19/06/2011
por: Ricardo Fonseca
Muita gente diz que match play é outro jogo, referindo-se a como jogadores não tão famosos no stroke play costumam se dar bem nessa modalidade em que vence quem ganhar mais buracos, e não quem somar menos tacadas. Mas o match play também tem regras próprias, que confundem quem não conhece golfe bem, o que é normal. O que não é certo é pensar que se sabe uma coisa e ensinar os outros de forma errada.
Foi o que aconteceu com um amigo deste Portal que ouviu neste sábado, de quem ele acreditava ser uma fonte confiável, que uma jogadora da Solheim Cup, a versão feminina da Ryder Cup, disputada em match play, teria feito sua equipe perder o buraco, depois de deixar a bola perto do buraco e, inadvertidamente, ter completado o buraco, quando não era usa vez de jogar. Um costume no stroke play, onde se pede licença para jogar fora da vez (a prioridade é de quem está mais longe da bandeira) e terminar o buraco, quando a bola está perto do buraco.
Aprenda certo – Acontece que no Match Play, por ser um jogo de “um contra o outro” (ou equipe contra equipe), e não “jogador contra o campo”, a ordem de jogo tem que ser obedecida. Se uma jogadora deixar a bola perto do buraco e completar a jogada sem ser a sua vez, a adversária (ou adversárias), pode exigir que ela volte a jogada, porém não há penalidade! Assim, no caso em questão, nada mudaria o resultado do buraco e quem conhece Regras de Golfe sabe disso. Além disso, bolas em distâncias curtas, costumam ser “dadas” pelos adversários (o que não se pode recusar), ainda mais nesse nível de jogadoras.
Assim, quem não conhece o assunto, deve evitar ao máximo dar palpites, sobretudo se tem a responsabilidade de falar para muita gente que, amanhã, pode ser induzida a um erro em campo por causa de uma leviandade. Um profissional de golfe atento, que conhecesse Regras, teria corrigido a bobagem na hora.
Regra correta – A título de curiosidade, em jogos de match play entre três jogadores, no caso de alguém jogar fora de ordem, os dois adversários podem ou não exigir que a jogada seja anulada e refeita na ordem correta. Se um adversário exigir a anulação da tacada e outro não, quem jogou fora de ordem pode ter que completar o buraco com duas bolas, uma para cada ocasião, como bem explicado na Decisão 30-2.
Mas vale lembrar o que diz a Regra 10-1 c (“Regra 10” é Ordem do Jogo; item “1” é Jogo por Buracos (match play); e “c” trata de Jogar Fora da Vez):
“Se um jogador jogar na vez de seu adversário, não há penalidade, mas este pode, imediatamente, exigir que o jogador anule a tacada dada e, na vez que lhe compete, jogue uma bola de tão perto quanto possível de onde jogou a bola original pela última vez”.
Note que de acordo com a Regra 20-5, por se tratar de um green, a bola de uma jogada anulada pelo adversário deve ser recolocada e não dropada. Uma infração a essa Regra – mas não foi o que aconteceu no caso em questão – aí, sim, seria punida com a perda do buraco.
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
11/11/2024
11/11/2024
05/11/2024
05/11/2024
05/11/2024
04/11/2024
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados