Profissionais: Barcellos faz melhor volta da semana e vence no playoff

17/08/2014


Ronaldo e Stapff, da equipe YKP/Azeite 1492 completam pódio no CBG Pro Tour do DF


Barcellos: encerrando jejum de um ano e meio com virada na rodada final do torneio de golfe do DF
Barcellos: encerrando jejum de um ano e meio com virada na rodada final do torneio de golfe do DF

por: Ricardo Fonseca

Rafael Barcellos fez sete birdies, quatro deles na segunda metade do campo, para jogar 67, cinco abaixo do par e melhor volta da semana, levar o jogo para o desempate e superar o amigo Ronaldo Francisco no terceiro buraco do desempate da etapa de Brasília, que abriu o Circuito Brasileiro de Golfe Profissional – CBG Pro Tour – de 2014, na última semana. Daniel Stapff, líder da véspera, que como Ronaldo é integrante da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, terminou em terceiro, completado o pódio da competição que distribui R$ 120 mil em prêmios, sendo R$ 22 mil para o campeão.

Veja resultados completos abaixo

A volta final começou com Stapff e Guilherme Oda, que haviam feito holes-in-one na rodada anterior, nos dois primeiros lugares do placar. Ronaldo vinha apenas em quinto lugar e Barcellos em sétimo. Stapff abriu a volta final com um duplo bogey, jogou três acima de ida e só descontou uma tacada na volta final, para ficar a uma tacada do desempate. Oda abriu o dia com dois duplos bogeys em três buracos, jogou 80 e caiu para décimo lugar.

Fim do jejum – Barcellos, que não vencia um torneio profissional desde o Terravista Golf e Music, em março de 2013, foi o primeiro líder na sede, com 212 (74-71-67) tacadas, quatro abaixo do par. Ronaldo, que jogava atrás dele, vinha em segundo até fazer birdie no 17 e par no 18 para forçar o playoff. Stapff, que jogava no pelotão, perdia por duas, fez birdie no 17, mas ficou faltando outro no 18 para também ir ao playoff.

O desempate foi jogado sempre no buraco 18, um par 4 em subida com o green defendido por bancas dos dois lados. Na primeira tentativa, ambos fizeram par e, na segunda, bogeys. No terceiro buraco extra ambos acertaram o green, com Barcellos embocando de quatro metros para birdie. Ronaldo errou de um metro para perder o título para o amigo. “O mais difícil para mim foi disputar o playoff contra meu grande parceiro e irmão Ronaldo Francisco, uma pessoa que eu admiro e respeito muito”, disse Barcellos, emocionado.

Estrangeiros – Os estrangeiros, que dominaram o CBG Pro Tour de 2013 e ameaçavam repetir o feito logo na primeira rodada deste ano, tiveram que se contentar com o quarto lugar, dividido entre o bolivian0 Jorge Salvatierra e argentino Maurício Molina, que jogaram 73 na volta final e terminaram com duas abaixo no total. Odair Lima, de Maringá (PR), jogou 68, segunda melhor volta do dia e do torneio, para ainda ser o sexto colocado, com uma abaixo do par.

Mais três estrangeiros terminaram entre os 24 que passaram o corte: o argentino Sergio Acevedo (7º), e os paraguaios Ramon Franco (14º) e Pedro Martinez (16º). Os outros Top 10 foram Pablo de la Rua, número 1 do Mini Tour Profissional de Golfe, e Rodrigo Lee, que joga o PGA Tour Latinoamérica. O nível técnico do torneio ficou aquém do esperado, com apenas os dez primeiros terminando a até 10 tacadas do campeão.

Patrocínio – O CBG Pro Tour é patrocinado por YKP, Azeite 1492, HSBC, BMW, Sportv e Klabin. Nespresso é o café oficial. O torneio tem o apoio do Clube de Golfe de Brasília e Federação Centro-Oeste de Golfe. O circuito foi criado pela Confederação Brasileira de Golfe em parceira com a IMX e utiliza recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. A próxima etapa do circuito será esta semana, em Porto Alegre.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados