Rio lança programa inédito para desenvolver golfe de alto desempenho

16/04/2014


Projeto Futuro do Golfe dará treinamento de primeiro mundo a seleção de 12 talentos


Os atletas do Projeto O Futuro do Golfe, em primeiro plano, com dirigentes atrás: programa revolucionário
Os atletas do Projeto O Futuro do Golfe, em primeiro plano, com dirigentes atrás: programa revolucionário

A Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro (FGERJ) lançou nesta segunda-feira, no Gávea Golf Club, um programa inédito e inovador que promete dar treinamento de primeiro mundo e recursos para que 12 jovens talentos do golfe brasileiro possam desenvolver seu jogo e representar o Brasil no circuito mundial e até nos Jogos Olímpicos. O projeto “O Futuro do Golfe” contará com uma estrutura e equipe profissional de primeira qualidade e seguirá os padrões internacionais de ensino esportivo, abraçando dois pilares: performance esportiva e formação educacional, tendo como patrocinadores a Raízen, a Estácio, a Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo ao Esporte.

Um grupo de golfistas apaixonados pelo esporte comanda o projeto que tem Estélio Dantas como supervisor; Abílio Pereira Jr, como diretor; e o profissional Rafael Navarro como técnico dos jogadores, que tem ainda o apoio de Tiago Silva, que joga ao lado dos meninos. Luiz Henrique Lopes Leão Teixeira, presidente da FGERJ, não poderia haver ocasião melhor para a iniciativa. “Depois de mais de 100 anos de espera, o golfe voltará, em 2016, e justamente no Brasil, a ser modalidade olímpica”. lembra o presidente da entidade que criou o projeto. “Isso será uma grande inspiração para esses jovens jogadores e espero que esse momento especial que vivemos sirva para alavancar de vez a modalidade no país”, completa.

Atletas – Inicialmente, doze participantes serão treinados e monitorados por uma equipe de sete profissionais altamente capacitados, que incluirá um fisiologista e supervisor, um técnico esportivo, uma preparadora física, um psicólogo, um fisioterapeuta, uma nutricionista e um médico darão todo o suporte para a evolução esportiva dos garotos. Os centros de treinamento serão todos os clubes filiados à Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, alguns jovens ganharão bolsas de ensino na Estácio para futuramente poderem optar entre a vida de atleta profissional ou ingressar no trabalho em sua área de formação acadêmica.

Os atletas escolhidos para iniciar o projeto que promete revolucionar o golfe de alto desempenho do Brasil são Daniel Ishii, Thomas Sampaio, Jack Loughride, Célia Luz, Raquel
Ventriglia, Raphael Ventriglia, Anderson Nunes, Breno Domingues, Luca Stallone,
Lucas Barcellos, Giulia Malmann e Vitória Teixeira.
 
Critérios – O processo de escolha dos 12 primeiros atletas contemplados para participar do projeto foi bastante criterioso. Eles tiveram que passar por uma bateria rigorosa de exames e avaliações. “Diversos fatores foram levados em conta para nossa decisão, como testes físicos, psicológicos, biomecânicos, genéticos, técnicos, nutricionais, posturais e bioquímicos com os meninos e meninas”, explica Estélio Dantas, supervisor do O Futuro do Golfe. “Analisamos detalhadamente os resultados de cada item e o somatório de todos esses índices nos deu a resposta dos jovens mais promissores da modalidade”.
 
Abílio Pereira Jr, diretor do projeto, traça metas audaciosas. “A ideia é desenvolver grandes talentos brasileiros e transformá-los em atletas de ponta da modalidade”, conta. “Com a estrutura que montamos e experiência de nossos profissionais, estamos bastante confiantes no resultado”, afirma. Para Abílio, um dos diferenciais da iniciativa é que ela não tem caráter apenas esportivo. “No nosso planejamento, os jogadores não ficarão restritos ao golfe, mas seguimos um modelo consagrado, onde os esportistas de alta performance têm bolsas em universidade e condições perfeitas de treinamento e preparação”.

Educação – O suporte educacional universitário será dada pela Estácio, um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina. A Estácio atua há 43 anos no país. A instituição possui cerca de 4,5 mil funcionários, corpo docente de 7,7 mil professores e 315,7 mil alunos matriculados. Formada por 39 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 20 estados e no Distrito Federal.

Com um total de 80 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), além de cursos de extensão e educação corporativa.
 
Diferencial – Um dos principais diferenciais da Estácio é a oferta de material didático gratuito aos alunos. São capítulos integrais das melhores obras para cada disciplina e curso, oferecidas aos alunos com o pagamento, pela instituição, dos direitos autorais devidos. E há dois anos a Estácio inovou mais uma vez: cerca de 44 mil novos alunos já recebem o material didático do curso em um tablet. Além dos conteúdos de cada aula, de cada disciplina, o tablet traz ainda simulados, uma rede social exclusiva para os alunos (a Didátic@), chats, biblioteca virtual, entre vários outros materiais. A Estácio aposta na tecnologia e na inovação como ferramentas que ampliam e transformam as oportunidades de aprendizado dos seus alunos. 

O projeto “O Futuro do Golfe” é patrocinado pela Raízen, Estácio, e Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo ao Esporte. O projete tem ainda o apoio da Confederação Brasileira de Golfe, além de parcerias com a FSR Produções, na produção executiva, e com a Tuut, na comunicação visual.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados