São Fernando Open: Tomaz Pinheiro conquista Taça Embrase

16/07/2012


Mineiro supera Jacintho e Pepê. Choi e Delamar vencem as categorias com handicap


Tomaz: conquistando a Taça Embrase, no São Fernando Open de golfe, após emocionante duelo com Jacintho e Pepê
Tomaz: levando a Taça Embrase de golfe, no São Fernando, após emocionante duelo com Jacintho e Pepê

Clique aqui e veja mais de 150 fotos inéditas da rodada final

Clique aqui e assista às entrevistas com o campeão Tomaz Pinheiro e com Douglas Delamar, vencedor da categoria com handicap e patrocinador do torneio

por: Ricardo Fonseca – fotos: Thais Pastor

Apesar de dois duplos bogeys e de fazer seu único birdie do dia no buraco 17, o mineiro Tomaz Pinheiro, da equipe de golfe da Universidade de Miami, realizou dois sonhos de uma só vez na tarde desde domingo: conquistar a Taça Embrase ao vencer o São Fernando Open, uma das mais tradicionais e importantes competições do golfe brasileiro, e ao mesmo tempo superar Pedro da Costa Lima, o Pepê, que apesar de ter quase a mesma idade do que ele, já ganhava torneios e era seu ídolo, quando ele começou a jogar golfe no Morro do Chapéu Golf Club, em Belo Horizonte.

Depois de jogar 71, o par do campo, nas duas rodadas iniciais, Pinheiro começou a volta final duas na frente de Jacintho, que liderou o primeiro dia com 70 (-1) e três à frente de Pepê, que jogou 69 (-2) no segundo dia para entrar no grupo dos líderes na volta final. Foram as duas únicas voltas abaixo do par de todo o torneio, que no domingo estava mais desafiador do que nunca, com o vento anunciando o fim dos dias ensolarados e frios dessa semana no inverno paulistano São Paulo e greens ainda mais rápidos do que nos dias anteriores, chegando a 12 pés no stimpmeter, valor só encontrado no Masters e em poucos outros torneios do golfe mundial.

Liderança – Depois de um começo de jogo tenso e difícil para todos, em que os três golfistas do pelotão se revezaram na liderança, sem nunca abrir mais do que uma tacada de vantagem, Pimenta perdeu a liderança pela primeira vez no buraco 7, um par 5 em curava para esquerda, onde sacrificou uma tacada para sair do meio das árvores, entrou com a quarta no green e deu três putts. Mas no 9, quando seus dois adversários fizeram bogey, ele voltou ao primeiro lugar.

Mas o jogo estava longe de ser decidido. Um novo duplo bogey de Pimenta no 12, um par 3 onde jogou a bola na água pela segunda vez no dia (no 3 lhe custou apenas bogey), o derrubou para o terceiro lugar, uma atrás dos dois adversários. Após um bogey de Jacintho no 14, Pepê ficou sozinho em primeiro, uma à frente dos adversários.

Decisão – Pinheiro só virou novamente o jogo no buraco 16, um par 3 de 243 jardas com vento contra – par três e meio segundo a definição de Jaime Gonzalez, o profissional do clube e responsável pela preparação do campo. Todos bateram drive e se meteram em problemas ao fugir da água da esquerda. Pinheiro fez o par da banca, mas os outros dois não conseguiram salvar o par do rough da direita: Pepê atravessou o green para a banda do fundo de onde salvou um bom bogey para ainda ser líder empatado, enquanto Jacintho passava muito a bandeira e dava dois putts, caindo para terceiro lugar

Pinheiro só decidiu o jogo na tacada de aproximação do 17, um par 5 de 633 jardas, que deixou a dois metros para birdie e embocou. Jacintho teve chance de birdie, mas sua bola lambeu o buraco, enquanto Pepê foi de back spin para a banca da esquerda, e não conseguiu salvar o par com a bola na areia, muito perto da borda elevada.

Vitória – Liderando por duas, Pinheiro ainda atacou a bandeira no fundo do green elevado, de onde quase fez novo birdie. Jacintho passou o green com a segunda para fechar a volta com um longo birdie que o deixou sozinho em segundo lugar. Pepê fez o par da banca para terminar em terceiro. Pinheiro jogou 76 para somar 218, contra 219 de Jacintho e 220 de Pepê, que jogaram 75. Entre os três líderes, houve apenas três birdies: dois de Jacintho (1 e 18), um de Pinheiro (17) e nenhum de Pepê, que teve como caddie nos nove buracos finais de sábado e domingo o presidente do São Fernando, Júlio Cruz Lima.

César Choi, do Paradise, de Mogi, jogou 75 para empatar em quarto com o argentino Patrício Gutierrez, que jogou 73, a melhor volta do dia, mas foi o campeão da categoria com até 8,5 de índex ao somar duas abaixo de seu handicap. O juvenil Pedro Nagayama, de 15 anos, que joga golfe a menos de três anos e treina com Jaime Gonzalez há 18 meses, foi o vice-campeão, com duas acima, seguido por Anthony Ananiadis, outras duas tacadas atrás.

Delamar – Entre os jogadores da 8,6 a 14 o campeão foi Douglas Delamar, diretor comercial da Embrase, empresa de segurança e serviços que há três anos patrocina o Aberto do São Fernando. Douglas começou a volta final empatado em primeiro com dois jogadores, mas jogou apenas três acima gross de volta para marcar 68 e somar 213 tacadas, exatamente o seu handicap. Luiz Sayegh levou o troféu de vice-campeão, com quatro acima, no desempate contra Lúcio Kim, que recebeu o troféu de terceiro lugar.

  O São Fernando Open 2012 – Taça Embrase, teve o patrocínio máster da Embrase Segurança e Serviços Gerais, patrocínio VIP da Txai Terravista-Trancoso e apoio do Grupo Vita, Andiamo Ristorante, Könogsberger Vannucchi, Grupo Bem e Yamaha.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados