PGA Tour Latinoamérica: argentinos detém maioria das vagas

06/06/2012


Nenhum brasileiro ainda tem vaga garantida no circuito satélite do Nationwide Tour


Ruiz: dois títulos consecutivos na despedia do TLA para garantir vaga no novo circuito latino de golfe
   Ruiz: dois títulos consecutivos na despedia do TLA para garantir vaga no novo circuito latino de golfe

por: Ricardo Fonseca

A vitória do paraguaio Marco Ruiz, domingo, na Taca Airlines Open, em Lima, no Peru, encerrou oficialmente a existência do Tour das Américas, que depois de 150 torneios oficiais, em 14 países, de outubro de 2000 a junho de 2012, deixou de existir para ser encampado pelo mais abrangente PGA Tour Latinoamérica, agora organizado pelo PGA Tour dos EUA como circuito satélite do Nationwide Tour. O PGA Tour LA terá sua primeira temporada de setembro a dezembro, com 11 torneios, incluindo o Aberto do Brasil. Ainda não é oficial, mas o circuito latino deverá dar cinco cartões para o Nationwide, sendo um com plenos direitos e quatro condicionais.

Ruiz, campeão do Aberto do Brasil de 2010, quando bateu Alexandre Rocha e o então amador Felipe Navarro, no Paraná, venceu os dois últimos torneios da mini-temporada de encerramento do TLA, terminando o ranking de 2012 em primeiro lugar em prêmios ganhos. Os 40 primeiros colocados do ranking do TLA de 2011, mais os dez primeiros de 2012 que ainda não tinham vaga garantida, asseguraram os primeiros cartões para o PGA Tour LA.

Domínio – Desta forma, apenas 50 jogadores estão garantidos na temporada do PGA Tour LA de 2012 e nenhum deles é brasileiro. Os argentinos dominam a lista dos classificados, com 27 jogadores, seguidos por Colômbia (8), Chile (6), EUA (2), Paraguai (2), Venezuela (2), República Dominicana (1), México (1) e Porto Rico (1). Todos os demais que quiserem jogar no PGA Tour LA terão que disputar as escolas de classificação de Buenos Aires e Miami.

Além de Ruiz, ganharam o cartão para o PGA Tour LA de 2012 Rafael Campos (PR), Jesús Amaya (COL), Julio Zapata (ARG), Ariel Cañete (ARG), Mauricio Azcué (MEX), Tommy Cocha (ARG), Nicolás Geyger (CHI), Clodomiro Carranza (ARG) e Otto Solís (VEN), que se classificaram até a 16º colocação (seis já tinham vagas asseguradas).

Dificuldades – Mesmo jogar na seletiva da Argentina não será tão fácil assim. Só tem vaga assegurada na Q-School de Buenos Aires jogadores desta temporada do Nationwide Tour 2012 que foram membros do TLA em 2011, os que terminaram da 41ª às 70ª colocação no TLA de 2011 e os dez primeiros do ranking do TLA de 2012 que ainda não tenham o cartão. Mais uma vez, nenhum brasileiro se enquadra nos critérios.

Assim, todos os demais jogadores que queiram entrar para o PGA Tour LA em 2012 terão que jogar uma pré-classificação em duas sedes, na Argentina, dias 21 e 22 de junho, ou no Córdoba Golf Club, em Córdoba, ou no San Isidro Golf Club, Buenos Aires. Os que passarem jogam a seletiva final de 26 a 29 de junho, no Hurlingham Club, Buenos Aires, onde só serão oferecidas vinte vagas para o PGA Tour LA 2012. Para jogar na seletiva de Miami, também haverá uma pré-classificação que se prevê será ainda mais difícil do que a Argentina.

Complicação – As datas das pré-seletivas de Buenos Aires complicam a vida de três dos melhores profissionais brasileiros – Ronaldo Francisco, Rafael Barcellos e Philippe Gasnier – que estão inscritos para jogar nas pré-seletivas do British Open, na Inglaterra, dia 25 de junho, em 14 sedes, nos poucos dias entre a pré-seletiva e a seletiva final da Argentina. Eles terão que optar por um ou por outro.


Confira os 50 jogadores que já são membros do PGA Tour Latinoamérica


  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados