São Fernando Open: Alex Yugo Hirai conquista Taça Embrase

09/09/2013


Joaquim Marques faz melhor volta para ser vice-campeão, ao lado de Ricardo Nakatani


Yugo comemora conquista da Taça Embrase de Golfe: virarada nos buracos finais
Yugo comemora conquista da Taça Embrase de Golfe: virarada nos buracos finais

por: Ricardo Fonseca | fotos: Thais Pastor

Num dia em que o golfe Pedro da Costa Lima, o Pepê, do São Paulo GC, líder do primeiro dia, esteve irreconhecível, Alex Yugo Hirai fez uma das melhores exibições de sua carreira para conquistar em casa e de virada o título do 46º São Fernando Golf Club Open, em Cotia (SP), e conquistar a Taça Embrase de Golfe, que ele havia deixado escapar há nove anos, em um playoff. Yugo somou 225 (77-74-74) tacadas para terminar duas à frente de outros dois jogadores da casa: Joaquim Marcos, o Kiko, que jogou 71, a melhor volta do torneio, para levar o troféu de vice-campeão, e Ricardo Nakatani, que empatou com ele em segundo lugar.

Imperdível! Veja 180 fotos inéditas e exclusivas do torneio

“Esta foi a vitória mais importante de minha carreira”, resume Yugo, de 26 anos, que há nove anos deixara escapar o título do aberto de seu clube num desempate contra Roberto Gomez, o campeão, e Pepê. “Vinha jogando bem nos dias de treino e depois de abrir o torneio com dois birdies nos três primeiros buracos da rodada de abertura, na sexta-feira, ganhei confiança, me senti confortável em campo e pude finalmente vencer o maior torneio de meu clube”, comemora Yugo, que havia abandonado as competições há mais de dois anos, para cuidar da pós graduação e da carreira de economista, na Ernst & Young.

Retorno – “A vitória de hoje me animou a voltar a competir, pelo menos nos torneios estaduais mais perto”, diz Yugo, que recebeu a Taça Embrase das mãos de Júlio Cruz Lima, presidente do São Fernando, que assistiu a todos os detalhes da conquista levando a bolsa de Pepê na volta final, e de Douglas Delamar, diretor da Embrase, a maior parceira do golfe brasileiro, que já se comprometeu em voltar a patrocinar o São Fernando Open, em 2014. Yugo jogou três acima de ida, com um duplo bogey no 7, que quase lhe custa o torneio, mas jogou o par na segunda metade do campo para passar a dominar o jogo.

Apesar do começo difícil, Yugo sabia que tinha a chance de vencer, mas só sentiu que o título seria realmente seu depois de embocar da banca do 15 para fazer seu segundo birdie do dia e virar o jogo sobre Nakatani, que vinha liderando em toda a segunda metade do campo, depois de jogar uma acima de ida e antes de devolver quatro tacadas nos nove finais, para terminar com 227 (79/72/76) tacadas.

Ameaça – Mas a maior ameaça ao título de Yugo era Joaquim Marques, o maior batedor do clube, que levou o troféu de driver mais longo, que abriu a volta com dois birdies nos cinco primeiro buracos e chegou ao tee do 12 com duas abaixo no dia e líder do torneio. Kiko ainda responde bogeys seguido no 13 e no 14 com um birdie no 15, o seu quarto do dia, para ficar uma atrás, mas um bogey no 17 acabou com suas chances de vitória. Ele também somou 227 (82/74/71) tacadas, e terminou com o melhor resultado do torneio para os nove buracos iniciais (34) e com a melhor volta da semana (71).

Pepê, que jogou quatro acima nos quatro primeiros buracos e fez apenas um birdie no dia, jogou 81, sua pior volta do ano, e caiu para o quarto lugar. Ele quase perde a posição para o juvenil Pedro Nagayama, do São Fernando, que esteve na briga pelo título ao jogar o par de campo até o buraco 8, antes de devolver cinco tacadas e terminar em quinto, com 229 (76/77/76).

Pedro Nagayama – Como consolo, Nagayama venceu a categoria com índex até 8,5, com 214 tacadas, apenas uma acima de seu handicap, contra 218 de três adversários: Nakatani e Paulo de Barros, do São Fernando, que jogou 67 no domingo, o melhor net da semana, e Marcelo Gullo, do São Paulo. Nakatani levou o troféu de segundo colocado da categoria e Barros o de terceiro.

Ademilton Borges de Queiroz, do Paradise, venceu a 8,6 a 14, com 214 tacadas (+1), seguido pelo companheiro de clube, o juvenil Matheus Park, com 215. Paulo Troyano, do São Fernando, ficou em terceiro, com 216. Anthony Ananiadis ficou em quatro, com 217, seguido por Luiz Roberto Sayegh, que deixou a bola pendurada no buraco 6, de par 3, para ganhar o troféu pela bola mais perto da bandeira e ficar muito perto de ganhar o Cartier que a Montecristo Joalheria estava dando para quem fizesse um hole-in-one.

Destaques – Gullo ficou em sexto na geral, com 233, seguido por Roberto Gomez (234), do Clube de Campo; e David Somlo (236), da Baroneza, e Fábio Fabietti (236), que jogava em casa. Depois de Nagayama, os melhores juvenis foram Paulo Mattos (236), do Vista Verde, que empatou em oitavo, Kaio Nascimento, do Santos São Vicente (237) e Lucas de Oliveira (237), do São Fernando, que empataram em 11º.

Jaime Gonzalez, head-pro do clube apresentou a cerimônia de premiação. Compuseram a mesa de premiação Júlio Cruz Lima, presidente do São Fernando; Douglas Delamar e Antônio Carlos Cruz Lima, diretores da Embrase; Jorge Saeki, vice-presidente da Federação Paulista de Golfe; Alessandro Fabietti, capitão do São Fernando; José Roberto França, diretor social do São Fernando, e Marcelo Varella.

Patrocinadores – O 46º São Fernando Golf Club Open teve patrocínio Master da Embrase Segurança e Serviços; patrocínio Sênior do Club A, Casa Flora, BMW/Eurobike e Samsung; patrocínios especiais do Grupo Vita, Grupo Bem, Montecristo, Banco Alfa, Andiamo, Cyrela, Spec Squeeze, TNT, Dinamo, Yamaha e Bacalhau Dias; além de apoios de MacNicol, Fabietti & Zanella, Costume, Lucaya Village Resort, MTel, Grau Gestão, Nascimento Turismo e Yogini. O torneio foi organizado por Marcelo Varella, pela equipe de profissionais do São Fernando e valeu pontos para o ranking paulista de golfe.

O São Fernando Open terá ainda uma nova etapa, dias 27 e 28 de setembro, também com patrocínio da Embrase, quando competirão os jogadores de index de 14,1 a 19,4 e de 19,5 a 25,7. A programação inclui um jantar de gala com show e muitas atrações para os convidados.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados