Seletivas para o US Open: Gasnier e Kim tem classificação dramática

15/05/2012


Com eles, são seis os brasileiro garantidos na peneira final para o segundo major do ano


Gasnier: bola fora de campo no final da rodada para precisar garantir a vaga num tríplice playoff
   Gasnier: bola fora de campo no final da rodada para precisar garantir a vaga num tríplice playoff

O carioca Philippe Gasnier e o paulista Eduardo Kim ampliaram para seis o número de brasileiros classificados para is sectional Qualifyings, a segunda e última série de seletivas para o US Open de 2012, que vai ser jogado de 14 a 17 de junho, no Olympic Club, em San Francisco, na Califórnia. Eles se juntam assim a aos profissionais Lucas Lee e Fernando Mechereffe e ao amador Luis Jacintho que também passaram por suas classificações locais, e a Alexandre Rocha, que entra direto na fase final das seletivas, por ser membro do PGA Tour.

Gasnier, que em 2008 tornou-se o primeiro brasileiro a jogar no US Open através das seletivas, jogou o local qualifying no campo Orange Tree Golf Club, em Orlando, na Flórida, onde 75 jogadores disputavam cinco vagas e tomou um susto quando já parecia ter a classificação assegurada. O profissional carioca vinha jogando duas abaixo até perto do final, quando bateu uma bola para fora de campo, devolveu duas tacadas e terminou a volta com 72, o par do campo.

Playoff – Com esse resultado, Gasnier empatou em quinto com mais dois jogadores e tiveram que disputar um playoff para ver qual deles ficava com a vaga final. Após empate no primeiro buraco extra, Gasnier fez birdie no segundo para se classificar para a próxima fase. Os sectional qualifyings serão jogados dia 4 de junho em 36 buracos, em 11 sedes diferentes, com número diferenciado de vagas, dependendo da dificuldade do grupo.

Gasnier está inscrito para a seletiva final da Flórida, no Quarry Course do Black Diamond Ranch, mas está tentando mudar, o que não é fácil. O problema é que a seletiva da Flórida deve dar no máximo três vagas, ficando o maior número delas para a sede onde jogam a maioria dos profissionais do PGA Tour que não tem vaga no US Open, onde Gasnier quer jogar. A concorrência é maior, mas as chances também.

Kim – Horas depois de Philippe Gasnier ter garantido sua vaga nesta segunda-feira, foi a vez do profissional paulista Eduardo Kim garantir sua presença na segunda e última série de seletivas para o US Open. Kim se classificou no local qualifying do Barona Creek Golf Club, na Califórnia, que deu seis vagas para os sectional qualifyings de 4 de junho. O brasileiro jogou duas abaixo de ida, com três birdies, e par de campo de volta, com mais dois birdies.

Kim empatou em terceiro com mais quatro jogadores e teve que disputar um playoff de quatro, por três vagas. A chave foi muito disputada, com dois amadores empatando em primeiro com 69 tacadas, três abaixo do par. Dos cinco empatados em terceiro, apenas Kim e mais um eram profissionais, os outros três eram amadores. Um dos amadores foi eliminado no desempate.

Histórico – O último brasileiro a jogar no US Open foi o profissional paulista Alexandre Rocha, em 2011, seu primeiro ano no PGA Tour. Ele entrou no segundo major da temporada através das seletivas finais para se tornar o primeiro brasileiro a passar o corte na competição. Mais um feito para quem desde 2011 é o único brasileiro em três décadas a jogar no circuito profissional de golfe mais bem pago do mundo.

Este ano, também tentaram a vaga, mas não conseguiram ir adiante quatro profissionais que moram no Brasil: Rafael Barcellos, Ronaldo Francisco, Felipe Navarro e de Marcelo Monteiro, o Mamá, do Quinta da Baroneza. JP Albuquerque decidiu não jogar nas seletivas deste ano.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados