PGA Tour: McIlroy não passa terceiro corte consecutivo

02/06/2012


Tiger Woods faz duplo bogey, mas termina em segundo, uma atrás de Rory Sabatini


Sabbatini: líder por uma no torneio de golfe de Jack Nicklaus, com 21 jogadores até quatro tacadas atrás
  Sabbatini: líder por uma no torneio de golfe de Jack Nicklaus, com 21 jogadores até quatro tacadas atrás

Veja os melhores momentos do segundo dia

Veja os melhores momentos das câmaras exclusivas do Live@

por: Ricardo Fonseca

O Memorial Tournament, o torneio que tem Jack Nicklaus como anfitrião, no Muirfield Village GC, em Dublin, no Ohio, continua a maltratar os melhores do mundo. Depois de levar Phil Mickelson à loucura com um 79 na estréia e à desistência do torneio alegando esgotamento, nesta sexta foi o dia de muitos favoritos não passarem o corte, como Rory McIlroy, o número 2 do mundo e campeão do US Open; Bubba Watson, campeão do Masters; Keegan Bradley, campeão do PGA Championship; Bill Haas, campeão da Fedex Cup; Louis Oosthuizen, campeão do British Open de 2010; e Nick Watney, campeão do Cadillac, da série mundial.

Mas foi o corte de McIlroy o que mais surpreendeu, pois esse foi o terceiro torneio grande seguido em que o norte-irlandês de 23 anos não chega às finais. Com isso, ele iguala a marca de oito cortes de Tiger Woods no PGA Tour, mas com uma diferença: McIlroy, desde que virou profissional, em 2007;  Woods desde que virou profissional em 1996, há 16 anos. Já por duas vezes, no Tour Europeu, McIlroy havia perdido três cortes seguidos, mas no início da curta carreira.

Números grandes – McIlroy não passou o corte no The Players Championship, o maior torneio do PGA Tour, no TPC Sawgrass, um campo do qual ele não gosta e onde nunca jogou bem. Depois, não passou o corte no BMW PGA Championship, o maior torneio do Tour Europeu, no Wentworth Club inglês, um campo de quem ninguém gosta, desde que Ernie Els o reformou há dois anos. Mas, desta vez, foi vítima do Muirfield Village, um campo que sempre disse gostar e se dar bem com seu jogo.

O norte-irlandês foi vítima de um estranho quádruplo bogey no primeiro dia, onde teve que bater a quarta do tee, mas terminou entre os 20 primeiros, com uma abaixo. Nesta sexta, ele vinha razoavelmente bem até tentar bater de dentro de hazard, no 11, ver sua bola bater na lateral do profundo riacho e cair dentro da água, para fazer o primeiro de dois duplos bogeys e subir cinco tacadas em quatro buracos. Jogou 79 sem fazer um birdie sequer e ficou a três tacadas do corte.

Desastres – “Tenho que tirar esses desastres do meu cartão, eles estão me matando”, diz McIlroy referindo-se ao quádruplo da estréia e aos dois duplos bogeys desta sexta.” Eu não sinto que esses números estão refletindo o que estou jogando, ainda sou capaz de jogar nove bons buracos, como ontem (quatro abaixo de volta), mas aí faço isso”, lamenta McIlroy, que será um dos poucos grandes a jogar no St. Jude Classic, em Memphis, na próxima semana, véspera do US Open. “Estou batendo melhor na bola do que nas duas semanas anteriores, mas obviamente ainda tenho um longo caminho a percorrer.”

Woods, por sua vez, recuperou-se dos três piores resultados seguidos de sua carreira com boas voltas de 70 e 69 tacadas, com um duplo bogey em cada. Mas embora não esteja com confiança no drive e às vezes nem na madeira três, tem dado tacadas fantásticas para a bandeira, com ferros médios e curtos, e batido o putt com muita confiança, para despontar como um forte candidato a vencer o Memorial pela quinta vez e a primeira desde 2009.

Tempo – Woods jogou à tarde – assim como McIlroy e o líder Sabbatini – duas horas depois do previsto, por causa de um temporal que interrompeu a rodada pela manhã. Os greens duros e rápidos da véspera ficaram muito mais receptivos, permitindo atacar as bandeiras, mas o vento e o frio entraram em jogo, para atormentar a todos. Woods fez três birdies nos seis primeiros buracos, quando o vento ainda não era um fator, e outros dois nos três buracos finais, já em condições muito mais difíceis.

Woods foi líder em parte da rodada e só perdeu a ponta para Sabbatini, que vinha atrás, quando o irritadiço sul-africano fez quatro birdies nos 10 buracos finais para jogar sua segunda volta de 69 tacadas, somar 6 abaixo, e ser o único com duas rodadas abaixo de 70 em campo. Woods, com cinco abaixo, divide o segundo lugar com Spencer Levin, que fez três birdies para jogar o par, e Scott Stallings, líder da véspera, que fez quatro birdies para jogar uma acima (73).

Destaques – Jim Furyk igualou o melhor resultado desta sexta com um 68 sem bogeys, para somar quatro abaixo e empatar em quinto. Os outros a jogar 68 foram o sueco Henrik Stenson,com um eagle e quatro birdies, e Lucas Glover, que fez sete birdies, mas fechou a volta com dois bogeys consecutivos.

Adam Scott, que liderava até fazer três bogeys seguidos, Dustin Johnson, Rickie Fowler, Ryo Ishikawa e Erik Compton, o duas vezes transplantado, que está em seu terceiro coração, estão num grande grupo empatado em 12º, com duas abaixo. Ao todo 21 jogadores iniciam o final de semana até quatro atrás do líder.

TV e internet – A ESPN mostra a cobertura tradicional, também no canal HD, das 16h00 às 19h00, com narração de Rômulo Mendonça e comentários do profissional Ricardo Melo. O Live @ do site do PGA Tour transmite ao vivo para o Brasil pela internet, mostrando o buraco 12 de par 3 e o 15, de par 5, das 12h00 às 19h00 todos os dias.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados