Seletivas do PGA: brasileiros enfrentam quatro campeões de majors

29/11/2011


Rocha e Toco disputam vagas para 2012 contra Duval, Beem, Janzen e Micheel


   Rocha: pronto para recuperar o cartão do PGA, ao lado de Toco, contra um grupo de elite do golfe
   Rocha: pronto para recuperar o cartão do PGA, ao lado de Toco, contra um grupo de elite do golfe

Quando se fala em seletiva para o PGA Tour, muita gente imagina um bando de jogadores novatos e profissionais que ainda precisam iniciar sua carreira internacional de forma sólida, disputando o direito de participar do circuito profissional mais bem pago do mundo. Mas a realidade do golfe mundial é muito mais dura do que isso e muita gente com vitórias no PGA Tour e até título de major, tem que voltar à escola de classificação (Qualifying School, ou Q-School é o nome oficial das seletivas) para tentar voltar ao permanecer na elite do golfe mundial.

As vagas – umas 30 com direito a jogar toda a temporada de 2012 – são pouquíssimas entre 150 jogadores, e os brasileiros Alexandre Rocha e Fernando Mechereffe, o Toco, que chegaram à decisão que começa nesta quarta em dois campos do PGA West, em La Quinta, na Califórnia, terão que enfrentar, entre outros campeões de torneios do PGA Tour, quatro campeões de majors, sendo um ex-número 1 do mundo e outro ganhador de dois torneios do Grand Slam.

David Duval é o nome que mais chama a atenção entre os rivais de Rocha e Toco, que pela primeira vez colocaram dois brasileiros nesta decisão. Ex-número 1 do mundo, campeão do British Open de 2001 e 14 títulos do PGA Tour, Duval terminou a temporada em 152º lugar do ranking, e além de perder o cartão (só os 125 primeiro mantinham), nem teve o privilégio de ir direto para a seletiva final (precisava estar entre 126º e 150º), sendo obrigado a jogar desde a segunda série de seletivas.

Majors – Além de Duval, há três outros campeões de majors na final da Q-School: Rich Beem (PGA Championship de 2002), Shaun Micheel (PGA Championship de 2003), Lee Janzen (US Opens de 1993 e 1998).  E há também três jogadores que estiveram em Ryder Cups recentes: Jeff Maggert, Boo Weekley e Brett Wetterich.

A lista de campeões do PGA Tour em campo na Q-School é imensa, a começar por Tommy Armour III, recordista do PGA Tour para 72 buracos desde o Texas Open de 2003, quando venceu com 254 tacadas. Hoje, o neto de Tommy Armour, campeão de três majors, tem 52 anos e joga no Champions Tour. Os demais são Guy Boros, Daniel Chopra, Bob Estes, Steve Flesch (o quarto canhoto a vencer na história do PGA Tour), Carlos Franco (recordista sul-americano com quatro títulos do PGA Tour), Robert Gamez, Jason Gore, Mathias Gronberg, Bob May, Scott McCarron, Tim Petrovic e Dean Wilson.

Destaques – Quem acompanha o Big Break, o reality show de golfe no Golfe Channel, vai reconhecer ainda Benoit Beisser, James Nitties e Anthony Rodriguez. Destaque ainda para Harris English, astro da NCAA que venceu no Nationwide Tour deste ano como amador, e o coreano Seung-Yul Noh, número 1 da Ásia.

E não se pode esquecer de Ty Tyron, o menino prodígio que empacou depois de se tornar, em 2001, aos 17 anos, o mais jovem jogador a ganhar – e perder – seu cartão do PGA Tour; e Sam Saunders, o neto de Arnold Palmer, que vem triturando os campos desta seletiva.

Brasileiros – Hoje, terça-feira, é o último dia de treino oficial no Nicklaus Tournament Course e no TPC Stadium Course do PGA West, os dos campos da final da Q-School. Até hoje, em toda a história do PGA Tour, além de Rocha, em 2010, quando ganhou o cartão, o outro único brasileiro a chegar à final das seletivas havia sido Jaime Gonzalez, que jogou três temporadas completas no circuito americano, antes de ir jogar mais dez anos no Tour Europeu.

De quarta a segunda Rocha, Toco e outros 150 jogadores disputam 108 buracos em busca de aproximadamente 30 vagas para o PGA Tour de 2012. A conta varia um pouco, pois há gente já classificada via Nationwide que entra na Q-School tentando melhorar seu status para 2012, o que lhes daria o direito de jogar mais torneios, e esses não contam na lista de classificados. Os 50 seguintes a esses 30 primeiros, aproximadamente, garantem o cartão para o Nationwide Tour, enquanto os demais ganham um cartão condicional para o circuito de acesso ao PGA Tour, que lhes dá direito de jogar alguns torneios do Nationwide.

TV – O Golf Channel transmite as três rodadas finais do torneio, ao vivo e com exclusividade para o Brasil, de sábado a segunda.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados