Presidents Cup: EUA fazem 19 a 15 e ganham quarto título consecutivo

20/11/2011


Woods fez o 18 e decisivo ponto para os americanos. Furik foi o único a vencer todas


   Tiger comemora ponto decisivo no domingo: número 50 do mundo vencdeu dois jogos e perdeu três
   Tiger comemora ponto decisivo no domingo: número 50 do mundo vencdeu dois jogos e perdeu três

Veja, abaixo, quantos pontos fez cada jogador e, ao lado, todos os resultados da semana

por: Ricardo Fonseca

Depois de começar a volta final perdendo por quatro pontos, o time Internacional (resto do mundo, menos Europa) bem que lutou, chegou a liderar oito dos 12 jogos individuais do domingo, mas viu os Estados Unidos conquistar sua quarta Presidents Cup seguida e sétima em nova disputas, no torneio encerrado neste domingo no campo do Royal Melbourne, na Austrália. A rodada terminou com seis vitórias para cada lado e placar de 19 a 15 para os Estados Unidos, que vão levar a Presidents Cup para casa e defender a sua posse em 2013, em seu próprio campo. Em 2015 a Presidents Cup será na China, e não no Brasil, como se esperava (clique aqui e saiba porque perdemos a competição ).

Coube a Tiger Woods, controversa escolha do capitão Fred Couples, que deixou de fora o estreante Keegan Bradley, ganhador de três torneios, incluindo um major, fazer o 18º e decisivo ponto para a vitória dos Estados Unidos, dando início à comemoração. Mas foi Jim Furyk quem roubou a cena ao se tornar apenas o quarto jogador em toda a história do torneio a vencer todos os seus cinco jogos e ainda dar a aula de putt que Tiger garante ter feio a diferença para ele na volta final. Tiger venceu dois jogos e perdeu três.

Táticas – O capitão Greg Norman, do Time Internacional, apostava em vitórias nos primeiros jogos do dia para fazer sua equipe crescer e virar um jogo quase impossível. E por um par de horas, a tática deu certo. K.T. Kim (1 up contra Webb Simpson), Charl Schwartzel (2&1 contra Dustin Johnson), Ryo Ishikawa (3&2 contra Bubba Watson) e Geoff Ogilvy (2 up contra Bill Haas), saíram na frente e venceram os primeiros quarto jogos do dia.

Mas o plano começou a falhar quando o australiano Jason Day, oitavo do mundo, o mais bem ranqueado do time Internacional, fez o pior jogo de sua vida e foi presa fácil para Hunter Mahan, que venceu por 5&3. O mesmo aconteceu com o coreano K.J. Choi, que errou demais nos greens e foi derrotado por 3&2 por Nick Watney. Nem mesmo com Phil Mickelson, horrível, devolvendo a gentileza no jogo que perdeu para
Adam Scott por 2 & 1, sem nunca ter chance de reagir, impediu a vitória americana, que da metade do jogo para a frente nunca esteve ameaçada.

Experiência – Couples apostou na experiência ao escalar os jogadores para os últimos quatro jogos do dia (os estreantes abriram a rodada) e fez a escolha certa. Matt Kuchar teve uma vitória apertada e decisiva para os americano ao vencer Retief Goosen pela contagem mínima (1 up); Jim Furyk, um monstro em cima dos greens, nunca deu chance a Ernie Els ao vencer por 4&3, enquanto David Toms despachava Robert Allenby por 7&5, fazendo com que o australiano se tornasse apenas o segundo jogador que jogou na Presidents Cup por escolha do capitão e perder todos os seus jogos. O outro foi John Huston, que Jack Nicklaus levou para Melbourne em 1998, na punica derrota americana até agora.

Woods, que foi ganhando ritmo a cada dia e finalmente passou a embocar, fez o ponto decisivo ao derrotar Aaron Baddeley por 4&3 num jogo em que sempre teve o domínio. Ele embocou um difícil putt de dois metros para birdie para empatar o buraco dois e repetiu a cena no 3, de longe. Tiger abriu vantagem eao vencer os buracos 5 e 6 com putts de cinco a seis metros, e não parou mais.

Decisão – O ex-número 1 do mundo embocou outro desta distância para fazer birdie no 10 e fez mais dois pontos com bogeys de Baddeley no 12 e no 13. Tiger fez seu único bogey do dia da banca do 14, mas fechou o jogo ao responder o birdie de Baddeley no 15 com outro birdie.

Steve Stricker ainda venceu o ultimo jogo do dia ao superar Y.E. Yang por 2&1, fechando o placar de 19 a 15 para os americanos. A festa de confraternização entre as duas equipes mostrou todo o espírito do golfe e até atrasou a cerimônia de premiação. 2012 é ano de Ryder Cup, Estados Unidos x Europa, com os americanos tentando recuperar a taça em casa.


Veja os pontos conquistados pelos jogadores do dois times


  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados