Seletivas para o PGA: brasileiros estréiam nesta quarta

16/11/2010


Alex Rocha, Fernando Mechereffe e Lucas Lee tentam chegar à fase final do qualifying


Alex Rocha: depois do TOur Europeu de golfe, a vez de realizar o sonho americano
   Alex Rocha: depois do Tour Europeu de golfe, a vez de tentar realizar o sonho americano

por: Ricardo Fonseca

Os profissionais Alex Rocha, Fernando Mechereffe e Lucas Lee são a última chance que o golfe brasileiro tem de terminar o ano com boas notícias, depois de muitos tropeços de nosso golfe competitivo no cenário internacional. Os três iniciam nesta quarta-feira a segunda das três fases de seletivas para o PGA Tour de 2011. Quem passar por esta fase, além de poder disputar uma vaga para a próxima temporada do circuito profissional mais bem pago do mundo, terá garantido o cartão, mesmo que condicional, para o Nationwide Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour.

Ao todo, esta segunda etapa das seletivas terá seis chaves de 80 jogadores cada e muita pressão, tal a quantidade de jogadores fortes que tentam permanecer vivos na mais difícil prova do golfe mundial. Além dos classificados na primeira etapa, como os brasileiros, tem direito de jogar nesta segunda fase todos os jogadores que terminaram da 151ª posição em diante no PGA Tour de 2010; todos os ganhadores do Nationwide Tour dos últimos seis anos; todos os que passaram o corte nos majors e no Players Championship de 2010; quatro jogadores classificados até a 25ª colocação no Tour Europeu, Tour Japonês de 2010 e no Tour da Australásia de 2009; todos os jogadores que passaram 50 cortes ou mais no PGA Tour, na carreira; os classificados de 41º ao 70º lugar no Nationwide Tour de 2010; todos entre a 51ª e a 100ª posição do ranking mundial; e dois jogadores entre os dez primeiros do Tour Asiático, Tour Canadense, Tour das Américas e Sunshine Tour de 2009.

Brasileiros – Alex Rocha vai jogar a segunda fase no Southern Hills Plantation Club, em Brooksville, na Flórida. Lucas Lee tenta a sorte no Bear Creek Golf Club, em Murrieta, na Califórnia, e Fernando Mechereffe no Bayonet Course do Bayonet and Black Horse, em Seaside, também na Califórnia. Todos jogam de quarta a sábado, sem cortes. O número de vagas em cada chave – aproximadametne 25 – vai ser conhecido hoje, uma vez que o PGA Tour de 2010 terminou no último domingo, na Disney, definindo quem mantém o cartão, quem joga a segunda fase das seletivas e quem pode ir direto para a peneira final.

Passar por essa peneira não é fácil para quem, como os brasileiros, vem de poucos torneios e estão sem ritmo de jogo. Mas ficar entre os 150 finalistas, que disputam a seletiva final em dezembro, já seria uma vitória para os brasileiros, que poderiam garantir ao menos um cartão condicional do Nationwide Tour. Isso pode significar o direito de jogar poucos torneios do circuito de acesso do PGA Tour, mas para os três brasileiros, que moram nos EUA, seria uma enorme vantagem.

Decisão – Na seletiva final, além dos classificados nas seis chaves da segunda etapa, poderão jogar muitos jogadores fortes, como os que terminaram da 126ª à 150ª posição no ranking do PGA Tour e perderam seus cartões para 2011. Nessa turma estão profissionais como Briny Baird, Troy Matteson, Woody Austin, Bob Estes, John Mallinger, Paul Stankowski, Tom Pernice Jr., John Merrick, Scott McCarron e Billy Mayfair, entre muitos outros nomes conhecidos.

Mas entram também na seletiva final todos os jogadores com dinheiro ganho nos torneios da série mundial e eventos extra-oficiais do PGA Tour, suficiente para estar entre os 150 primeiros; casos especiais de licenças médicas; os que terminaram de 26º ao 40º lugar no Nationwide Tour de 2010; três classificados entre os dez primeiros no Tour Europeu e Tour Japonês de 2010 e no Tour da Australásia de 2009; e os classificados entre os 50 primeiros do ranking mundial, na data limite de inscrição.

Final – A fase final será jogada em seis dias, sem cortes (antes havia dois cortes, a cada 36 buracos). Os 25 primeiros e empatados ganham o cartão para jogar o PGA Tour em 2011. Os 50 seguintes ganham o cartão para o Nationwide Tour e os demais (perto de 75) ganham o cartão condicional (jogam se sobrar vaga) no Nationwide. Ou seja, o segredo é chegar à fase final, o que nenhum brasileiro conseguiu até hoje. A seletiva final, de 1º a 6 de dezembro, no Orange County National Golf Center & Lodge, terá transmissão ao vivo no Golf Channel.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados