Regra de Golfe que prejudicou Simpson deve mudar

03/05/2011


USGA quer que bola movida pela vento não penalize jogador, apesar do stance tomad


   Mudança pretendida pela USGA pode ser fácil de aplicar apenas nos torneio com televisão
   Mudança pretendida pela USGA pode ser fácil de aplicar apenas nos torneio com televisão

Se depender da USGA, a entidade que divide com o R&A as decisões sobre as mudanças nas Regras do Golfe, a regra que penalizou Webb Simpson no último domingo e acabou lhe custando o primeiro título do PGA Tour, vai mudar receber e uma emenda em 2012. Simpson liderava o torneio de New Orleans por uma tacada, num dia de greens rápidos e muito vento. No buraco 15, sua bola estava dada, mas assim que encostou o taco no chão para empurrá-la para dentro do buraco, a bola se mexeu um quarto de volta.

Pela Regra 18-2b, se a bola se mexe depois que o jogar se preparou para jogar (tomou o stance e tocou o taco no chão), a culpa é sempre dele, e a bola deve ser recolocada no local de origem com a penalidade de uma tacada. Com isso, Simpson fez bogey, foi para o playoff e perdeu o título para Bubba Watson no segundo buraco extra. O jogador acredita que o movimento da bola foi provocado pelo vento e disse na entrevista após o jogo que aquela era uma “regra ruim”, por ser injusta.”Quando o vento ou outra causa natural provoca o movimento da bola, o jogador não deveria ser penalizado” afirmou.

Indecisão – Embora uma mudança na regra em questão esteja sendo discutida sem sucesso há sete anos pelas duas entidades, Thomas O`Toole, vice-presidente da USGA, acredita que desta vez não há mais como postergar a decisão. “Se um agente externo, como o vento ou a gravidade, e não o jogador, provocar o movimento da bola, não há por que penalizar o jogador”, disse O`Toole nesta segunda-feira, durante a apresentação à imprensa do U.S. Open, no Congressional Country Club.

Se isso realmente acontecer, será somente a partir de 2012, com um adendo à Regra18-2b que já tem até uma redação proposta: “se for sabido ou virtualmente certo que o jogador não provocou o movimento da bola, então [a penalidade] não se aplica”, citou O`Toole, lembrando que em 90% das vezes o jogador é o causador do movimento da bola e continuará a ser penalizado. A regra fica para as exceções.

Aplicação – A mudança não teria problemas para ser aplicada nos grandes circuitos e para os principais jogadores, sempre sob a mira das câmaras e com a facilidade dos vídeos e tevês de alta definição. Resta saber o que vai acontecer com os outros jogadores desses circuitos e no dia a dia dos clubes, sem tevês nem testemunhas. Aí, vai depender apenas do jogador e seu marcador concordarem que foi o vento ou o green rápido e inclinado que fez a bola mexer, o que não teve trazer polêmica também, afinal o golfe é um jogo de cavalheiros, não é?

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados