PGA Tour LA: três vagas para o Web.com Tour já estão decididas

12/12/2012


Quatro golfistas lutam pelas duas restantes. Rocha joga ao lado de dois campeões de 2012


Rocha: profissional de golfe em campo com melhores resultados em 2012 e favorito ao título na Argentina
 Rocha: profissional de golfe em campo com melhores resultados em 2012 e favorito ao título na Argentina

por: Ricardo Fonseca

As principais emoções do Aberto da Argentina, que encerra a temporada inaugural do PGA Tour La, de quinta a domingo, no Nordelta Golf Club, em Buenos Aires, estão restritas a quatro argentinos que lutam pelas duas últimas das cinco vagas que o circuito oferece para o Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour. O prêmio maior, um cartão com isenção total para o Web.com Tour, já foi conquistado antecipadamente pelo argentino Ariel Cañete, único a vencer duas vezes este ano, enquanto o argentino Clodomiro Carranza e o mexicano Oscar Fraustro, segundo e terceiro do ranking, já asseguraram dois dos quatro cartões condicionais.

Leia também:
Mudança de patrocinador impediu McIlroy de jogar no Brasil

As duas vagas restantes vão ficando para os argentinos Mathias O`Curry e Tommy Cocha, que tem grande vantagem sobre os classificados a seguir. Mas o argentino Sebastian Fernandez ou o colombiano Andres Echavarria, sexto e sétimo colocados, ainda podem superar um deles, mas precisam vencer o Aberto da Argentina e torcer para que O`Curry ou Cocha não joguem bem. Não há como Fernandez e Echavarria se classificarem juntos, uma vez que o prêmio do segundo lugar não basta para ficar entre os Top 5.

Rocha – E será justamente Fernandez, campeão em Cali, na Colômbia, um dos jogadores que vai escoltar o brasileiro Alexandre Rocha nos dois primeiros dias no Nordelta. O outro é Fraustro, campeão na República Dominicana, que também estará jogando ao lado do brasileiro nos primeiros torneios do Web.com Tour de 2013, para o qual Rocha tem cartão com isenção total e o mexicano um condicional. Para poder jogar mais torneios do Web.com Tour , Fraustro vaio ter que mostrar serviço nos primeiros torneios do ano, provavelmente na América Latina. O calendário do Web.com Tour vai incluir um torneio no Brasil, patrocinado pelo HSBC, na primeira semana de abril, uma antes do Masters, que depois de muitos anos foi adiantado no calendário.

O Nordelta é um campo de 7.240 jardas e par 72 desenhado por Jack Nicklaus e inaugurado em 2009 com o Aberto da Argentina vencido por César Costilla. O percurso é seletivo e desafiador, com muitos buracos em curva (doglegs), grandes áreas de transição de areia e muita água margeando as raias sinuosas.

Mario Gonzalez – Rocha será o jogador em campo com melhores resultados em 2012, incluindo um vice-campeonato em Reno e um quarto lugar no Frys.com, ambos do PGA Tour. Ele tenta se tornar o segundo brasileiro a vencer o Aberto da Argentina em 107 anos. O único brasileiro a vencer o torneio mais famoso e tradicional da América do Sul foi Mário Gonzalez, por duas vezes. Em 1940, quando ainda era amador, Mário somou 285 tacadas para superar Emilio Serra e Leonardo Nicolosi no Club de Golf Argentino. Em 1953, já profissional, Mário somou 280 tacadas nos Campos Argentinos, para superar Roberto DeVicenzo, ídolo da casa, que vinha de dois títulos seguidos dois oito que ganhou nesse torneio.

Além de Rocha estarão em campo todos os seis brasileiros membros do PGA Tour LA, feito que só havia acontecido duas vezes nas dez etapas anteriores. Para eles, manter o cartão para 2013, sem necessidade de voltar à Q-School, ou depender de convites, é a principal motivação do torneio final da temporada. Para isso, precisam terminar entre os 50 primeiros do ranking de prêmios.

Brasileiros – O paranaense Daniel Stapff, 37º do ranking, e o paulista Ronaldo Francisco, patrocinado pela YKP, em 41º, são os brasileiros em situação mais cômoda, pois estão praticamente garantidos entre os que mantém o cartão. Já o carioca Philippe Gasnier, 54º precisa passar o corte e fugir das últimas colocações no Aberto da Argentina, para se classificar.

Os outros três brasileiros estão em situação mais crítica. Tanto o paranaense Odair Lima, 104º, o paulista Rogério Bernardo, 154º, como o paulista radicado no Rio Felipe Navarro, que nem no ranking está, pois esteve contundido em quase toda a temporada, precisam terminar entre os três primeiros para ter chances de manter seu cartão.

Favoritos – Mas todos vão enfrentar, a partir de quinta, o grupo mais forte de jogadores do PGA Tour LA na temporada. Além de Rocha, estarão em campo o argentino Angel Cabrera, ganhador do US Open de 2007 e do Masters 2009; o venezuelano Jhonattan Vegas, que joga no PGA Tour desde 2009, venceu o Bob Hope Classic do ano passado e foi campeão do Aberto da Argentina, em 2010; e o argentino Ricardo González, que já venceu quatro vezes no Tour Europeu.

Também estão entre os destaques do torneio Scott Dunlap (EUA), os argentinos Eduardo Romero, Vicente Fernández e César Costilla, ganhador deste torneio no primeiro ano em que foi jogado neste campo, em 2009, além dos cinco argentinos que já venceram no PGA Tour LA este ano: Ariel Cañete (duas vezes), Tommy Cocha, Matías O`Curry, Alan Wagner e Clodomiro Carranza.  

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados