Ranking muda para valorizar World Cup e emular Jogos Olímpicos

02/09/2013


Além da competição de duplas, haverá uma individual e pontuação de série mundial


Tiger Woods: de volta à World Cup de golfe, onde não compete há mais de uma década?
Tiger Woods: de volta à World Cup de golfe, onde não compete há mais de uma década?

A decisão do ranking mundial de golfe de adotar pontuação equivalente à dos quatro eventos da série de campeonatos mundial a partir da World Cup deste ano, competição que já integrou a família dos World Golf Championships, mostra que a disputa do golfe olímpico está muito perto de distribuir, não três, mais seis medalhas, com a inclusão do torneio de duplas por país, ao lado da já prevista competição individual. Na World Cup a novidade será a competição individual, além da tradicional de duplas.

Para isso, a World Cup deste ano, em Melbourne, na Austrália, vai manter a competição de duplas, mas eliminando os jogos de tacadas alternadas, passando todas as voltas a ser de melhor bola. Assim, os resultados valerão também para a competição individual, no teste final para a mudança que deve ser homologada junto ao Comitê Olímpico Internacional como forma de disputa para a volta do golfe aos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016.

Novidades – Há mais boas notícias inerentes a essa mudança. A World Cup, que vinha sendo sistematicamente desdenhada pelos melhores do mundo volta a ter importância crucial, pois vai distribuir 80 pontos para o campeão. Além disso, passa a ser o evento-teste mais provável para o campo olímpico na Barra da Tijuca, no Rio, caso ele fique pronto e jogável até o final de 2015.

Outra mudança que esse novo regulamento deverá impor no sistema de classificação para os Jogos Olímpicos é que os 15 primeiros do ranking mundial de golfe continuam entrando, mas com limite de dois por país, como vale para os demais 45 jogadores que comporão a chave de 60, tanto no masculino como no feminino. Com isso, sobrarão mais vagas para o resto do mundo e aumentam as chances de o Brasil ter sua dupla garantida pelo ranking mundial, sem necessidade de convite como país sede. Isso, claro, desde que não se permita mais de uma dupla por pais. Torneio semelhante vai ser jogado no golfe feminino.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados