Profissionais: Navarro lidera, com Becker e Kenji no pelotão

12/12/2014


Jogo embolado e qualidade do Itanhangá prometem final emocionante da temporada 2014


Navarro no tee do 18: em busca do primeiro título do ano, depois de se recuperar das contusões que o afastaram do golfe em boa parte da temporada
Navarro no tee do 18: em busca do primeiro título do ano, depois de se recuperar das contusões que o afastaram do golfe em boa parte da temporada

Por: Ricardo Fonseca

Felipe Navarro fez cinco birdies para jogar 69, somar cinco abaixo, e assumir a liderança isolada da quinta e última etapa do Circuito Brasileiro de Golfe Profissional que termina neste sábado, no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro, com R$ 120 mil em prêmios, sendo R$ 22 mil para o campeão. Jogo embolado e campo mais bonito e bem cuidado do que nunca, promete muita emoção neste final da temporada 2014, que já teve quatro campeão diferentes e tem o posto de número 1 do Brasil ainda em aberto.

Nas fotos ao lado, de cima para baixo: Navarro comemora birdie e liderança; Becker se coloca em condições de ser o único múltiplo ganhador da temporada no circuito brasileiro; e Daniel Kenji Ishii, mostrando que está com jogo maduro para enfrentar os profissionais. No pé da página, Barcellos salva o par da beira da banca do 18 para ser um dos vice-líderes.

Navarro, patrocinado pela Bombril, é um dos cinco jogadores, entre os 27 que passaram o corte, com duas voltas abaixo do par e sai em busca de sua primeira vitória num ano em que esteve contundido ou se recuperando de contusão em boa parte dos torneios. Mas será uma tarefa difícil, com os 12 primeiros colocados separados por apenas quatro tacadas, entre eles cinco estrangeiros.

Vice-líderes – Três jogadores dividem o segundo lugar, com quatro abaixo, incluindo Rafa Becker, da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, que é o jogador com melhores resultados neste final de temporada, incluindo o título do Aberto do Brasil e um quarto lugar no Aberto da Argentina, ambos do PGA Tour Latinoamérica. Becker fez três birdies e um eagle para jogar sua segunda volta de 70 tacadas e esteve empatado na liderança até fazer bogey no 18.

Quem completa o pelotão é Daniel Kenji Ishii, amador número 2 do Brasil. O jovem talento de 22 anos, que joga no Itanhangá e foi líder do primeiro dia com 68, volta que ainda não foi batida, fez cinco birdies para jogar o par do campo nessa sexta e também somar quatro abaixo. Ele conta que pretende se profissionalizar em 2015, mas não definiu ainda a data. Como ele não disputa prêmios em dinheiro, o corte previsto para os primeiros 23, foi até o 24º lugar, colocando mais três jogadores na final.

Disputa do posto de nº 1 – O terceiro vice-líder é Rafael Barcellos, que é o terceiro colocado do ranking e tenta terminar o ano como o número 1 do Brasil. Para isso, ele precisa vencer e torcer para que Daniel Stapff, o líder, também da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, não termine entre os quatro primeiros colocados. Barcellos poderia ser ainda o número 1 do ranking com um segundo lugar desde que Stapff ficasse do 17º lugar em diante, mas isso agora parece mais difícil, depois que o atual número 1 do Brasil se recuperou de uma má estreia com uma volta de 69 e subiu para o 13º lugar. No par do campo. Este é o primeiro torneio do ano em que Stapff não sai no pelotão na volta final.

Stapff joga a volta final, neste sábado, escoltado por seu companheiro de equipe YKP/Azeite 1492 de golfe e número 2 do Brasil, Ronaldo Francisco, que também não estreou bem, mas se recuperou ao jogar 69 nessa sexta e subir para o 14º lugar, empatado com Philippe Gasnier, que completa um grupo que vale a pena ser acompanhado em campo.

Destaques – Barcellos, que vai jogar no vice-pelotão, será acompanhado por dois argentinos que tentam dar a primeira vitória do ano no circuito a um estrangeiro: o jovem e talentoso Daniel Barbetti, que igualou a melhor volta da semana ao jogar 68, e o veterano Maurício Molina, que marcou 69. Ambos somam 141 tacadas, três abaixo e dividem o quinto lugar com Marcos Silva, patrocinado pela Bueno Wines, e com o americano Sean McNarama.

O campo do Itanhangá mais uma vez arrancou elogios dos profissionais pelos seus greens e raias bem cuidados e pelo paisagismo que valoriza ainda mais a paisagem privilegiada deste que é o campo que recebeu a maioria das competições internacionais do Brasil desde 2000, incluindo um torneio do Tour Europeu e três do LPGA Tour.

Amadores – Antes dos nove grupos de profissionais, que vão a campo das 10h30 ao meio dia, jogam amadores convidados dos patrocinadores. Entre eles está Sergio Carpi, presidente do clube e patrocinador do golfe carioca e brasileiro, através do Azeite 1492, operação que comanda no grupo Libra, que joga ao lado de Milton Souza e Júlio Horta. Yim King Po, parceiro de Carpi no patrocínio do golfe brasileiro e da equipe profissional de maior sucesso do país, também joga ao lado de Mario Moreira e Gilberto Fonseca.

Outros destaques do torneio amador são o capitão Estélio Zen, que joga ao lado de Francis Dale e Carlos Lacerda, o ator Rodrigo Lombardi e Mauro Bayout, namorado da apresentadora Ana Maria Braga, entre outros sócios do clube que estão recebendo o último grande torneio da temporada.

Patrocínio – O Circuito Brasileiro de Golfe Profissional tem patrocínio da YKP, Azeite 1492, Nespresso, HSBC, BMW, Sportv e Klabin. O circuito é organizado pela IMX e Confederação Brasileira de Golfe, com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. A Etapa Rio de Janeiro tem apoio da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro e do Itanhangá Golf Club. O Portal Brasileiro do Golfe viaja a convite do Itanhangá, com apoio do Promenade Paradiso.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados