Regras: vídeo de celular impede John Cook de vencer major sênior

19/05/2014


Penalidade foi imposta com base em imagem feita por voluntário do Tradition. Assista!


A imagem do celular (destaque) e a do vídeo da TV: prova da  infração à Regra de Golfe
A imagem do celular (destaque) e a do vídeo da TV: prova da  infração à Regra de Golfe

por: Ricardo Fonseca

Uma semana depois de o PGA Tour voltar atrás numa punição de duas tacadas dada ao inglês Justin Rose, porque o movimento de sua bola ao tomar o stance no rough do 18 só pode ser visto com a tecnologia das TVs de alta definição, o Champions Tour inovou ao punir John Cook, líder do Regions Tradition, um dos cinco majors do Champions Tour, com base em uma imagem de celular de qualidade para mais que duvidosa.

Assista, abaixo, o vídeo com as duas imagens do incidente que tirou o título de Cook

Os árbitros usaram a imagem feita por um voluntário com seu telefone celular para chegar à conclusão que Cook havia batido duas vezes na bola ao sair da banca do 14, o que lhe custou um duplo bogey, além de um bogey no 16, quando já estava irritado com o acontecido. Exatamente as três tacadas que o separaram do campeão, Kenny Perry, que venceu seu terceiro major em um ano com uma tacada de vantagem sobre Mark Calcavecchia

Incidente – A bola de estava enterrada na banca, perto da lateral do hazard e pareceu ter ricocheteado em seu taco depois que ele bateu forte para sair. Com a bola e o taco encobertos pela nuvem de areia, não se pode ver o segundo toque nem mesmo com a tecnologia digital HD. Os árbitros então se valeram da imagem do voluntário e penalizaram Cook.

“O Golf Channel não tinha uma boa imagem do incidente, mas havia alguém que postou a jogada nas mídias sociais depois de gravá-la com seu celular e ficou claro que houve um segundo toque do taco”, explicou Brian Claar, vice-presidente de competições do Champions Tour. Cook nem quis ver a imagem e diz que não tem certeza do que aconteceu.

Bizarro –
“Foi bizarro”, explicou. “Eu disse para Tood, meu caddie, para tirar minha bolsa de perto, pois se a bola batesse na lateral da banca poderia espirrar para qualquer lugar e é isso que eu acho que aconteceu”, diz o jogador. “Eu não ouvi o segundo toque e tudo o que senti foi meu taco batendo na lateral da banca e depois a areia caindo sobre ele”, afirma Cook. “Para mim está bem, se isso aparece na TV, mas honestamente eu não senti nada”, diz Cook, que voltou a jogar depois de quase três meses se recuperando de uma fratura em uma costela.

Perry jogou o par do campo, 72, no Shoal Creek para somar 281 tacadas, sete abaixo, sem ser muito ameaçado, a não ser por Cook, que era líder isolado até o duplo bogey. Esse foi o seu sexto título na categoria. Ele se tornou o segundo jogador da história a vencer três majors seniores seguidos, igualando Gary Player, que fez o mesmo de 1987 a 1988.
Calcavecchia jogou 70 e somou seis abaixo.  Tom Lehman finalizou com 67 para empatar com Jay Haas (71) em cinco abaixo. Cook, que vinha três abaixo no dia até o incidente terminou no par e perdeu por três.

Desclassificação – Cook não foi o único penalizado do dia. Fred Couples foi desclassificado no domingo ao perder seu horário de saída. Ele vinha jogando mal e já somava nove acima. Couples também desistiu do Senior PGA, mais um major, na próxima semana no Harbor Shores, em Benton Harbor, Michigan.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados