PGA Tour: Tiger abre temporada nos EUA com vitória e recordes

29/01/2013


Ele se torna o primeiro profissional do circuito a vencer oito vezes no mesmo campo


Woods: vestindo vermelho só nos 11 buracos finais, com o mesmo colete do US Open de golfe de 2008
Woods: vestindo vermelho só nos 11 buracos finais, com o mesmo colete do US Open de golfe de 2008

por: Ricardo Fonseca

Mesmo devolvendo quatro tacadas nos cinco buracos finais, dos 11 que jogou nesta segunda-feira, Tiger Woods estreou com uma fácil vitória na temporada do PGA Tour de 2013 para conquistar o 75º título da carreira, no Farmers Insurance Open, em Torrey Pines, e se tornar o primeiro jogador da história do circuito americano a vencer oito vezes no mesmo campo. Foram sete títulos nesse torneio, sempre jogado no mesmo lugar, e que em suas seis conquistas anteriores era chamado de Buick Invitational, e mais uma no US Open de 2008, também nesse circuito ao lado de San Diego, na Califórnia.


Inicie o vídeo, passe o mouse e clique na seta dupla para assistir em tela cheia

O jogador com mais títulos de um mesmo torneio ainda é Sam Snead, que venceu o Greater Greensboro Open (hoje Wyndham Championship) oito vezes, entre 1938, o ano da primeira edição do evento, e 1965, mas na época em que o torneio se revezava entre os campos do Sedgefield CC e do Starmount Forest CC, quando não era jogado nos dois, simultaneamente. Tiger, em compensação, já venceu três torneios de sede permanente por sete vezes e está a um título em qualquer deles para igualar a marca de Snead. Além do Farmers, Woods é heptacampeão do Bridgestone Invitational, da série mundial, jogado no Firestone CC, e do Arnold Palmer Invitational, no Bay Hill.

Paciência – Infelizmente para a torcida que lotou Torrey Pines em plena segunda-feira, e para os que puderam assistir pela televisão (no Brasil, a ESPN não passou a decisão ao vivo e dos dois live streamings do site do PGA Tour, um, o @Live, só mostrou os buracos 10, 13 e 16 e o outro, da CBS, não funcionou), não foi o show que se esperava. Tiger recomeçou a rodada final vencendo por seis tacadas, ampliou a vantagem para oito ao fazer birdie no 13, mas perdeu o foco a paciência e a precisão do drive com o jogo lento – quatro horas para 11 buracos – o que lhe custou dois bogeys e um duplo bogey nos cinco buracos finais.

Woods venceu com 274 tacadas, 14 abaixo do par, contra 10 abaixo de Brandt Snedeker and Josh Teater. E se você pensa que só a Rede Globo manda nos horários dos jogos, a decisão do PGA Tour nesta segunda só começou às 11h10 locais porque a CBS queria mostrar a vitória de Woods no final do dia na Costa Leste dos EUA. Esta foi a quarta vitória de Woods nos últimos 16 torneios, uma em cada quatro, nada mal para quem tem a média histórica de seis títulos, incluindo um major, por temporada.

Problemas – Desde o final da terceira rodada, domingo, no início da tarde, quando fechou os 54 buracos com seu único bogey no 18 (par 5) em todas as suas 13 participações no torneio, Tiger passou a erro muitos drives. Nos oito buracos da volta final que conseguiu jogar no domingo, antes de escurecer, e no recomeço do jogo nesta segunda, errou dez das 14 raias. Nos primeiros buracos, ainda se salvou e até fez birdies, mas depois devolveu toda a vantagem do dia para jogar 72, o par do campo, a única volta da semana em que não quebrou as 70 tacadas. Ele também ficou devendo no 18. Além do bogey, fez três pares no par 5 que fecha o seu campo predileto.

Woods acertou apenas 3 de 8 raias e 5 de 11 greens na tarde fria e com algum vento da segunda-feira. Nos últimos oito buracos, foram apenas dois greens acertados. Após um birdie de dois putts no 13, Woods errou a raia e o green do 14 para fazer bogey da banca. Um gancho de driver no 15 lhe custou um drop com uma tacada de penalidade e um duplo bogey. E mesmo trocando para madeira 3 no 17, errou outra vez para devolver sua quarta tacada em quatro buracos, No 18, errou a raia e perdeu a chance de birdie.

Título – Mas pouco importava. Os únicos jogadores com experiência que poderiam ameaçar a vitória de Tiger, vinham falhando mais do que ele. Brand Snedeker, que defendia o título ganho em 2012 e começou em segundo, perdendo por quatro, saiu bem mais cedo do que Tiger para a volta final e completou o campo com 10 abaixo no total, para ser o líder na sede, só perdendo por oito. Nick Watney, campeão do torneio em 2009, que estava apenas um buraco à frente de Woods, foi ainda pior, ao jogar seu segundo 71 no final de semana e cair para do segundo para o quarto lugar.

Os erros e a margem menor da vitória afetaram o resultado final de Tiger, mas não a convicção da torcida de que ele voltou a ter jogo para dominar o circuito mundial, apenas uma semana depois de não ter passado o corte em Abu Dhabi. Além de ter três torneios para tentar igualar o recorde de oito vitórias de Snead em um mesmo evento, Tiger está agora a sete vitórias de igualar e oito de superar o recorde de títulos do PGA Tour, os 82 que Snead amealhou na carreira. E com a moral novamente elevada. É esperar o Accenture Match Play, em fevereiro, para conferir.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados