Seletivas do PGA : Jaime Gonzalez foi duas vezes à final

23/11/2010


Ele conquistou o cartão duas vezes, em 1977 e 1979, seguindo o mesmo caminho de Rocha


Jaime Gonzalez: primeiro brasileiro a chegar à fase final das seletivas para o PGA Tour de golfe
   Jaime Gonzalez: primeiro brasileiro a chegar à fase final das seletivas para o PGA Tour de golfe

por: Ricardo Fonseca

O paulista Alex Rocha é o primeiro brasileiro a chegar à fase final de seletivas para o PGA Tour nos últimos 30 anos, mas, antes dele, seu professor, Jaime Gonzalez, hoje profissional do São Fernando GC, de Cotia (SP), já havia feito o mesmo duas vezes, em 1977 e 1979, e em ambas conquistado o cartão para jogar no circuito profissional mais bem pago do mundo.

Ao contrário da informação publicada antes pelo Portal Brasileiro do Golfe, Jaime entrou direto no Tour Europeu, onde jogou por oito anos, e não no PGA Tour, onde teve que conquistar a vaga da mesma forma que seu aluno mais famoso. Jaime ganhou o cartão pela primeira vez em 1977, logo após terminar a faculdade de Oklahoma como All American pelo quarto ano consecutivo, e virar profissional, e novamente em 1979, para recuperar o cartão perdido em 1978. Ele jogou no PGA Tour de 1980 a 1982, antes de ir jogar na Europa pelos oito anos seguintes.

Cartão – “O PGA Tour já tinha o mesmo sistema de seletivas desde 1965, com três etapas”, conta Jaime. “Em 1977 eu passei pelas três fases, a local, a regional e a nacional e ganhei o cartão terminando lá pela 18ª posição entre os 25 que classificavam”, explica o profissional brasileiro com melhores resultados de todos os tempos. “Depois de perder o cartão em 1978, voltei a jogar as seletivas de 1979, desta vez a partir da segunda fase, e voltei a ganhar o cartão numa das últimas vagas”.

Jaime diz que no seu tempo as seletivas já eram muito difíceis, embora não tanto quanto hoje, e acredita que Rocha tem condições de seguir seus passos e se tornar o segundo brasileiro da história a jogar no PGA Tour. “Em seis dias de torneio, sem cortes, duvido que o Rocha não fique ao menos entre os 50 ou 60 primeiros que vão garantir o cartão para o PGA Tour (25 primeiros e empatados) ou Nationwide Tour (os 25 seguintes e empatados)”, aposta. “A seletiva final é a dez minutos da casa dele, e o lugar do mundo onde o jogo de Rocha mais aparece são nesses campos da Flórida, que ele gosta e sabe como jogar”.

Europa – Onde Jaime entrou direto, sem necessidade de seletivas, foi no Tour Europeu, em 1983, por ter sido jogador da World Cup, daquele ano, onde foi quarto colocado jogando ao lado e Rafael Navarro, até hoje o melhor resultado do Brasil na competição. Naquela época, quem jogava na World Cup tinha um ano de isenção no Tour Europeu. “Na Europa, eu jamais perdi o cartão”, conta Jaime. “Logo no meu segundo ano eu ganhei cinco anos de isenção ao vencer o TPC da Europa, em 1984, e joguei lá até 1989, quando decidi voltar ao Brasil depois de quase 20 anos fora”. Alex Rocha jogou três temporadas completas no Tour Europeu.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados