São Fernando Open: deu Gallo na cabeça

18/07/2011


Giordano vira jogo na segunda metade do campo e conquista seu primeiro título do ano


Giordano Junqueira recebe o tro´feu de campeão de Júlio Cruz Lima e Douglas Delamar
  Giordano Junqueira recebe o troféu de campeão de Júlio Cruz Lima e Douglas Delamar

por: Ricardo Fonseca


Vídeo: Veja a entrevista exclusiva com Giordano Junqueira ckicando aqui

Vídeo: Ou aqui para assistir à entrevista no iPhone ou aparelhos compatíveis

Fotos inéditas: veja mais de 200 imagens exclusivas da Taça Embrase


Desde o começo da temporada Giordano Gallo Junqueira, do Ipê Golfe Clube, de Ribeirão Preto, vinha chegando perto de um título. Foi duas vezes vice-campeão em torneios do ranking nacional (Bandeirantes e Brasília), saiu em vários pelotões, mas sempre faltava algo. Neste domingo, porém, Giordano conseguiu reunir tudo: bateu bem na bola, embocou quando precisava e teve também um pouco de sorte para ser campeão do São Fernando Open e ganhar a Taça Embrase desse que é um dos torneios mais importantes do calendário e que vale para o ranking paulista.

Mas não foi uma vitória fácil, dado o equilíbrio entre os seus dois principais adversários: Pedro da Costa Lima, o Pepê, que começou o dia vencendo por uma, e Roberto Gomez, que vinha em terceiro, quatro tacadas atrás de Giordano. Os demais jogadores não tiveram chances de ameaçar os líderes em toda a volta final.

Susto – Quem deu um susto em Pepê, o líder do ranking brasileiro, e em Giordano, o número 2 do Brasil, foi Roberto Gomez, que defendia o título ganho no ano anterior num playoff contra Pepê, que por sua vez venceu o São Fernando Open de 2009. Roberto fez birdies nos buracos 1 e 2, contra um bogey de Pepê, o que fez o pelotão chegar ao buraco três com Giordano já empatado em primeiro e Roberto uma tacada atrás.

Mas a reação de Roberto Parou por aí. Depois de fazer a melhor volta do sábado, ele voltou a errar bastante, como no primeiro dia e fez mais seis bogeys e dois duplos bogeys até o final, contra apenas um birdie, para jogar 78, somar 227 tacadas, 14 acima do par, e por pouco não perder o terceiro lugar.

Virada – Depois do susto inicial, Pepê recobrou o controle do jogo e terminou os primeiros nove buracos uma à frente de Pepê. Mas, a partir daí, permitiu que Giordano virasse o jogo ao fazer bogeys seguidos no 10 e no 11, enquanto Giordano fazia birdie nos mesmos buracos, ou seja, descontou quatro tacadas antes de chegar ao tee do 12, para liderar por três. Pepê ainda fez um duplo bogey no 16 para ficar perdendo por cinco, restando dois buracos a jogar.

Pepê descontou duas no 17, um par 5, onde fez birdie contra bogey de Giordano, mas não havia tempo para mais nada. O par no 18 bastou para Giordano jogar 71, o par do campo e melhor volta do dia, para ser campeão por três de vantagem. “Do jeito que eu estava jogando, era difícil perder”, diz Giordano. “Estava dando tudo certo para mim e agora chega de ser vice”, brincou.

Dupla – Pepê ainda fez bogey no 18 para ser vice-campeão, quatro tacadas atrás de Giordano. Mesmo assim, um desempenho incrível no São Fernando, onde tem um título e dois segundos lugares nos três últimos anos. Ele e Giordano, que treinaram juntos durante a semana, partem agora para o Rio com a missão de disputar o campeonato brasileiro e ainda defender o Brasil na Taça Mário Gonzalez, de duplas contra sete equipe sul-americanas, que vai ser jogada paralelamente à Gillette Golf Cup, no Gávea.

Mark Moran, do São Paulo Golf Club, venceu a categoria com índex até 8,5, de ponta a ponta, depois de ter jogado sete abaixo de seu handicap na estréia. Mesmo piorando nos dois dias finais, Moran venceu com 216 tacadas, seguido por Ricardo Nakatani, do São Fernando, e Renato Silva, do Terras de São José, ambos com 220.

Elogios – Jorge Chan, do Clube de Golfe de Campinas, somou 207 tacadas, quatro baixo de seu handicap, e foi o campeão entre os jogadores de índex de 8,6 a 14. Cláudio Borges, do Clube de Campo, foi o vice-campeão com 208 tacadas, seguido Thomas Choi, do Paradise, com 212. Choi, de apenas nove anos, fez parciais gross (sem desconto de handicap) de 86 e 84 tacadas nos dois primeiros dias, e arrancou elogios até de Jaime Gonzalez, o profissional do São Fernando.

Três dias de sol, um veranico com temperaturas de até 28 graus, em pleno inverno paulistano, a recepção carinhosa e exemplar do São Fernando e a organização competente da Only Golf ajudaram a tornar o evento uma competição digna de sua fama. Mas foi o campo, mais uma vez, quem fez a diferença.

Sucesso – “Nós não temos grandes distâncias, não temos rough alto, mas nosso campo se defende e é justo com quem bate bem na bola”, diz Júlio Cruz Lima, presidente do São Fernando, que mal acabou de organizar seu primeiro aberto como dirigente do clube e já tem mais duas competições importantes pela frente. “Vamos receber o Aberto do Estado de São Paulo em agosto, e o Aberto do Brasil, em outubro, que trará a principal competição profissional do Brasil de volta ao São Fernando”, diz o presidente. “Vamos nos esforçar para entregar um campo à altura desses eventos como fizemos em nosso Aberto”.

A Embrase, empresa referência em segurança e serviços, foi a patrocinadora máster do torneio e já renovou o contrato para continuar patrocinando o torneio em 2012. Douglas Delamar, diretor comercial da Embrase, representou a empresa na entrega de prêmios, enquanto Luis Carlos Martins, o vice-presidente, fez questão de prestigiar o evento e acompanhar o pelotão em campo.

Patrocínio – Além da Embrase, também apoiaram o torneio o Andiamo Ristorante, o Grupo Vita, Grupo BEM, Nascimento Turismo e Federação Paulista de Golfe. A realização foi do São Fernando Golf Club, a produção foi da ONE Marketing Esportivo e a organização ficou por conta da Only Golf.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados