PGA Tour torna ranking de dinheiro irrelevante após 2013

12/09/2012


Depois de ano de transição, o que vai valer no circuito é a lista de finalistas da Fedex Cup


A nova estrutura do golfe profissional no continente para a próxima temporada: caminho único
    A nova estrutura do golfe profissional no continente para a próxima temporada: caminho único

Dentro de três semanas, o profissional brasileiro Alexandre Rocha vai iniciar a disputa da Fall Series, série de quatro torneios finais da temporada do PGA Tour que são a última tentativa para jogadores como ele de acumular dinheiro suficiente para terminar o ano entre os 125 primeiros do ranking de prêmios, o “money list” e garantir seu cartão para a temporada seguinte. Mas, a partir de 2013, com o fim da Fall Series, torneios que ao invés de encerrar a temporada do ano em curso, irão abrir a do ano seguinte, a única forma de manter o cartão do PGA Tour será terminar entre os 125 primeiros, não do ranking em dinheiro, mas do ranking de pontos da Fedex Cup, o que significa se classificar para os playoffs.

Junto com a Fall Series, cujos torneios, hoje micados por não reunirem as grandes estrelas e serem jogados em clima de fim de festa, vai terminar também a Q-School, a série de seletivas que a cada ano dava outros 25 cartões para o circuito, ao menos como a conhecemos hoje. A Q-School vai continuar a ser jogada, mas apenas para dar vagas para o Web.com Tour (ex-Nationwide), que a partir de 2013 passará a ser a única porta de acesso para os novos jogadores que queiram chegar ao PGA Tour.

Mudanças – Por causa dessas mudanças, a temporada de 2013 vai ser a mais curta da história do PGA Tour, indo de janeiro a agosto. O ranking de prêmios vai continuar existindo, mas vai valer apenas para saber quem ganhou mais dinheiro na temporada. Apenas os 125 primeiros do ranking de pontos da Fedex Cup até agosto irão manter seus cartões para o ano seguinte, exatamente aqueles que se classificam para disputar os quatro torneios dos playoffs, em setembro.

Os 75 jogadores classificados a seguir na Fedex Cup – 126º a 200º lugar – irão se juntar aos 75 melhores do Web.com Tour para jogar três torneios batizados de “Finals”, que irão dar – também através de um sistema de pontos – outros 50 cartões para a temporada seguinte do PGA Tour. Assim, a partir de 2013, quem ainda não estiver no PGA Tour e quiser entrar, terá que jogar a Q-School para entrar no Web.com Tour, passar uma temporada lá, terminar entre os 75 primeiros do ranking do circuito de acesso, jogar os três torneios das “Finals” e terminar entre os 50 primeiros.

Circuitos satélites – Mas haverá outras formas de chegar ao Web.Com Tour. Uma delas é terminar entre os cinco primeiros da temporada do PGA Tour Latinoamérica. O campeão da temporada ganha um cartão irrestrito e joga todos os torneios do ano do circuito de acesso ao PGA Tour. Os classificados do segundo ao quinto lugar, ganham cartões condicionais que lhes permitirão jogar os primeiros torneios do ano, onde terão que mostrar serviço para continuar no circuito.

Em breve, o Tour Canadense deverá ser anunciado como o novo circuito satélite do Web.com Tour, com as mesmas regalias hoje dadas ao PGA Tour LA. Assim, o PGA Tour dos EUA passará a dominar todos os circuitos profissionais das Américas e a ditar o destino do golfe em todo o continente.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados