PGA Tour LA: Ronaldo e Daniel passam corte raspando na Argentina

07/12/2013


Tiago, Rodrigo e Odair perdem cartões e voltam à Q-School. Becker também ficou fora


Ronaldo: primeiro - e por enquanto único - brasileiro a manter o cartão para a temporada de golfe do PGA Tour LA de 2014
Ronaldo: primeiro – e por enquanto único – brasileiro a manter o cartão para a temporada de golfe do PGA Tour LA de 2014

Depois de jogar duas abaixo nos quatro primeiros buracos, o paulista Ronaldo Francisco, patrocinado pela YKP e número 1 do Brasil, devolveu cinco tacadas nos cinco buracos finais para jogar 75 e passar o corte raspando, empatado em 49º lugar, com cinco acima do par, no Aberto da Argentina, torneio de encerramento da temporada 2013 do PGA Tour Latinoamérica, com US$ 150 mil em prêmios, que está sendo jogado até domingo no Nordelta GC, em Buenos Aires.

Apesar da decepção do final, para quem chegou a estar em 15º lugar no meio da rodada desta sexta-feira, só o fato de passar o corte permitiu a Ronaldo respirar aliviado, garantindo, independente dos resultados dos adversários, que vai terminar o ano entre os 60 primeiros do ranking e garantir seu cartão para a temporada de 2014 do circuito de acesso ao Web.com Tour, que por sua vez é o circuito de acesso ao PGA Tour.

Daniel – Dos seis brasileiros em campo, o paranaense Daniel Stapff foi o outo único a passar o corte na Argentina. Ele fez os mesmos parciais de Ronaldo – 74 e 75 – depois de começar a sexta-feira com três bogeys nos seis primeiros buracos, reagir com birdies seguidos no 7 e no 8, antes de devolver duas tacadas nos três buracos finais e também passar o corte raspando, com cinco acima.

Daniel ainda tem chances de manter o cartão para 2014, mas vai ter que melhorar muito no final de semana. Para terminar o ano entre os 60 primeiros do ranking de prêmios, ele precisa terminar entre os 18 primeiros desse torneio, o que hoje significa estar com uma acima do par no total, ou seja, precisa melhorar quatro tacadas neste sábado e domingo.

Brasileiros – Para os demais brasileiros, a luta acabou. Os outros quatro que eram membros do circuito em 2013 perderam seus cartões, e paulista Rafa Becker, que nem era membro do PGA Tour, tinha chances de conquistar o cartão pelo ranking com um Top 20 nesse torneio final, mas não conseguiu. Jogou 86 e 77 e terminou fora dos cem primeiros colocados. O carioca Philippe Gasnier, que perdeu alguns torneios para jogar as seletivas do Web.com Tour nos EUA, não jogou na Argentina e havia sido o primeiro a perder o cartão.

Todos os outros três precisavam terminar entre os seis primeiros para ter alguma chance de manter o cartão, mas não passaram o corte. O paulista Rodrigo Lee ficou fora das finais por uma tacada ao jogar 77 e 73 e somar seis acima. O paranaense Odair Lima terminou com nove acima (78-75) e o gaúcho Tiago Silva, com 12 acima (79-77).

Liderança – O colombiano Marcelo Rozo, que jogou 64, oito abaixo, num volta sem bogeys, é o novo líder do torneio, ao lado do Rafael Echenique, líder do primeiro dia, que também soma sete abaixo no total depois de jogar 70 nesta sexta. Os dois jogaram juntos nas duas primeiras rodadas e volta, a campo novamente juntos, no pelotão. Tudo o que Rozo e Echenique, ex-jogador do Tour Europeu e do Web.com Tour e com participação em três majors podem conseguir, e apenas em caso de vitória, é um décimo lugar no ranking e uma vaga para a final da Q-School do Web.com Tour.

O americano Jhared Hack fechou a volta com quatro birdies para jogar 67 e ficar sozinho em terceiro, com três abaixo, seguido pelo americano Ryan Blaum, outro líder da estreia, pelo argentino Miguel Carballo e mais três jogadores, outra tacada atrás. O argentino Ángel Cabrera, campeão de dois majors e defensor do título, começou com três birdies em quatro buracos, mas sentiu uma antiga contusão no ombro e jogou 74, para somar uma acima e empatar em 18º lugar.

Cartões – O argentino Jorge Fernández Valdés não passou o corte com 74 e 76 (+6), mas garantiu o quarto lugar do ranking e um cartão para o Web.com Tour em 2104. O quinto e último cartão está com o colombiano Manuel Villegas, outro que não passou o corte (+8), mas só pode ser superado pelo Sebastián Saavedra e pelo americano Bronson Burgoon se eles vencerem o torneio.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados