Ranking mundial: desde 2007 não havia tantas trocas de nº 1

10/05/2012


McIlroy e Donald podem mudar de posição pela sexta vez em três meses no The Players


McIlroy: tentando manter o posto de número 1 do golfe mundial, desta vez com Donald em campo
McIlroy: tentando manter o posto de número 1 do golfe mundial, desta vez com Donald em campo

Em 26 anos de história do ranking mundial de golfe no formato que tem hoje, só houve um período mais intenso de troca de jogadores no posto de número 1 do que a que o norte irlandês Rory McIlroy e o inglês Lee Westwood vem promovendo: foi em 1997, quando em cinco meses houve sete trocas do líder do ranking mundial envolvendo Greg Norman, Tom Lehman, Tiger Woods e Ernie Els. Depois disso, com o domínio de Woods, mal se lembrava que havia um ranking mundial.

Tiger deixou de ser o número 1 do mundo há 18 meses, e desde então Martin Kaymer Lee Westwood, Donald e McIlroy já ocuparam o posto em nove trocas de liderança do ranking. Só nos últimos três meses, foram cinco trocas e a sexta pode ocorrer esta semana no The Players Championship, o torneio que mais distribui pontos para o ranking mundial, fora os quatro majors e dois dos quatro eventos da série mundial. Para isso, basta que Donald, o número 2, termine à frente de McIlroy entre os vinte primeiros colocados, ou perto disso (os números oficiais só serão conehcidos quando o torneio efetivamente começar).

Bola da vez – “Espero que seja eu”, disse Donald em sua entrevista desta quarta-feira, no TPC Sawgrass, sede do The Players, em Ponte Vedra Beach, na Flórida, sobre quem seria o número 1 na próxima semana. Foi o que disse McIlroy na semana passada, antes de terminar empatado em primeiro e perder o título do Wells Fargo Championship no playoff, o suficiente para voltar ao posto de número 1 do golfe mundial, que ocupa pela terceira vez e pela quinta semana não consecutiva.

Felizmente para os torcedores, McIlroy e Donald vão decidir isso em campo, jogando no mesmo torneio, algo que só fizeram quatro vezes em 2012, no Abu Dhabi Championship, no Accenture e no Cadillac da série mundial, e no Masters. Em nenhum deles houve troca de posição entre os dois. O inglês Lee Westwood, número 3 do mundo observa de longe, mas tem uma remota chance de voltar a ser o líder do ranking mundial de golfe esta semana se vencer e os dois à sua frente não passarem o corte ou jogarem muito mal.

Troca-troca – Donald, que era o número 1 desde maio de 2011, perdeu o posto para McIlroy quando o norte-irlandês venceu o Honda Classic, em março. Duas semanas depois, Donald recuperou o posto duas semanas depois ao vencer o Transitions. Rory voltou a ser número 1 quando Donald não conseguiu terminar entre os oito primeiros do Heritage, no meio de abril. O inglês voltou ao posto duas semanas depois, ao terminar em terceiro no Zurich Classic, em New Orleans, mas uma semana depois Rory voltou a ser o número 1 com o vice-campeonato do Wells Fargo. Em nenhum desses quatro eventos eles se enfrentaram.

Rory não passou o corte nas duas vezes que jogou no The Players, em 2009 e 2010, mas volta ao torneio deste ano com a vantagem de estar muito mai consistente do que Donald. Além de vencer o Honda ele só não terminou entre os cinco primeiros no Masters, onde empatou com Woods em 40º. Donald começou mal o ano e, apesar da vitória no Transitions e da recuperação para ser terceiro em New Orleans, depois de quase não passar o corte, não terminou entre os 30 primeiros em cinco dos oito torneios que jogou nesta temporada.

Futuro – Mas o duelo entre os dois tem muito mais lances pela frente, depois do The Players Championship. Haverá o Memorial, o BMW PGA Championship, pricnipal torneio do TOur Europeu, seguido por três majors – US Open, British Open e PGA Championship, além do Bridgestone da série mundial e os quatro torneios dos playoffs da Fedex Cup, tudo nos próximos cinco meses.

Se tudo isso não bastasse, tem Tiger Woods, que vem de não passar o corte no Wells Fargo e abandonou os dois últimos The Players alegando dores no pescoço (2010) e na perna (2011), em ambas as vezes quando vinha jogando muito mal. Mas após dois anos e meio de jejum, ele venceu no Bay Hill e sempre pode surpreender, embora nem vencendo em Sawgrass e mais um torneio em seguida, baste para ele voltar a ser número 1 do mundo. E tem Phil MIckelson, recém empossado no Hall da Fama do Golfe Mundial. E Donald e Westwood tentam ser os primeiros ingleses a vencer o The Players.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados