Profissionais: Odair Lima encerra 16 meses de jejum, em Toledo, PR

19/01/2014


Ele precisou fazer eagle no 18 para vencer Felipe Navarro na final do Match Play MTPG


 Odair Lima: primeiro título desde o CBG Pro Tour de Itu, em setembro de 2012
 Odair Lima: recebendo de Denis Sperafico, presidente do Pine Hill, seu primeiro trpféu de campeão desde o CBG Pro Tour de Itu, em setembro de 2012

por: Ricardo Fonseca | fotos: Thais Pastor
Ao chegar ao tee do 16 da final do Match Play do Mini Tour Profissional de Golfe (MTPG) perdendo por um buraco, o profissional paranaense Odair Lima, de Maringá, profetizou que precisaria fechar o campo com três birdies seguidos para superar o paulista Felipe Navarro, do São Paulo GC, e ficar com o título do torneio jogado no Pine Hill Golf Club, em Toledo, no Oeste do Paraná. Foi quase isso. 
No 16, um par cinco em curva para a esquerda, Odair cortou caminho por cima das árvores e chegou com duas ao green para fazer birdie e empatar o jogo contra Navarro, que errou o putt que o manteria na frente. No 17, um par 4 em subida, com green em três níveis, Odair fez birdie para empatar o buraco contra Navarro, que acabara de comemorar seu birdie (foto ao lado). E no 18, um par 4 de 300 jardas com tiro por cima de um longo lago, que defende a esquerda da raia até a entrada do green, chegou com a primeira no green e embocou para eagle, sem dar chances a Navarro de bater seu putt para birdie.
Adeus, vices – “Finalmente volto a vencer um torneio”, comemora Odair, de 36 anos, que vinha de três vice-campeonatos nas quatro etapas do MYPG que jogou em 2013. “Em três desses torneios perdi o título por uma tacada”, conta Odair. “Dois para ser vice-campeão e outro para terminar em quarto, no desempate”, recorda o head-pro de Maringá que ficou em segundo em outro torneio, quatro atrás do campeão.
Odair foi membro do PGA Tour Latinoamérica, em 2013, perdeu seu cartão e desistiu de tentar recuperá-lo na seletiva deste ano, por falta de patrocinador. “Os custos são muito altos e mesmo tendo patrocinador no ano passado, só consegui jogar seis torneios dos dez fora do Brasil”, lamenta. “Este ano, sem apoio, nem valia a pena tentar”, diz Odair, que na manhã deste sábado havia precisado de 20 buracos – os 18 regulamentares, mais dois extras, para superar Marcos Silva, de Londrina, numa das semifinais, com uma recuperação espetacular, depois de chegar à metade do campo perdendo por três buracos.
Semifinais – Navarro, um dos quatro brasileiros já garantidos no PGA Tour LA de 2014, por sua vez havia despachado Edione Nogueira, do Curitibano, na outra semifinal da manhã, no buraco 15 (4 & 3), ou seja, vencia por quatro buracos restando três a jogar. Na decisão do terceiro lugar, Marcos Silva levou a melhor ao derrotar Edione no 17, por 2 & 1. O torneio reuniu os 12 melhores jogadores do MTPG de 2013, para esse Match Play que passará a ser a festa anual de encerramento do circuito criado para manter os profissionais brasileiros em atividade enquanto aguardam os torneios do Circuito Brasileiro de Golfe Profissional – CBG Pro Tour, e para dar oportunidade aos novos jogadores de começar a carreira.
Neste domingo pela manhã haverá um Pro-Am com cada um dos profissionais participantes comandando uma equipe de até três amadores do clube e de outras cidades do Oeste do Paraná, que com a inauguração do Pine Hill, em abril passado, vai se tornando um destino de golfe dos mais interessantes do Brasil. A menos de duas horas de viagem está o campo de 18 buracos de Foz do Iguaçu, um dos destinos turísticos mais procurados da América do Sul, e Cascavel, a meia hora de carro, está construindo um campo de 18 buracos. Na região há ainda Francisco Beltrão, com um campo de nove buracos que em breve terá nove, e Maringá.
Pine Hill – O Match Play do MTPG foi disputado com patrocínio do Pine Hill GC, que ofereceu o campo, alimentação, hospedagem e os prêmios em dinheiro para os jogadores. O campeão levou R$ 3,5 mil dos R$ 15 mil pagos aos 12 jogadores. O Pine Hill, que tem como presidente Denis Sperafico, foi desenhado e construído por Dan Blankenship, designer responsável por muitos dos melhores campos de golfe do Brasil. O campo de pouco mais de 7 mil jardas será ampliado em breve para 18 buracos, seguindo projeto do próprio Blankenship.
  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados