PGA Tour Latinoamérica: brasileiros tem desafio nas alturas

18/09/2012


Aberto da Colômbia será jogado no Rincón, 2.655 metros acima do nível do mar


Rincón: campo de golfe longo, mas aonde a bola voa mais, com muito vento e água entrando em jogo
Rincón: campo de golfe longo, mas aonde a bola voa mais, com muito vento e água entrando em jogo

Philippe Gasnier, Felipe Navarro, Daniel Stapff e Rogério Bernardo, os quatro brasileiros inscritos para o Aberto da Colômbia, vão enfrentar um desafio extra de quinta a domingo, no campo de 7.454 jardas e par 72 do Club El Rincón de Cajicá, a 26 quilômetros de Bogotá, o primeiro evento na América do Sul do PGA Tour Latinoamérica: a altitude média de 2.655 jardas que com seu ar mais rarefeito dificulta a respiração dos mais sensíveis e faz a bola voar mais, uma diferença de dois tacos ou mais 13% em relação ao nível do mar, dependendo da humidade do ar e do vento, claro.

É por isso que Robert Trent Jones, que cobrou US$ 26 mil para desenhar o campo construído por Alberto Serra e inaugurado em 1963, projetou três de seus pares 3 com mais de 200 jardas e um par 5 de 625 jardas e apenas um par 4 com menos de 400 jardas. O campo construído a leste do rio Bogotá, é um campo desafiador, com pequenas elevações, vales abertos e é cercado de bosques de eucaliptos e pinheiros que não impedem totalmente a ação do vento. Rodeados de lagos e bancas estrategicamente colocados, que tornam a estratégia fundamental antes de tentar atacar quaisquer buracos.

Design – Os green são de penncross e o resto do campo de kikuyo, a grama que melhor se adaptou à altitude e à temperatura média de 14graus. Os greens amplos foram uma saída de Jones para que não fossem ofuscados pela paisagem das montanhas ao redor. Há uns 20 anos, o buraco 7 foi ligeiramente modificado para que ficasse parecido com o famoso buraco 4 do Baltusrol GC. Além da World Cup de 1980, vencida pelo Canadá, o campo recebeu a Copa Los Andes de 1993, quando venceram Argentina (masculino) e Colômbia (feminino). A revista americana Golf Magazine incluiu o Rincón entre os 50 melhores campos do mundo.

O Aberto da Colômbia só foi jogado duas vezes no El Rincón de Cajicá, a última delas em 2007, quando o local Diego Vanegas, que estará em campo como um dos favoritos ao título deste ano, venceu num playoff após empate com 292 tacadas, quatro acima. Na vez anterior, em 1989, o também colombiano Luis Alfredo Puerto     venceu em outro playoff, com 288 tacadas, o par. Jogar abaixo e ser campeão sem buracos extras seria uma novidade para o torneio neste campo.

Favoritos – Embora os colombianos sejam maioria esta semana, com pelo menos 46 jogadores da casa em campo, dois dos três últimos Abertos da Colômbia foram ganhos por argentinos, que estarão entre os favoritos para manter sua hegemonia no PGA Tour LA, onde venceram os dois primeiros torneios, no México: Julián Etulain foi o campeão em 2010, no Club Campestre Guaymaral, com 21 abaixo, enquanto Daniel Barbetti foi o campeão de 2009, no Country Club de Barranquilla, com nove abaixo. O atual campeão é o colombiano Alvaro José Arizabaleta, que também estará em campo para defender o título ganho, em 2011, no Club Campestre de Cali, com três abaixo.

Gasnier, que foi o único brasileiro a passar dois cortes e a terminar entre os dez primeiros no novo circuito profissional latinoamericano é o destaque do Brasil esta semana. Felipe Navarro jogou apenas o segundo torneio e não passou o corte. Daniel Stapff não conseguiu chegar ao fim de semana nas duas etapas anteriores. Odair Lima e Ronaldo Francisco, não jogam esta semana em Bogotá.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados