PGA Tour: Spieth vence quarta do ano e aumenta favoritismo no Open

13/07/2015


Volta recorde de 61 no sábado é outra mostra de força. Penalidade tira Lee do playoff


Spieth: indo para St. Andrews com chances de vencer seu terceiro major seguido, seu terceiro torneio consecutivo e ficar mais perto do Grand Slam do que qualquer um jamais esteve

Spieth: indo para St. Andrews com chances de vencer seu terceiro major seguido, seu terceiro torneio consecutivo e ficar mais perto do Grand Slam do que qualquer um jamais esteve

A pressão de vencer seu terceiro major consecutivo esta semana, no British Open, em St. Andrews, cresceu ainda mais agora que o americano Jordan Spieth, de 21 anos, buscará também sua terceira vitória consecutiva depois de conquistar, neste domingo, no segundo buraco do desempate, o título do John Deere Classic, no TPC Deere Run, em Silvis, Illinois. Spieth superou o Tom Gillis, de 64 anos, no segundo buraco extra, enquanto Dany Lee recebia uma tacada de penalidade e ficava fora do playoff que poderia ter lhe dado o segundo título do PGA Tour seguido.

Um dia depois de jogar 61, 10 abaixo e melhor volta da vida, para ser líder do torneio onde estreou ameaçado de não passar o corte, Spieth abriu o domingo com dois bogeys em três buracos e esteve com uma acima do par até o buraco 12. Mais cedo, Tom Giles, de 46 anos, fechara o torneio com cinco birdies nos seis buracos finais para jogar 64 (-7) e ser líder na sede com 20 abaixo, por um bom tempo.

Opção certa – Mas Spieth, que fez ouvidos moucos para os críticos que diziam que ele deveria ter se preparado para o Open na Europa, jogando o Aberto da Escócia em um campo links como o que vai enfrentar esta semana, provou que fez a opção certa ao privilegiar o torneio onde, em 2013, ganhou o primeiro de seus agora cinco títulos do PGA Tour, também num playoff. Perdendo por quatro, restando seis buracos a jogar, Spieth fez quatro birdies, incluindo um de fora no 16, para jogar 68 e empatar com Gillis em 20 abaixo.

Gillis perdeu a chance de se tornar o segundo jogador mais velho a vencer pela primeira vez no PGA Tour ao ir para o meio das árvores no segundo buraco extra e de lá para a água. Como consolo, ele ganhou o direito, como o melhor em campo ainda não classificado, de jogar no British Open esta semana, onde não joga desde 2008, e comemorou o bom resultado para quem voltava de quatro meses parado para se recuperar de uma cirurgia no ombro.

Quase igual Tiger – Spieth, por sua vez, conquistou o quarto título do ano e se tornou o primeiro com tantas vitórias antes do British Open desde que Tiger Woods venceu cinco torneios até esta época do ano em 2000. Além disso, subiu o suficiente no ranking mundial de golfe para ter a chance de se tornar o número 1 do mundo, no lugar do contundido Rory McIlroy, sem precisar vencer em St. Andrews.

Mas ninguém ficou mais decepcionado do que Danny Lee, que sofreu um “apagão” mental que lhe custou a chances de ir ao playoff e vencer seu segundo torneio do PGA Tour e em seguida. O campeão do Greenbrier Classic ainda estava no buraco quatro, quando marcou e levantou sua bola a raia, esquecendo que a regra de inverno (levantar, limpar e recolocar a bola) só esteve em vigor na terceira rodada, por causa do campo encharcado, mas não no domingo.

Revanche – Ao se dar conta da trapalhada histórica, Lee chamou um árbitro, penalizou-se em uma tacada, voltou a bola ao local original e fez bogey. Ele ainda reagiu com cinco birdies e chegou líder ao 18, com 20 abaixo, após birdies no 16 e no 17, mas errou o drive e fez bogey que, junto com a penalidade, o deixou com uma volta de 67 tacadas e 19 abaixo, a uma tacada do playoff.

Lee terá outra chance de enfrentar Spieth esta semana no British Open, mas é na Presidents Cup que ele está de olho. O coreano já tem vaga assegurada no confronto bienal entre os EUA e o time Internacional (resto do mundo, sem Europa), onde espera enfrentar Spieth diretamente, como neste domingo, quando jogou a seu lado e ganhou por uma tacada (67 a 68), apesar da penalidade. Lee empatou em terceiro com Zach Johnson, que jogou 65 no domingo e agora está com 125 abaixo do par em suas últimas 28 voltas no TPC Deere Run, todas na casa das 60 tacadas.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados