Ranking Mundial: Lucas passa a ser o terceiro melhor do Brasil

01/07/2014


Rose pula para oitavo e Zanotti dá salto para ser o segundo melhor sul-americano


Lucas Lee: terceiro melhor brasileiro do ranking mundial de golfe em busca de vaga para o golfe olímpico
Lucas Lee: terceiro melhor brasileiro do ranking mundial de golfe em busca de vaga para o golfe olímpico

por: Ricardo Fonseca

Mesmo sem jogar na última semana, o profissional paulista Lucas Lee superou o gaúcho Fernando Mechereffe no ranking mundial de golfe, para ser o terceiro melhor brasileiro da lista. O também gaúcho Adilson da Silva continua como o melhor brasileiro, seguido por Alexandre Rocha. Dos quatro, apenas Rocha ainda não pontuou nesta temporada. Ele continua perdendo posições e já tem seu posto de segundo melhor brasileiro no ranking mundial de golfe ameaçado por Lucas.

Veja, na tabela ao lado, de cima para baixo, os 20 primeiros do ranking mundial de golfe desta semana, os dez primeiros sul-americanos e os oito brasileiros da lista, com sua média de pontos

Adilson, que pontuou para o ranking mundial de golfe pela quarta vez consecutiva, sexta no ano e 21º nos 24 meses anteriores que valem para o cálculo, ainda é o único brasileiro que estaria na zona de classificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016 – entrarão os 15 primeiros do ranking e mais 45 segundo a lista, com no máximo dois por país, o que levaria o ranking de entrada para perto da 300ª colocação. Adilson, hoje 267º do ranking, se mantém na zona de classificação desde o começo de 2013.

Vaga Olímpica – Mas como o Brasil terá direito a uma vaga tanto no masculino como no feminino, o segundo melhor do ranking pode conseguir jogar no Golfe 2016 e aí e disputa entre Rocha (617º), Lucas (699º) e Mechereffe (702º) pode ser decisiva. Os outros quatro brasileiros do ranking mundial não pontuaram este ano e estão fora do Top 1000. Desses, o paulista Ronaldo Francisco, da equipe YKP/Azeite 1492, quinto melhor brasileiro (1196º) é o único com chances de subir, já que ele joga no PGA Tour Latinoamérica, que dá pontos para o ranking mundial e vai jogar todos os torneios previstos para o segundo semestre.

Outros dois membros da equipe YKP/Azeite 1492 também estão no ranking mundial: o carioca Philippe Gasnier (1394º) e o paranaense Daniel Stapff (1484º), que jogam ocasionalmente em torneios que valem para o ranking mundial de golfe. O outro, o também paranaense Odair Lima (1405º), desistiu de competir internacionalmente nesta temporada. Todos, porém terão chances de jogar e pontuar o Aberto do Brasil, do PGA Tour LA, em outubro.

Latino-americanos – O maior salto do ranking mundial de golfe desta semana foi dado por Fabrizio Zanotti, que se tornou o primeiro paraguaio a vencer no Tour Europeu ao derrotar o número 2 do mundo, o sueco Henrik Stenson, num playoff de cinco buracos no BMW Internacional Open, na Alemanha. Com isso, Zanotti ganhou quase 200 posições no ranking mundial de golfe, passando de 305º para 112º, agora como o segundo melhor brasileiro da lista. O argentino Angel Cabrera, 90º do mundo, é o único do continente entre os Top 100.

O chileno Felipe Aguilar (137º), o argentino Emiliano Grillo (144º) e o mexicano Carlos Ortiz (171º) completam a lista dos cinco latino-americanos entre os 200 primeiros do mundo. Há outros três sul-americanos entre a 201º e a 300ª colocação, com Adilson da Silva sendo o oitavo melhor do continente.

Top 10 – No topo do ranking mundial, a principal novidade da semana foi a subida do inglês Justin Rose de 10º para oitavo do mundo graças à sua vitória dramática e de virada no torneio de Tiger Woods, ao lado de Washington. Ele empurrou o espanhol Sérgio Garcia para nono e o americano Jordan Spieth, de 20 anos, para décimo da lista, nas únicas mudanças ente os Top 10.

Nos top 20, as outras alterações foram inversões de posição. Jim Furyk passou o alemão Martin Kaymer para chegar a 11º do mundo; Dustin Johnson ganhou o 15º lugar de Zach Johnson; e o inglês Luka Donald e o norte-irlandês Graeme McDowell subiram para 19º e 20º, com a queda de Jason Dufner para 21º.

Campeões da semana – Os demais campeões da semana em torneios do ranking mundial foram o inglês Greg Owen no Web.com Tour (passou de 466º para 290ª); Andrew Johnston no Challenge Tour (de 439º para 271º); Danie van Tonder no Sunshine Tour (de 183º para 168º); e Joo Heung-Chol no Korean Golf Tour (de 865º para 569º).

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados