Seletivas do US Open: Mechereffe vence qualifying e vai à final

08/05/2013


Brasileiro jogou 64, oito abaixo do par, e joga decisão dia 3, ao lado de Alexandre Rocha


Mechereffe: vencendo seletiva com oito abaixo e duas de vantagem para chegar à final dos Qualifyings
Mechereffe: vencendo seletiva com oito abaixo e duas de vantagem para chegar à final dos Qualifyings

por: Ricardo Fonseca

(Ampliação) – Depois de quatro brasileiros terem sido eliminados na primeira fase das seletivas para o US Open, o profissional gaúcho Fernando Mechereffe, venceu a sua chave do Local Qualifying, nesta quarta-feira e se classificou para jogar a segunda e última etapa, os Sectional Qualifyings, dia 3 de junho. O profissional paulista Alexandre Rocha, que entrou no US Open de 2011, onde se tornou o primeiro e único brasileiro a passar o corte na competição, entra direto na fase final das seletivas e também vai jogar dia 3 de junho, tentando voltar ao segundo major da temporada do golfe profissional.

Mechereffe disputou sua seletiva no campo do Holston Hills Country Club, no Tennessee. Ele jogou 64, oito abaixo do par, para ser campeão da chave por duas tacadas de vantagem. “Joguei muito bem hoje”, comemora Mechereffe, que pelo segundo ano consecutivo joga no Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour. “Acertei 17 greens e emboquei bastante também” conta o brasileiro. “Se Deus quiser, vamos ao Merion”, diz Mechereffe, referindo-se à sede do US Open deste ano, o Merion Golf Club, em Ardmore, na Pensilvânia, a 18 km da Filadélfia, a segunda maior cidade da Costa Leste e quinta maior dos Estados Unidos, que recebe o torneio de 13 a 16 de junho.

Sem treinar – Em dezembro passado, o brasileiro, que trocou Charlotte, na Carolina do Norte, onde morava desde que foi para os EUA, uma década atrás, por Knoxville, onde sua noiva passou a trabalhar, mas nunca havia jogado no campo do Holston Hills. “Cheguei na véspera, dei uma boa olhada anele, mas a seletiva foi minha primeira volta oficial aqui”, conta Mechereffe. Apesar disso, ele fez cinco birdies consecutivos (do 4 ao 8) na primeira metade do campo, e mais quatro birdies na volta final, cum um único bogey no 11, de par 3.

Jonathan Hodge (66), que joga no Web.com Tour; Eric Axley (67), ex-jogador do PGA Tour, que mora em Knoxville e tenta jogar o US Open pela sétima vez e já ficou em nono, em 2008, em Torrey Pines; David Holmes (68), que jogou pela University of Tennessee; e o australiano Bradley Smith (68) ficaram com as quatro vagas restantes. Holmes e Smith jogaram um desempate contra Jason Gandy, outro golfista de Knoxville, para ficar com as vagas. Gandy e Jordan Jennings, que jogou 69, ficaram como reservas.

Pioneiros – Em toda a história do US Open, apenas Philippe Gasnier, em 2008, em Torrey Pines, na Califórnia, e Rocha, em 2011, no Congressional, em Maryland, chegaram ao US Open através das seletivas. Antes deles, os únicos a jogar no US Open haviam sido Mario Gonzalez e Walter Ratto, ainda amadores, em 1941, no Colonial, no Texas, onde entraram por convite. Rocha foi o único a passar o corte.

Gasnier, que também jogou suas seletiva nesta quarta-feira, chegou perto, mas não conseguiu se classificar para a próxima fase. Ele jogou 73 no Orange Tree Golf Club, em Orlando, na Flórida, terminando em 16º lugar numa chave de 100 jogadores, onde cinco ganharam vaga para os Sectional Qualifyings e dois ficaram como reservas. Venceu Ryan Blaum, com 67 tacadas.

Vagas – Andrew Pope e o colombiano Diego Velasquez ficaram em segundo, com 68, e as duas vagas finais foram decididas num desempate entre cinco jogadores que marcam 70, onde John Duthie e Joseph Affrunti levaram a melhor. O argentino Tommy Cocha jogou 72 e também não passou para a próxima fase.

Os brasileiros Thor Salen e Luiz Jacintho, ambos amadores, e o profissional Rafael Barcellos, também já haviam jogado nos Local Qualifyings sem sucesso. Nos próximos dias será a vez do profissional Marcelo Monteiro e do amador Thomas Pinheiro jogarem na primeira fase de seletivas.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados