Saiba como ser um dos cinco brasileiros que irão ao Mundial Amador, na Malásia

09/10/2016

Classificados em 20 seletivas nos clubes, disputarão a final nacional desse evento magnífico

 

 

O Brasil voltará a fazer parte do World Amateur Golfers Championship (WAGC), em 2017, agora com a competição passando a ser organizada pela Federação Paulista de Golfe (FPG), em parceira com a Golfe & Cia. Com isso, todos os golfistas dos clubes filiados à entidade terão chances de se classificar para a final nacional e de garantir vaga entre os cinco brasileiros que irão competir na final mundial, na Malásia, em 2017, com todas as despesas pagas. Uma oportunidade única de fazer parte de uma das maiores e mais emocionantes competições de golfe para amadores de todo o mundo.

O WAGC Brasil terá seletivas em vinte clubes, em cinco categorias de handicaps mistas, para homens e mulheres: handicaps até 5; de 5,1 a 10; de 10,1 a 15; de 15,1 a 20; e de 20,1 a 25. Os vendedores de cada uma dessas categorias nas seletivas dos clubes participantes classificam-se para jogar na final brasileira, dia 29 de world_flags_moving_md_wmsetembro de 2017, no Terras de São José Golfe Clube, em Itu (SP). Essa final brasileira terá no máximo 100 jogadores – 20 por categoria, e os campeões de cada categoria classificam-se para representar o Brasil na final mundial do WAGC, em outubro de 2017, em Kuala Lumpur, na Malásia.

Como participar – Para participar do WAGC Brasil 2017, cada clube deve inscrever um mínimo de 20 jogadores, distribuídos pelas cinco categorias. Esses golfistas irão disputar três rodadas seletivas em seu próprio campo, na modalidade stroke play “Choice Score”, e serão válidos os dois melhores resultados conseguidos em cada um dos 18 buracos, consideradas as três rodadas. Os vencedores de cada categoria desses clubes classificam-se para a final brasileira do WAGC.

Não é obrigatório que o clube tenha jogadores em todas as cinco categorias, mas o mínimo de 20 participantes por clube tem que ser respeitado. Se um clube não conseguir reunir o mínimo de 20 participantes, pode se unir a até outros dois clubes que também não tenham atingido este número e fazer uma inscrição conjunta. Mas as seletivas terão que ser jogadas em um único campo.

A opção de inscrição conjunta vale também para os clubes que não tenham campo oficial, mas sejam filiados à FPG. Eles devem se unir a outro clube que tenha campo oficial, para montar uma equipe e participar.

Inscrições – As inscrições custam R$ 400 por jogador para participar de três rodadas seletivas em seu clube, ou R$ 300, se ele optar por jogar apenas duas rodadas seletivas, nesse caso sem o benefício de descartar o pior resultado em cada buraco. Nos dois casos, a inscrição dará ainda ao golfista o direito de jogar na final nacional e na final mundial, essa com tudo pago, caso se classifique. Leia o Regulamento para mais detalhes.

Terão direito a jogar no WAGC Brasil os primeiros 16 clubes filiados à Federação Paulista de Golfe que inscreverem suas equipes. As quatro vagas restantes estão reservadas para clubes convidados dos organizadores. As inscrições deverão ser feitas pelos clubes até o dia 30 de novembro de 2016, mas caberá aos jogadores pagar a sua própria inscrição. As seletivas dos clubes serão jogadas, a critério de cada clube, de janeiro a setembro de 2017.

Saiba mais – Não perca tempo! Reúna os amigos e inscreva já o seu clube para o WAGC Brasil 2017, organizado pela Federação Paulista de Golfe. O Regulamento completo e o Formulário de Inscrição estão à disposição dos interessados na página do World Amateur Golfers Championship Brasil 2017, no site da Federação Paulista de Golfe

WAGC: endosso de Arnold Palmer, Seve Ballesteros e Annika Sorenstam

A seriedade do WAGC é atestada, entre outros, por Arnold Palmer, que foi patrono da competição desde sua criação até este ano, quando faleceu, e por Annika Sörenstam, que é presidente honorária do Conselho Consultivo da entidade desde que Seve Ballesteros, o primeiro a ocupar o cargo, morreu em 2011.

Em sua carta de boas-vindas ao golfistas da edição de 2012, na África do Sul, Palmer explicou por que considerava o evento tão importante. Sörenstam também escreveu uma mensagem para os golfistas quando assumiu o cargo de presidente honorária (veja reprodução das cartas abaixo).

Palmer também gravou esse vídeo de boas-vindas para os jogadores do WAGC 

cartas-juntas

Conheça o WAGC

sven-tumbaO World Amateur Golfers Championship foi criado em 1995 para das aos golfistas amadores de todo o mundo a oportunidade de competir dentro de seus próprios níveis de habilidade, com o mesmo status que os profissionais têm, em um evento internacional. Por isso a final mundial é disputada em 72 buracos, como todos os grandes eventos de grande porte do circuito mundial.

O WAGC foi criado pelo esportista sueco Sven Olof Gunnar Johansson, conhecido como Sven Tumba, que morreu em 2011, aos 80 anos. Tumba foi campeão mundial e medalhista olímpico no hóquei sobre o gelo, astro do futebol mas depois passou a se dedicar ao golfe, tendo representado a Suécia na Eisenhower Trophy e na World Cup.

Em 2004, no aniversário de 100 anos da Federação Sueco de Golfe, foi eleito a pessoa mais influente da história do golfe em seu país, à frente de Annika Sörenstam, por ter criado eventos importantes, como o Scandinavian Masters, do Tour Europeu e introduzido o golfe na ex União Soviética.

Brasil no WAGC

brasil-no-wagc-2012O Brasil participa do WAGC desde 2011, ano em que a Golfe & Cia comprou os direitos da competição, quie este ano . Desde então, o Brasil ganhou medalhas por duas vezes, ma final mundial, com Renato Araújo, que foi campeão mundial da categoria até 5, em 2011; e Marcelo Varella, medalha de prata, na 11 a 15, em 2013, ambas edições jogadas na África do Sul.

Além deles, já participaram do WAGC representando o Brasil, Ademir Mazon, Adriana Cabernite, Kako Cruz Lima, Carlos Barroso, Fabio Bressane, Fernando Mendes, Flavio Rodrigues, Gerde Peixoto, Ivan Ribeiro, Johann Thorgaard, Jorge Saeki, Leandro Apolinário, Luis Moreira Neto, Luiz Felipe de Almeida, Luiz Gonzaga “Tom Zé” Dias Filho, Mauro Bayout, Milton “Tita” Queiroz, Paulo Cabernite, Ricardo Vontobel, Roberto Vieira da Silva e Valdomiro Montes.

finais-mundiais-tabela

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados