Seletivas do Web.com: Rocha fica a uma tacada da classificação

15/11/2014


Mesmo sem chegar às finais, paulista terá um cartão condicional para a temporada 2015


Rocha: garantindo sua quinta temporada nos circuitos profissionais de golfe dos EUA
Rocha: garantindo sua quinta temporada nos circuitos profissionais de golfe dos EUA

por: Ricardo Fonseca

O profissional paulista Alexandre Rocha ficou a uma tacada de passar para a seletiva final para o Web.com Tour e ter a chance de recuperar o cartão integral para a temporada de 2015, que ele perdeu ao não terminar entre os 75 primeiros do ranking deste ano. Rocha, que jogou a segunda das três fases da Q-School no campo do Southern Hills Plantation Club, em Brooksville, na Flórida somou 282 (67-73-71-71) tacadas, seis abaixo, para empatar em 20º lugar. Apenas os 19 primeiros avançaram para a classificação final.

Apesar do revés, Rocha já tem um cartão condicional para a temporada de 2015 do Web.com Tour, por ter terminado da 76ª à 100ª colocação do ranking do circuito. Esse é o mesmo status que conseguiria se chegasse à seletiva final e não terminasse entre os 45 primeiros, ou se ficasse da segunda à quinta posição no ranking final do PGA Tour Latinoamérica.

Cartão condicional – Na prática, isso significa que Rocha deverá conseguir vaga nos cinco primeiros torneios do Web.com Tour de 2015, os menos concorridos, por serem jogados na América Latina. Mas a participação do brasileiro nos demais torneios do ano dependerá desses resultados iniciais. A cada cinco torneio é feito um novo ranking de prioridade de inscrição entre os que têm cartões condicionais, pelo dinheiro ganho até então.

Os 75 finalistas do Web.com Tour de 2014, que jogaram os quatro torneios decisivos do torneio (Finals), o primeiro colocado do Web.com Tour, e os que terminarem a seletiva final entre os dez primeiros colocados, só estão sujeitos a mudar de status após o terceiro re-ranking. Os colocados de 11º a 45º na seletiva final, estão isentos dos dois primeiros re-rankings. O campeão da seletiva final e empatados, não passam por re-rankings.

Calendário – O calendário de 2015 do Web.com Tour ainda não saiu, mas se for mantido o mesmo dos últimos anos, o circuito começa com jogos na Colômbia, Chile, Brasil, Panamá, EUA e México. Fernando Mechereffe jogou as duas últimas temporadas com cartão condicional e graças aos re-rankings pode jogar todos os torneios do ano.

Para Mechereffe, no entanto, que terminou além da 100ª colocação no ranking do Web.com Tour de 2014, ele não tem outra opção a não ser passar pela seletiva da segunda fase, que joga na próxima semana. Se chegar à final, terá assegurado ao menos um cartão condicional. Se não passar, terá que voltar ao PGA Tour Latinoamérica em 2015, para tentar reconquistar seu cartão para 2016.

Lucas chegou lá – O Brasil tem ainda Lucas Lee com um cartão condicional assegurado para o Web.com Tour de 2015, com o mesmo status de Rocha. Por ter sido Top 10 do PGA Tour China até o prazo final de inscrições (17 de setemrbo), ele ganhou vaga direta na seletiva final, que vai ser jogada em dezembro. Assim, ao mesmo Rocha e Lucas já estão garantidos no Web.com Tour até o primeiro re-ranking de 2015.

O medalhista da seletiva de Rocha foi Matt Atkins, com 15 abaixo, seguido por Stephan Jaeger, com 12 abaixo e por Patton Kizzire, com 11 abaixo. Quatro jogadores empataram em quatro, com 10 abaixo. Todos são americanos. O americano Scott Parel, um dos três empatados com 17 abaixo, nas vagas finais, fez birdie no 18 tirando Rocha da zona de classificação.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados