PGA Tour: Mechereffe dá show e faz história

22/08/2009


Profissional gaúcho joga 65, passa corte em 22º lugar. Vitória pode colocar brasileiro nos playoffs da Fedex Cup


Atualização (sábado, 10h00)

A conclusão da segunda rodada na manhã deste sábado deixou o profissional brasileiro Fernando Mecherefe, o Toco, empatado na 22ª colocação, a mesma posição que ele mantinha quando o jogo foi interrompido por falta de luz natural na noite de sexta no Wyndham Championship, no Sedgefield Country Club, em Greensboro, na Carolina do Norte.

Como há ameaça de chuva e novas interrupções, as saídas deste sábado serão em grupos de três pelos tees do 1 e do 10. Mechereffe vai a campo às 10h42 (11h42 em Brasília), ao lado de Lucas Glover, campeão do U.S. Open deste ano, e de Patrick Sheehan, veterano jogador que venceu um torneio do Nationwide Tour este ano.

Os três líderes do torneio – Chris Riley, Jeff Maggert e Ryan Moore, com 11 abaixo – saem por último, às 11h45. Sérgio Garcia está no penúltimo grupo, ao lado de Bill Haas e Chez Reavie, todos com nove abaixo. Como 87 jogadores passaram o corte com duas abaixo do par ou menos, haverá novo corte após a rodada de hoje. O corte será pela número de jogdores mais perto de 70, para cima ou para baixo. John Daly jogou 70 para somar quatro abaixo e passar seu primeiro corte desde o British Open, há mais de um mês.

Recorde – Com esses resultados, Mechereffe tornou-se o primeiro profissional brasileiro em 24 anos a passar o corte e a jogar no fim de semana num torneio do PGA Tour. Mechereffe fez sete birdies para jogar 65, cinco abaixo, na segunda rodada e encerrar a sexta-feira na 22ª colocação, com seis abaixo no total (69-65).

Quando Mechereffe completou sua volta às 16 horas locais (17 horas em Brasília), em nono lugar, 90 dos 153 jogadores ainda não haviam terminado a volta e 35 sequer haviam entrado em campo. A rodada de sexta foi suspensa por falta de luz natural, às 22 horas, com o último grupo no buraco 14. “Meu começo, ontem, não foi bom, mas reagi com muitos birdies e embocando duas bolas de fora”, conta Mechereffe, que promete atacar o campo neste sábado. “Vou continuar jogando com muita agressividade e ver o que acontece”, diz.

Maratona – O brasileiro não teve um dia fácil. Às 7h45 ele estava no campo para jogar 10 buracos da primeira volta, interrompida por falta de luz natural, e, às 11h10, depois de uma hora de descanso, encarou mais 18 buracos da segunda volta. Nesses 28 buracos, Mechereffe fez 11 birdies, sendo quatro nos 10 buracos da primeira volta, e sete nos 18 da segunda rodada.

O último brasileiro a passar o corte num evento do PGA Tour e a jogar no fim de semana foi Jaime Gonzalez, quando ele terminou na 20ª colocação do British Open de 1985, há 24 anos. Jaime foi também o último a realizar esse feito em solo americano, há 28 anos, no Tallahassee Open.

Lucas Lee – No mês passado, o profissional paulista Lucas Lee, que joga no Tour Canadense, também passou o corte num torneio do PGA Tour, o Aberto do Canadá, mas não pode jogar no fim de semana por causa de uma regra especial que só se aplica quando mais de 78 jogadores passam o corte. No caso de Lucas, ele passou o corte oficialmente, ganhou o prêmio em dinheiro, mas não jogou mais (clique aqui para saber mais).

Mechereffe está jogando com o pai Pedro Mechereffe, jogador de handicap índex 7,4, como caddie. Além do pai, ele está na companhia da mãe, Sandra, uma grande incentivadora de sua carreira.

Mechereffe foi bicampeão amador brasileiro em 2001 e 2002. Ele mora nos Estados Unidos há oito anos e é profissional desde 2006. Ele é o terceiro brasileiro a jogar no circuito profissional mais bem pago do mundo em pouco mais de um ano, seguindo o carioca Philippe Gasnier, no U.S. Open de 2008, e Lucas Lee, no Aberto do Canadá, em julho passado.

Playoffs – O Wyndham Championship é o ultimo torneio da fase regular do PGA Tour. A partir da próxima semana, apenas os 125 mais bem colocados da Fedex Cup iniciam com o The Barclays, em Jersey City, a disputa dos quatro torneios que vão determinar o campeão da temporada. Qualquer um que vencer o Wyndham – incluindo Mechereffe – estará classificado para os playoffs, que reúnem 125 jogadores no primeiro torneio.

Seis jogadores lutam pelas últimas vagas para os Playoffs da Fedex Cup, a começar pelo argentino Andrés Romero que está na 125ª e última colocação. Mas ele é seguido de perto por David Mathis, Ryan Palmer, Todd Hamilton, Chris Riley e Cliff Kresge, que também estão em campo.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados