Presidents Cup: Japão concorre com Rio para 2015

02/04/2010


Torneio seria moeda de troca para satisfazer interesse do PGA Tour em entrar naquele país


Tin Finchem: pressão do Japão para ser sede da Presidents Cup de 2015
   Tin Finchem: pressão do Tour Japonês de golfe  para ser sede da Presidents Cup de 2015

Tadashi Koizumi, presidente da Japan Golf Tour Organisation (JGTO), organizadora do Tour Japonês, o terceiro circuito profissional mais bem pago do mundo, deixou claro que pretende usar a Presidents Cup de como moeda de troca com o PGA Tour dos Estados Unidos, que deseja realizar um torneio profissional no Japão, de olho no promissor mercado asiático. Finchem já havia dito que quer a Presidents Cup de 2015 no Rio de Janeiro, como um último teste da cidade antes da volta do golfe aos Jogos Olímpicos, em 2016.

“O Tour Japonês continua tendo grande interesse em ser a sede da Presidents Cup de 2015”, visou o dirigente da JGTO, que vai ter uma reunião formal com Finchem, quarta-feira, em Augusta, quando vai dizer se aceita incluir no calendário um torneio conjunto entre o Tour Japonês e o PGA Tour. Os japoneses estão preocupados com a possibilidade de entrar numa longa fila, já que a próxima Presidents Cup fora dos EUA será a de 2011, na Austrália. A seguinte, em 2015, seria no Rio enquanto a de 2019 já está prometida para a China.

Concorrência – “Nós vamos discutir como os dois lados podem ganhar com a realização de um torneio conjunto”, disse Hiroshi Yamanaka, diretor sênior da JGTO em entrevista para a AFP. “Nada é definitivo ainda, mas não há dúvidas que os americanos tem grande interesse no mercado japonês”, explicou o dirigente, que tem sido cortejado também pelo Tour Europeu. “Os EUA sabem que o Tour Japonês ainda não tem acordo com outros circuitos e os americanos querem chegar primeiro”, observou.

No golfe profissional feminino, já existe uma longa parceria entre o LPGA Tour e o JLPGA Tour, que organizam em conjunto o Mizuno Classic, desde 1973. No masculino, o PGA Tour passou muito tempo de costas para o mundo, permitindo a expansão do Tour Europeu, que entrou no Oriente Médio em 1989, com o Dubai Desert Classic e não parou mais de crescer sua participação no Oriente.

O PGA só respondeu em 2009, como o HSBC Champions, na China, passando a valer como o quarto evento da série de campeonatos mundiais (WGC) e, este ano, quando criou o Asia Pacific Golf Classic, na Malásia. Mas nenhum dos dois, que são jogados em outubro e novembro, vão valer para a Fedex Cup, que termina em setembro.


Para saber mais

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados