Ranking Mundial: milagre brasileiro

01/03/2010


Adilson da Silva sobe quase cem posições e chega perto da zona de classificação para os Jogos Olímpicos


por: Ricardo Fonseca

Adilson da Silva é o melhor brasileiro no ranking mundial de golfe
    Adilson: subindo quase cem posições no ranking para ficar perto de conseguir uma vaga olímpica

O terceiro lugar no Vadacom Championship, encerrado domingo, em Pretória, na África do Sul, rendeu ao profissional gaúcho Adilson da Silva 4,9 pontos no ranking mundial de golfe e um salto da 503ª para a 412ª colocação, a melhor posição já alcançada por um brasileiro. Com isso, Adilson ficou muito perto da zona de classificação para os Jogos Olímpicos do Rio, que, estima-se, garantirá vagas para jogadores classificados até perto da 400ª colocação do ranking mundial (terão vaga direta os 15 melhores do ranking e até dois por país, seguindo-se a ordem de classificação).

Ainda faltam seis anos para saber quem efetivamente poderá jogar no Golfe 2016, mas a posição de Adilson mostra que o Brasil pode estar lá na chave masculina, independente do país sede ter direito a um ou dois representantes. Na chave feminina, o Brasil teria hoje duas jogadoras classificadas com folga: a paranaense Ângela Park, número 54 do ranking mundial feminino de golfe, e a paulista Priscila Iida, a 153ª. As vagas, que seguem o mesmo critério dos homens devem, no caso das mulheres, chegar perto da 500ª colocação.

Lucas Lee – Felizmente, Adilson não é hoje o único em condições de chegar lá. O paulista Lucas Lee, com pouco mais de um ano de profissionalismo, já está na 595ª posição do ranking mundial em forte ritmo ascendente. Como o ranking é uma média ponderada dos resultados dos últimos dois anos, Lucas tem boa margem para continuar a melhorar. Alexandre Rocha, também de São Paulo, terceiro e último brasileiro do ranking, perdeu mais de 200 posições ao sair do Tour Europeu e hoje está na 711ª colocação.

Na América do Sul, que tem apenas dois jogadores entre os 100 primeiros do ranking mundial de golfe – o colombiano Camilo Villegas (21) e o argentino Angel Cabrera (29), a situação do Brasil também começa a melhorar. Adilson é hoje o 11º sul-americano mais bem colocado no ranking mundial, e Lucas Lee o vigésimo. Os argentinos tem 12 dos 20 melhores sul-americano do ranking, seguidos pelo Brasil, Colômbia e Chile, com dois, e por Paraguai e Venezuela, com um. (Na verdade o ranking mundial contabiliza, erroneamente, o mexicano Esteban Toledo, 14º da lista, como sul-americano, mas eles nunca foram bons em Geografia mesmo).

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados