Seletivas do PGA Tour: definidas chaves dos brasileiros

02/11/2011


Rocha estréia dia 15, na Flórida; Mechereffe e Lucas no dia seguinte, na Flórida e Califórnia


   Rocha: pronto para recuperar seu cartão do PGA no mesmo campo em que se classificou em 2010
    Rocha: pronto para recuperar seu cartão do PGA no mesmo campo em que se classificou em 2010

por: Ricardo Fonseca

Os três brasileiros classificados para a segunda das três seletivas para o PGA Tour de 2012 já sabem onde vão jogar e quais serão seus adversários nas chaves que tem 78 jogadores cada e de 19 a 20 vagas para a etapa final do Q-School. Alexandre Rocha será o primeiro a estrear, dia 15, na Flórida, mesmo estado onde Fernando Mechereffe joga a partir do dia 16. Lucas Lee também estréia dia 16, mas na Califórnia.

Rocha, Mechereffe e Lucas também foram os três únicos brasileiros que chegaram à segunda fase de seletivas em 2010, sendo que deles, só Rocha foi à final e garantiu sua vaga para 2011. Rocha e Lucas vão jogar esta fase nos mesmos campos do ano passado, enquanto Mechereffe, que trocou o Bayonet and Black Horse, em Seaside a Califórnia, por uma novo campo na Flórida.

Rocha – O desafio de Rocha será novamente o campo de 7.557 jardas e par 72 do Southern Hills Plantation Club, em Brooksville, na Flórida, que tem dois pares cinco com mais de 600 jardas e um par 3 de 238 jardas. Para quem bate longe como Rocha, essa pode ser uma vantagem significativa, como foi 2010, quando ele se classificou em oitavo, com oito abaixo, mesmo tendo jogado um volta ruim de 75 tacadas, no terceiro dia,

Um dos principais adversários de Rocha para as 20 vagas em disputa no grupo será Sam Saunders, neto de Arnold Palmer, que se classificou em Orlando com 17 abaixo (66-71-66-68), o melhor resultado de toda a primeira fase. No grupo estão ainda experientes jogadores do PGA Tour que tentam recuperar seu cartão, como Lee Janzen, Frank Lickliter e Ty Tryon, além dos argentinos Alan Wagner e Sebastian Saavedra.

Lucas – Lucas, que jogou 61, 11 abaixo, na rodada final de sua seletiva, a melhor volta de toda a primeira fase, volta ao campo de 7.067 jardas e par 72 do Bear Creek Golf Club, em Murrieta, na Califórnia, desenhado por Jack Nicklaus perto de Los Angeles e San Diego. Em 2010, Lucas esteve entre os classificados até a volta final, quando jogou 79, com cinco bogey e um duplo bogey, sem fazer um único birdie e caiu do 17º para o 32º lugar, com seis acima e a quatro tacadas da classificação.

O brasileiro garante que aprendeu muito desde então e está confiante em conquistar uma das 20 vagas enfrentando um dos mais fortes grupos desta segunda fase, onde se destacam David Duval, Jason Gore, Bob May, Duffy Waldorf e Mark Hensby, além de Seung-Yul Noh, de 20 anos e número 93 do mundo, a nova sensação coreana, que vem de três Top 5 consecutivos na Ásia. Noh venceu o Malaysian Open de 2010 quando se tornou, aos 18 anos e 282 dias, o segundo mais jovem campeão da história do Tour Europeu, atrás apenas de Danny Lee, e fechou o ano como número 1 do Tour Asiático e 34º do Tour Europeu,

Mechereffe – Este ano, Mechereffe vai jogar a segunda fase do Q-School no campo de 7.091 jardas e par 71 do Plantation Preserve Golf Course & Club, em Plantation, na Flórida, onde competem apenas 75 jogadores (são 78 nas outras cinco chaves) e há 19 vagas em disputa, uma a menos do que nos demais grupos. Esta será a sexta vez que o gaúcho tenta chegar à fase final.

Notah Begay, o único índio americano do circuito profissional e amigo de Tiger Woods será um dos jogadores de destaque desta fase. Também jogam o colombiano Diego Velásquez e o venezuelano Raul Sanz.

Regulamento – Só quem passar para a seletiva final do Q-School, que vai ser jogada no começo de dezembro, vai poder disputar com outros 150 jogadores cerca de 30 vagas para o PGA Tour. Os 50 seguintes garantem o cartão para o Nationwide Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour, e os demais ganham um cartão condicional, que lhes dá direito de jogar alguns torneios do Nationwide.

Resumindo: quem passar tem algum tour para jogar em 2012, que não passar, está desempregado. E a concorrência não é pequena. Jogam nesta fase todos os membros do PGA Tour de 2011 que ficaram da 151ª colocação em diante (os 125 primeiros mantiveram seus cartões e o os classificados de 126 a 150 vão direto para a fase final) e todos os campeões de torneios do Nationwide desde 2006.

Vagas – Entram nesta segunda fase ainda todos que ainda não são membros do PGA Tour mas: passaram o corte em um dos quatro majors ou no The Players; de quatro a dez jogadores entre os 25 primeiros do Tour Europeu, do Tour Japonês e do Tour das Australásia; qualquer jogador com mais de 50 cortes no PGA Tour na carreira; os classificados do 41º lugar ao 70º do Nationwide, os classificados do 50º ao 100º lugar no ranking mundial; e dois jogadores entre os dez primeiros do Tour Asiático, Tour Canadense, Tour das Américas e Sunshine Tour de 2010.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados