Ryder Cup: Europa tem vitória histórica nos EUA. Veja vídeo

01/10/2012


Equipe vence oito de 12 jogos no domingo, igualando maior virada da história do torneio


Time europeu com a Ryder Cup: virada histórica na casa do adversário, em homenagem a Ballesteros
Time europeu com a Ryder Cup: virada histórica na casa do adversário, em homenagem a Ballesteros

Clique aqui e veja o vídeo com todos os momentos importantes da rodada de domingo

por: Ricardo Fonseca

Depois de começar a rodada final perdendo por 10 a 6 e com o time da casa precisando vencer apenas quatro e empatar um dos 12 jogos individuais de domingo para ficar com o título, a equipe da Europa igualou a maior virada da história da Ryder Cup após 1979 para manter o título do torneio com um total de 14,5 a 13,5 pontos, no campo do Medinah Country Club, em Chicago. A outra única virada desse porte desde que a Europa substituiu a Grã Bretanha + Irlanda como adversária dos EUA na competição, foi conseguida pelos EUA em 1999, mas quando o time jogava em casa, em Brookline, e não fora, como a Europa este ano.

Coube ao alemão Martin Kaymer, que vinha de uma temporada horrível e tinha jogado apenas uma vez – e perdido – na fase de duplas, fazer o ponto decisivo para a vitória europeia sobre Steve Stricker, com um putt de 1,5 metro para par, no green do 18, calando a enlouquecida torcida da casa, que tingira o campo de vermelho, a cor do time americano, durante a semana, aos gritos de U.S.A. que muitas vezes não cessavam nem durante as tacadas. Stricker, que só entrou no time por escolha do capitão Davis Love III, perdeu os quatro jogos que fez na semana.

Seve – O time europeu jogou inspirado por seu maior herói na Ryder Cup, o espanhol Seve Ballesteros, morto este ano de câncer, cuja imagem estava estampada na bolsa e na camisa de todos. Esta foi a sétima vitória da Europa nos últimas nove edições do torneio e a nona nas 13 últimas competições.

A Europa entrou em campo com quatro jogadores que ocuparam o posto de número 1 do mundo nos últimos dois anos – Rory McIlroy, o atual, Lee Westwood, Martin Kaymer e Luke Donald – e os EUA nenhum, já que Tiger Woods perdeu o posto em outubro de 2010 e nunca mais o retomou.

Woods – E enquanto os quatro nº 1 da Europa venciam seus jogos no domingo, Woods, ao contrário, foi irrelevante para o time americano, perdendo os três jogos de duplas que participou (ficou fora do quarto pela primeira vez na carreira) e empatando o jogo final contra Edoardo Molinari, ao errar um putt de um metro no 18, quando o jogo final do dia já não valia mais nada. Woods jogou a Ryder Cup sete vezes e em seis delas esteve do lado perdedor.

Depois do 18, só havia mais torcedores americanos no green do 17, um par 3 com um grande lago na frente, que domingo estava todo tomado de gente vestindo vermelho. E foi lá que os EUA perderam a Ryder Cup. Cinco jogos chegaram ao 17 com o confronto empatado ou os EUA vencendo por um buraco, e a Europa venceu quatro e empatou um, o de Molinari, com o título já decidido, uma vez que o empate em 14 a 14 faria com que a Europa mantivesse a Ryder Cup, que estava em seu poder. Os EUA não conseguiram virar um jogo a seu favor nos dois buracos finais.

Vitória – Ian Poulter chegou empatado com Webb Simpson no 17 e venceu os dois buracos finais marcando quatro vitórias na semana. Justin Rose embocou de 12 metros no 17 para empatar o jogo com Phil Mickelson e meteu outro putt de quatro metros no 18 para impedir que o americano terminasse invicto na Ryder Cup pela primeira vez na vida.

Jim Furyk perdeu os dois buracos finais com bogeys para dar a vitória ao espanhol Sergio Garcia. Stricker também fez bogey no 17 para ir ao 18 perdendo por uma, mas apenas salvou o par no 18 para permitir que Kaymer embocasse o putt mais importante da semana e desse a Ryder Cup à Europa.


Veja os resultados de domingo



  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados