Seletivas do PGA Tour: Rocha volta à Q-School para melhorar status

27/11/2012


Este ano brasileiro já tem o cartão para o Web.com Tour e cartão parcial para o PGA Tour


Rocha: voltando à Q-School, mas em situação mais tranquila do que nas temporadas de golfe passadas
   Rocha: voltando à Q-School, mas em situação mais tranquila do que nas temporadas de golfe passadas

por: Ricardo Fonseca

A partir desta quarta-feira, e pelo terceiro ano consecutivo, o profissional brasileiro Alexandre Rocha disputa a fase final da Q-School, a seletiva para o PGA Tour, que vai ser jogada em seis dias – 108 buracos – no Nicklaus Tournament Course (par 72, 7.204 jardas) e no TPC Stadium Course, do PGA West (par 72, 7.300 jardas), ambos desenhados por Jack Nicklaus, em La Quinta, na Califórnia. A diferença é que nos anos anteriores, não terminar entre os 25 primeiros e empatados que garantem um cartão integral para o PGA Tour, significaria passar o ano seguinte quase desempregado, apenas com um cartão condicional para o Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour.

Este ano, Rocha chega à seletiva final em situação bem mais confortável. Por terminar entre a 126ª e a 150ª colocação do ranking de prêmios do PGA Tour de 2012, o brasileiro já tem o direito de jogar toda a temporada do Web.com Tour e ainda ganhou um cartão condicional para o PGA Tour, o que lhe daria inicialmente o direito de jogar cerca de 10 torneios da temporada de 2013, contra 15 dos que ganahrem cartão via Q-School. Uma pressão muito menor para Rocha, que tenta melhorar sua prioridade de inscrição nos torneios da próxima temporada, terminando entre os 25 primeiros e empatados, após os seis dias de jogo.

Menos torneios – O maior problema para todos os que têm cartões condicionais ou que irão garantir o cartão na Q-School ou já o fizeram ao terminar entre os 25 primeiros do Web.com Tour, é que a temporada de 2013 vai ter cinco torneios a menos do que nos anos anteriores, já que o Mayakoba, no México, deixou o calendário este ano, e a temporada vai terminar em setembro, após o Tour Championship, uma vez que os quatro torneios da antiga Fall Series, em outubro e novembro, começam a ser os primeiros da temporada seguinte, valendo já para 2014.

Rocha estreia nesta quarta, às 9h20 (15h20 em Brasília) pelo tee do 10, ao lado do coreano H.S. Kim e do americano Joseph Bramlett. Ao todo serão 156 jogadores em campo, incluindo muita gente forte, como Todd Hamilton e Shaun Micheel, que já ganharam majors; veteranos do PGA Tour como Len Mattiace, Billy Mayfair, Nick O`Hern, Tom Pernice e Camilo Villegas; e jogadores de ponta do Tour Europeu, como Rafael Cabrera-Bello, Gonzalo Fernandez-Castano, Ross Fisher e Robert Karlsson; além de estreantes como Patrick Cantlay, Bryden MacPherson e James White.

Favorito – Karlsson é, sem dúvida, o maior favorito em campo. Ele já venceu 11 vezes no Tour Europeu e esteve em duas Ryder Cups. Ele jogou quatro voltas na casa das 60 tacadas para somar 18 abaixo e terminar em primeiro na sede do Southern Hills Plantation Club, na Flórida, na segunda fase da Q-School. Arjun Atwal, Daniel Chopra e Derek Lamely, também vieram desse grupo.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados