Velásquez (68-72-66-69) e do americano Mark Anguiano (70-68-70-67), um dos dois jogadores que terminaram a semana com quatro voltas abaixo do par. O outro foi o venezuelano Felipe Velazquez, que terminou em quarto com 278 (69-70-70-69) tacadas, 10 abaixo.

“A sensação de vencer é maravilhosa, a melhor de todas”, diz Rogério, que começou a carreira como caddie, aos 10 anos, e virou profissional depois de ser campeão brasileiro de caddies e de uma meteórica carreira como amador que o levou a ser o primeiro negro número 1 do Brasil e lhe valeu o apelido de “Tiger”. “Queria muito terminar em primeiro e consegui o que me mostra que com fé em Deus, com disciplina, com respeito e dedicação se pode conseguir as coisas”.

Primeiro título – A única vitória profissional de Rogério havia sido conseguida em setembro de 2012, quando virou o jogo sobre Ronaldo Francisco, então o número 1 do Brasil, na volta final para vencer o Aberto do Arujá (clique aqui para ler mais sobre essa vitória) . Naquele mesmo ano Rogério estreou no PGA Tour LA, onde jogou oito torneio e teve como melhor resultado um 43º lugar no Aberto da Argentina. Ele perdeu o cartão e não conseguiu recuperá-lo nem em 2013, nem em 2014.

Anguiano e Velásquez lideram um grupo de 12 jogadores que também terão cartão garantido para a primeira metade da temporada: pela ordem, Felipe Velázquez, o peruano Patricio Salem, Rodrigo Lee, os colombianos Sergio Franky, Ricardo Celia e Santiago Tobón, e os americanos Charlie Holland, Jonathan Page e Jake Sarnoff. O último cartão foi decidido num playoff, onde o mexicano Santiago Gavino superou o venezuelano Alfredo Adrián e o americano Ken Looper. Os dois derrotados e mais os 16 seguintes, até a 31ª colocação, ganharam um cartão condicional.

Brasileiros – Todos os outros quatro brasileiros que tentavam entram para o PGA Tour La falharam em seu intento. Caio Barbosa, que também jogou em Lima, nunca teve chance e terminou em 95º lugar com 313 tacadas (79-79-79-76), 25 acima. Mas os três que jogavam a seletiva no Hurlingham Club, em Buenos Aires, na Argentina, tiveram chances de conseguir um cartão até esta sexta, quando todos jogaram pelo menos 27 buracos para completar o torneio atrapalhado pela chuva que quase cancela o segundo dia.

Quem esteve mais perto da vaga foi o paranaense Luiz Thiele, que estreou com uma volta de uma abaixo do par. Mas ele foi piorando de resultado nas rodadas seguintes até terminar em 36º, com 288 (69-72-73-74) tacadas, oito acima do par. Nesta chave, além do cartão integral para o campeão, que ficou para o argentino Franco Romero, houve ainda nove cartões isentos para o primeiro semestre. Os classificados de 11º ao 26º lugar, com cinco acima, ganharam cartões condicionais. Thiele ficou a três tacadas de conseguir um desses cartões com baixa prioridade de inscrição.

Favoritos – Dois dos favoritos a levar um dos cartões não conseguiram jogar bem esta semana. O paranaense Daniel Stapff, membro do circuito em 2013 e que jogou metade da temporada de 2014, na raça, sem ter o cartão para o circuito, terminou em 47º, com 290 (73-73-74-70) tacadas, 10 acima. Já o amador André Tourinho, que pretende se profissionalizar em breve e vinha de uma medalha de bronze no Latino-Americano e de uma de prata no Sul-Americano, nas duas semanas anteriores, alternou resultados ruins e bons para terminar em 53º, com 293 (76-68-79-70) tacadas, 13 acima.

Além de Franco Romero, de 19 anos, que liderou de ponta a ponta e venceu com 266 (64-68-66-68) tacadas, 14 abaixo e seis de vantagem sobre os demais, ganharam cartões para a primeira metade da temporada mais nove jogadores. São eles Will Collins (EUA), o amador Michael Mcgowan (EUA), Eric Dugas (EUA), Adam Schenk (EUA), Matt Hill (Canadá), Steven Ihm (EUA) e Steven Fox (EUA), além do argentino Leandro Marelli e Keith Mitchell que decidiram as duas vagas finais num desempate de cinco buracos contra o americano Hans Reimers, o primeiro dos 16 jogadores a ganhar cartão condicional. A temporada começa em março.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados