Regras de Golfe: novos grooves passam a ser exigidos para amadores

29/01/2014


Novidade vale para todas as competições do R&A e USGA, desde 1º de janeiro


Novos grooves: feitos para limitar o spin que se consegue imprimir na bola de golfe a partir da grama alta
Novos grooves: feitos para limitar o spin que se consegue imprimir na bola de golfe a partir da grama alta

A partir de janeiro de 2014, tanto o R&A quanto a USGA, as duas entidades que comandam o golfe em todo o mundo, passaram a exigir em suas competições amadoras, incluindo os torneios de classificação, o uso de tacos com os novos grooves, o mesmo que os profissionais do circuito mundial já vinham sendo obrigados a usar desde 2010, como coberto pela Decisão 4-1/1 das Regras de Golfe. O uso obrigatório dos novos grooves se dá através das Condições de Competição, que R&A e USGA passaram a adotar em todas as suas competições, a partir deste ano.

Cabe às entidades nacionais filiadas decidir pela adoção dessa Condições de Competição em seus torneios. Mas tanto o R&A como a USGA determinam ser “extremamente recomendado” tornar obrigatório o uso dos novos grooves na competições profissionais e amadoras de alto desempenho, como campeonatos nacionais. O R&A só não está exigindo a nova regra sobre os Grooves no British Junior Open deste ano. Mas a USGA não abriu exceções.

2026 – Mas fique tranquilo. Para os demais jogadores, aqueles que jogam por recreação ou competem regionalmente, os novos tacos só serão exigidos a partir de 2026, ou se o Comitê de Campeonato assim o determinar através das Condições de Competição de um determinado evento. Desde 2010, todos os tacos com mais de 25º de loft só vem podendo ser fabricados com esses novos grooves, o que na prática já faz com que os jogadores de alto desempenho, que trocam de equipamento com mais constância, estejam com os tacos conforme a regra.

Em caso de dúvida sobre seu taco, basta consultar a base de dados do R&A, que é a entidade a que o Brasil está submetido, clicando aqui . Escolha o tipo de taco, fabricante e modelo e veja se ele está de acordo com as novas regras de grooves.
 


Cronograma das mudanças na implantação da obrigatoriedade de novos grooves


1º de janeiro de 2010:

Todos os tacos com mais de 25º de inclinação (loft) passaram a ser fabricados de acordo com as novas regras (a área total do groove, dividida pela profundidade fica limitada a 0,0762 mm², com as bordas dos grooves não podendo ter mais do que 0,254 mm de curva);

Condições de Competição passaram a proibir o uso de tacos com grooves que não estejam de acordo com as especificações acima nos maiores circuitos profissionais do mundo (PGA Tour, LPGA Tour, Tour Europeu e seus circuitos de acesso e de seniores);

1º de janeiro de 2014:
Condições de Competição proibindo o uso de tacos com grooves que não estejam de acordo com as especificações acima poderão ser aplicadas pelas entidades nacionais em todas as competições profissionais e nas de amadores de alto desempenho; R&A e USGA passaram a exigir os novos grooves em todos os seus eventos.

Todos os tacos fabricados depois de 1º de janeiro de 2010 estarão sujeitos às novas especificações. Os tacos fabricados antes de 2010, de acordo com as regras atuais, mas em desacordo com as novas, poderão continuar a ser utilizados pelos demais jogadores, a não ser que o uma Condição de Competição o proíba;

1º de janeiro de 2020:
Deverá ser publicada uma regra proibindo o uso de tacos em desacordo com as novas especificações, para entrar em vigor depois de seis anos.

1º de janeiro de 2026:
Deverá passar a valer a proibição dos tacos em desacordo com as novas Regras de grooves para todos os jogadores.


  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados