Regras do Golfe: Tiger Woods pede o fim dos putts longos

08/02/2012


R&A e USGA voltam a colocar em pauta a discussão sobre belly putters e vassourões


   Woods pede fim dos putters longos e R&A e USGA reiniciam discussão sobre esses tacos  de golfe
   Woods pede fim dos putters longos e R&A e USGA reiniciam discussão sobre esses tacos de golfe 

Tiger Woods aproveitou a entrevista à imprensa no AT&T Pebble Beach Pro-Am, onde faz sua estréia na temporada de 2012 do PGA Tour, a partir desta quinta, para falar o que se esperava dele: que se sente cada vez melhor, que seu swing finalmente toma forma e que está pronto para vencer outra vez. Mas a novidade ficou por conta de seu forte discurso contra os putts longos – belly putters e vassourões -, aqueles que além das duas mãos tem um terceiro contato com o corpo graças à vara longa, que é apoiada contra a barriga, peito ou queixo.

Woods disse ser um tradicionalista e apresentou uma proposta para banir os putts longos de uma vez por todas: limitar o tamanho dos putts, que poderiam ser no máximo do mesmo tamanho ou menores do que o menor taco da bolsa. Woods revelou que discutiu o assunto com Peter Dawson, executivo-chefe do R&A, entidade que junto com a USGA (United States Golf Association) é responsável por tudo o que se refere às Regras do Golfe.

Unificação – Para Woods, no entanto, essa é uma regra que deveria valer para os golfistas de alto desempenho e não para os golfistas recreacionais que cada vez mais aderem aos putters com três contatos com o corpo. É aí que as mais fortes divergências começam, pois a partir de janeiro deste ano o golfe tem pela primeira vez na história um único livro de regras para todos os jogadores, sem importar o país ou o tipo de jogador. Os livros de regras do R&A e da USGA válidos de 2012 a 2016 são exatamente os mesmos, só mudando o logotipo da capa. Isso nunca tinha acontecido antes.

A proposta de banir os putts longos ganhou a atenção da USGA. Mike Davis, diretor-executivo da entidade, reconheceu que é preciso um novo estudo sobre o caso dos putters que não são usados da forma tradicional. Para ele, é possível que os tacos em si não sejam proibidos, mas apenas a forma de usá-los. Ou seja, as varas poderiam ser longas, mas não mais apoiadas contra o corpo. Isso já ocorreu há mais de 40 anos quando o putt com uma perna de cada lado da linha de jogo – o chamado putt de croquet – foi proibido, mas não os tacos. Sam Snead continuou a usar seu putter, mas jogando de lado.

Discussão – Na reunião anual da USGA encerrada no final de semana, no Houston Hilton Post Oak Hotel, Davis, que no passado pareceu simpático à idéia dos putters longos que teriam salvo ou prolongado a carreira de muito jogador profissional, mudou de idéia. Ele confirmou que a USGA e o R&A recolocaram o assunto em pauta. “Estamos olhando o assunto de várias perspectivas para saber o que é melhor para o golfe, para todos os golfistas”, explicou.

Davis lembra que cada vez mais jogadores de alto desempenho ou recreacionais vem usando os putters longos e que a questão precisa ser analisada profundamente, para ver os interesses do jogo, da tradição, da história do golfe e o que é melhor para todos. Davis recebeu o apoio de Glen Nager, o novo presidente da USGA, empossado sábado, que no entanto deixou claro que é contra uma bifurcação nas Regras do Golfe. Ou seja, o que for mudado, se for mudado, valerá para todos, amadores e profissionais.

Crianças – O que mais assusta às duas entidades é a possibilidade de as crianças que estão entrando no jogo já comecem com os putters longos, sem nunca aprender o putt tradicional. A USGA quer tornar essa discussão pública, já com estudos mais profundos a respeito, no US Open de 2012, no Olympic Club, em San Francisco. Vem novidade por aí!

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados