Ranking Mundial: Donald e McIlroy tem novo duelo pela liderança

13/06/2012


Lucas Lee volta a figurar entre os mil primeiros. Brasil tem cinco jogadores na lista


Lucas Lee: voltando a pontuar para o ranking mundial de golfe, na abertura da temporada canadense
Lucas Lee: voltando a pontuar para o ranking mundial de golfe, na abertura da temporada canadense

Luke Donald, o número 1, e Rory McIlroy, o segundo da lista, voltam a duelar pela liderança do ranking mundial de golfe esta semana, no US Open, no campo do Olympic Club, em San Francisco, nos EUA. Apesar de o campeão do segundo major da temporada ganhar 100 pontos, o inglês e o norte-irlandês são os únicos que terminar domingo como número 1 do mundo, uma vez nem Lee Westwood, que vem em terceiro, nem Tiger Woods, bem mais atrás, em quarto, podem superar os 10,285 pontos do líder Donald, nem vencendo.

Os cálculos oficiais ainda não foram divulgados, mas em caso de McIlroy ser bicampeão do US Open, Donald vai precisar terminar entre os três primeiros para não poder o posto. Westwood, se vencer seu primeiro major, pode voltar ao segundo lugar, se McIlroy não foi o vice, mesma colocação a que Woods pode chegar se encerrar seu jejum de quatro anos em majors, e Rory não terminar entre os 13 primeiros, e West não for o vice-campeão.

A única novidade entre os Top 10 esta semana, foi a volta de Dustin Johnson, que subiu 20 posições para ser o décimo do ranking mundial de golfe. Os europeus continuam com as três primeiras colocações, mas os americanos são agora seis dos dez, sete dos 11 e 11 dos 20 primeiros. E com a concentração de grandes eventos nos EUA até setembro, quando termina a Fedex Cup, devem aumentar ainda mais usa participação. Os Europeus, cuja temporada vai até dezembro e começa forte no ano seguinte, tendem a recuperar postos até o primeiro trimestre de 2013.

Brasileiros – A boa novidade para o Brasil foi a volta do paulista Lucas Lee aos primeiros mil do ranking mundial. Com seu vice-campeonato no Canadá, Lucas subiu 416 posições para ser o número 917 do mundo esta semana, com média de 0,08 ponto. O gaúcho Adilson da Silva continua como o melhor brasileiro, na 491ª colocação com média de 0,32, seguido pelo paulista Alexandre Rocha, em 767º lugar, com 0,14.

O gaúcho Fernando Mechereffe, que entrou para o ranking mundial de golfe pela primeira vez ao terminar em 12º num torneio do Nationwide Tour, é o quarto brasileiro da lista na 1.164ª posição, com 0,04 ponto. O quinto e último brasileiro é o carioca Philippe Gasnier, na 1.235ª colocação, com 0,03 de média, graças aos pontos que ganhou por seu quarto lugar no Aberto do Brasil de 2011.

Latinos – Os latino-americanos continuam a aumentar sua participação no ranking mundial de golfe – já são 96 -, graças ao Tour das Américas, que teve seis torneios em sua temporada de despedida, até o final de maio. Função que será cumprida agora pelo PGA Tour Latinoamérica, com 11 torneios em sua temporada inaugural de setembro a dezembro.

Infelizmente o argentino Andres Romero, em 96º, é o único latino-americano entre os 100 primeiros do ranking mundial de golfe. Mais cinco jogadores – Camilo Villegas, da Colômbia (137º); Jhonattan Vegas, da Venezuela (142º); os argentinos Angel Cabrera (189º) e Ricardo Gonzalez, (196º), e Felipe Aguilar,  do Chile (199º), estão entre os 200 primeiros, enquanto o paraguaio Fabrizio Zanotti (285º) completa a lista dos sete que estariam na “zona de classificação” para os Jogos Olímpicos.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados