PGA Tour: Match Play renasce sem Woods e Mickelson

28/04/2015


Novo sistema tenta recuperar o público para o único torneio do circuito na modalidade


Novo formato, novo logo, novo patrocinador, novo campo e novo cabeça-de-chave 1: Rory McIlroy
Novo formato, novo logo, novo patrocinador, novo campo e novo cabeça-de-chave 1: Rory McIlroy

por: Ricardo Fonseca

Para quem estreia um novo sistema de disputas, onde todos jogarão ao menos três vezes, apostando que isso pode recuperar o público que a modalidade vinha perdendo ano após ano, começar sem seus dois maiores ídolos locais não ajuda muito, mas foi o que aconteceu no agora chamado Cadillac Match Play Championship, dos WGC (World Golf Championships), a série mundial.

Leia também:
Entenda o novo formato do Match Play do PGA Tour
Americanos tentam ressuscitar evento com sistema usado com sucesso no Tour Europeu

Saiba como são as Regras do Golfe no Match Play
Um guia para você saber o que está acontecendo em campo esta semana

Pela primeira vez desde que o evento foi criado, em 1999, Tiger Woods não se classificou para jogar. Afinal, ele não está mais nem entre os 100 primeiros do mundo (é 116º esta semana), e só jogam os 64 primeiros do ranking mundial de golfe. Para piorar, no último domingo Phil Mickelson anunciou que não participaria por motivos pessoais.

Histórico – Não que isso mude muito o que vinha acontecendo. Desde que ganhou o torneio pela terceiro vez, em 2008, Woods foi eliminado duas vezes na primeira rodada, duas na segunda e em duas vezes não jogo. Mickelson, por sua vez, não joga desde 2011, mas também nunca havia passado da terceira rodada. Mas ter os dois jogando de quarta a sexta, pelo menos, ajudaria em muito os índices da televisão.

Woods, que também não se classificou para o primeiro WGC, no Doral, outro com patrocínio da Cadillac, tirou a semana para divulgar seus patrocinadores na Ásia, China e Japão mais exatamente, e só volta a jogar no The Players Championship, no Memorial e no US Open. O Match Play deste ano perde ainda Luke Donald (motivos pessoais) e Tim Clark (contusão). Em seus lugares entram Miguel Ángel Jiménez (65º do mundo), Francesco Molinari (66º) e Mikko Ilonen (67º).

Atrações – Mas o Match Play já tem suas atrações garantidas: Rory McIlroy e Jordan Spieth, 25 e 21 anos, números 1 e 2 do mundo e os dois primeiros cabeças-de-chave do torneio. McIlroy só jogou o torneio seis vezes, chegando a uma final (perdeu para Hunter Mahan por 2 & 1, em 2012), foi duas vezes às quartas-de-final e tem retrospecto de 11 vitórias e seis derrotas. Spieth estreou no ano passado com três vitórias, antes de ser eliminado por Ernie Els, o maior ganhador do Match Play europeu.

Coube a McIlroy enfrentar três americanos na nova sede do evento, o TPC Harding Park, em San Francisco, Califórnia. Estão na mesma chave Billy Horschel, atual campeão da FedexCup; Brandt Snedeker, ganhador de sete torneios do PGA Tour; e Jason Dufner, campeão de major. Spieth terá dois europeus pela frente – o inglês Lee Westwood e o finlandês Mikko Ilonen, além do americano Matt Every.

Destaques – Outro grupo de destaques é o do espanhol Sergio Garcia, cabeça 10, numa chave apenas de europeus, que tem ainda Jamie Donaldson, Bernd Wiesberger e Tommy Fleetwood. Jason Day, que defende o título, joga com os americanos Zach Johnson e Charley Hoffman e com o sul-africano Branden Grace.

Seis jogadores merecem atenção especial por seu histórico na competição. O primeiro é Ian Poulter, que foi três vezes às semifinais, venceu em 2010 e tem retrospecto de 22-12 (vitórias-derrotas). Os outros são Matt Kuchar, campeão em 2013 (17-4); Hunter Mahan, campeão em 2012 e vice em 2013 (17-7); Henrik Stenson, campeão em 2007 (13-7); Paul Casey, vice em 2009 e 2010 (16-9), e Jason Day (14-4).

Curiosidades – Há apenas cinco ex-campeões em campo: Henrik Stenson (2007), Ian Poulter (2010), Hunter Mahan (2012), Matt Kuchar (2013) e Jason Day (2014). E dois estreantes: Andy Sullivan and Ben Martin. E só há três remanescente do primeiro Match Play: Lee Westwood, Miguel Angel Jimenez, Jim Furyk.

No primeiro Match Play (1999) havia 40 americanos em campo contra 24 de outros 15 países. Este ano os americanos são minoria: 29 contra 35 jogadores internacionais, que representam 18 países. Mas ainda há mais americanos (29) do que europeus (23). Completam a chave Oceania (5), África (4) e Ásia (3). A América do Sul é o único continente sem jogadores no Match Play.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados