Regras do Golfe: jogador desclassifica a si mesmo do PGA Championship

19/08/2014


Uma semana depois, Tringale procura PGA of America para relatar erro em seu cartão


Tringale: exemplo de honestidade no golfe valeu muito mais do que o dinheiro e os pontos perdidos
Tringale: exemplo de honestidade no golfe valeu muito mais do que o dinheiro e os pontos perdidos

Uma semana depois de ter terminado o PGA Championship em 33º lugar e de ganhar US$ 53 mil em prêmios e 37 pontos para a Fedex Cup, cujos playoffs começa, esta semana, o profissional Cameron Tringale surpreendeu os dirigentes do PGA of America, que organiza o último major da temporada para contar que havia um erro em seu cartão e que ele merecia ser desclassificado. O PGA verificou o ocorrido e concordou com o jogador, que devolveu o dinheiro e perdeu os pontos.

O que incomodava Tringale, de 26 anos, foi um putt no buraco 11, de par 3, da rodada final. Ele fez bogey (4) e marcou esse resultado em seu cartão, mas na verdade deveria ter sido um 5, duplo bogey, uma vez que ao se aproximar para empurrar a bola que estava na beira do buraco para concluir a jogada, seu putter passou por cima da bola, caracterizando um air-shot, ou seja, uma tacada válida, mas que não tocou a bola.

Dúvida – Ninguém acompanhava o grupo de Tringale, nem a televisão, e nada foi levantado de suspeita contra ele, que poderia ter ficado quieto. Mas um gatilho de memória aconteceu durante a semana, levando Tringale e reviver a cena em sua cabeça e se dar conta do erro. “Eu mesmo não sei se quando passei o taco sobre a bola enquanto caminhava para o buraco para matar a jogada foi um swing intencional, mas na dúvida, a tacada tem que valer e eu precisava comunicar isso”, diz.

De acordo com a Regra34.1b (III), a pena por deixar de computar uma tacada (resultado do buraco menor do que o real) é a desclassificação. Uma vez que o jogador e seu marcador assinaram e entregaram o cartão, o resultado registrado é o que vale e, em havendo erro para menos, como no caso de Tringale, o jogador é desclassificado do torneio, mesmo que o resultado final já tenha sido proclamado. Se Tringale tivesse marcado uma tacada a mais do que o real – 6, digamos – o resultado valeria, mesmo errado.

Sono tranquilo – Em sua terceira temporada no PGA Tour, Tringale já ganhou mais de US$ 1,3 milhão este ano e o dinheiro devolvido não deve fazer falta. Mas sem os pontos do torneio ele caiu para o 61º lugar do ranking da Fedex Cup e se não os recuperar pode ficar fora de um dos torneios finais dos playoffs, que começam esta semana. Mas ele vai dormir tranquilo.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados