Rory McIlroy, 22 anos, é o novo número 1 do mundo

04/03/2012


Ele venceu Tiger Woods por duas tacadas, depois que americano jogou 62, para ser vice


 Rory McIlroy: um número 1 do mundo que fez por merecer o posto e de quem o golfe previsava
 Rory McIlroy: um número 1 do mundo que fez por merecer o posto e de quem o golfe previsava

por: Ricardo Fonseca

O mundo do golfe não vai esquecer a tarde deste domingo, 4 de março, quando o esporte ganhou não uma, mas duas vezes, com o norte-irlandês Rory McIlroy vencendo o Honda Classic por duas tacadas, para ser o segundo mais jovem número 1 do golfe mundial, aos 22 anos; e com Tiger Woods jogando 62, sua melhor volta final de toda a carreira, para empatar em segundo e mostrar que está mais vivo do que nunca. Rory campeão do US Open e número 1 do mundo, é agora mais favorito do que nunca para vencer o Masters, ao lado do renascido Tiger Woods. Talvez o Masters mais aguardado desde 2001, quando Woods chegou a Augusta para completar o “Tiger Slam”.

Quando Woods, que jogava na sexta última turma do dia, que teve saídas pelos dois tees, em grupos de três, acabou o primeiro buraco, o jogo foi interrompido por duas horas por causa de uma tempestade que, além de muito vento, trouxe a água que deixou os greens mais macios do que nunca. Quando o jogo recomeçou, às 11h30 locais (13h30 no Brasil), Tiger soltou o braço nos drives e passou a jogar só para cima da bandeira. Começou sua volta histórica com eagle no 3 e birdies no 5 e no 7, para jogar quatro abaixo de ida. Mas depois, um birdie no 11, seguido de cinco pares, ficou a impressão de que aquela seria apenas mais uma boa volta do ex-número 1 do mundo.

Recorde – Só que Tiger havia deixado o melhor para o desfecho. Fez birdie no 17, o temido buraco final da “Bear Trap”, o “Amen Corner” do Champion Course do PGA National, redesenhado por Jack Nicklaus, e após uma approach tão perfeito quanto arriscado, embocou para eagle no 18 – seu segundo do dia – para ser líder na sede, com dez abaixo. Rory não sabia, mas suspeitava. Naquele momento, Rory, que começou o dia vencendo por duas e vinha mais cauteloso do que nunca, já tendo embocado dois putts longos para par, tinha acabado de fazer um bogey no 12, seu único do dia, para ficar apenas uma à frente de Tiger. Os gritos de comemoração do eagle de Tiger ainda ecoavam, quando Rory se recuperou com um birdie no 13: duas de vantagem sobre Tiger, restando cinco buracos a jogar, incluindo os três da “Bear Trap”.

O que se viu a partir daí foi um dos finais mais emocionantes do golfe dos últimos anos, com Rory enfrentando o vento, alguns do buracos mais difíceis do campo e seus nervos, na expectativa de terminar o dia como número 1 do ranking mundial de golfe, oportunidade que deixara escapar no domingo anterior ao perder a final do Accenture Match Play para HUnter Mahan. “Ainda não terminou”, avisou Tiger, que terminou uma hora antes e ficou pela sede. Rory sabia disso. “Ele está duas na frente e eu vou comer e beber algo e ver o que acontece”, completou Tiger.

Eagles – Durante os três primeiros dias, Tiger fez apenas um birdie e cinco pares para jogar uma abaixo nos dois pares cinco do campo aonde jogava pela primeira vez. Mas fez dois eagles neste domingo, para jogar 62, sua melhor volta final em toda a carreira no PGA Tour e seu melhor resultado desde a terceira rodada do BMW Championship de 2009, o último torneio do PGA Tour que venceu, há dois anos e meio.

Rory sofreu – e muito – no final, mas sabia que, desta vez, os pares eram muito mais importantes do que os birides. Foram oito greens de um putt, apenas dois para birdie. Salvou o par no 14, onde errou o green, e no 15 e no 17, os dois pares 3 da Bear Trap, ambos com tios perfeitos da banca! Fechou a volta com cinco pares, incluindo o 18, o par 5 aonde, com duas de vantagem, optou por fazer um lay-up e jogar para par. Ao colocar a terceira no green, a dez metros da bandeira, ele ainda poderia da três putts para vencer por uma e ser o novo número 1 do mundo. Deu dois.

Vitória – O norte-irlandês venceu com 12 abaixo (66-67-66-69), contra 10 abaixo de Tiger (71-68-69-62) e do azarão Tom Gillis, que empatou em segundo, segundo ele por conhecer muito bem o campo onde jogou constantemente…no Gateway Tour. Lee Westwood, o número 3 do mundo esquecido pela TV na transmissão, fez um eagle e cinco birdies para jogar 63 e ficar sozinho em quatro. Charl Schwartzel e Justin Rose, em quinto,  Rickie Fowler, em sétimo, e Graeme McDowell em nono mostram bem o que foi o nível do torneio.

Essa foi a terceira vitória de Rory nos EUA e o terceiro título em seus últimos 12 torneios ao redor do mundo. Nesse período, ele foi ainda quatro vezes vice-campeão e duas vezes terceiro colocado, num total de 11 colocações entre os cinco primeiros. Ficou em 11º no outro. Um número 1 do mundo com major, talento humildade e histórico para ninguém botar defeito!

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados