Seniores: ABGS lança nova identidade visual

30/06/2011


Logotipo mais moderno e site reformulado marcam nova fase do golfe sênior no Brasil


   Novo logo da ABGS: mais moderno, dinâmico e com o nome do esporte grafado em português
   Novo logo da ABGS: mais moderno, dinâmico e com o nome do esporte grafado em português

A ABGS – Associação Brasileira de Golfe Sênior – está de cara nova. A entidade que congrega milhares de jogadores com mais de 40 (pré-seniores) e 55 (seniores) anos, está mais jovem do que nunca, com um novo logotipo, moderno e dinâmico; um site (www.abgs.com.br) totalmente reformulado para ficar mais ágil e com uma sutil, mas importante, mudança no nome: passou a adotar a palavra “Golfe”, em português, com “e” final, e não a ortografia inglesa que usava desde sua fundação.

O novo site da entidade entrou no ar nesta terça-feira pela manhã e, além do novo visual, traz novas seções, como a Linha do Tempo que mostra os campeões de todos os Campeonatos Brasileiros de Golfe Sênior da história. Lá se pode, ainda, assistir ao vídeo que apresenta a nova marca e ouvir o Hino da ABGS. Em breve, poderá adquirir produtos da Boutique ABGS.

Evolução – “A nossa intenção foi definir o novo posicionamento da entidade no universo do golfe”, diz Paulo Pacheco, presidente da ABGS e idealizador da iniciativa. “Estamos vivendo um novo momento do golfe no mundo e, particularmente, no Brasil”, explica o dirigente, que também é vice-presidente da Confederação Brasileira de Golfe. “Os seniores não poderiam ficar de fora dessa grande evolução que vamos vivenciar com os Jogos Olímpicos e com a entrada definitiva do golfe brasileiro num cenário mundial, em que experimentaremos um crescimento numa proporção sem precedentes”, diz Pacheco.

A nova identidade visual é fruto de um trabalho de profissionalização da entidade que já vem sendo desenvolvido há alguns anos. Para isso, a ABGS contratou o FMYD Studio, um escritório de design, responsável pela elaboração da nova identidade. No total, foram sete meses de trabalho conjunto da ABGS com a empresa, liderada pelo designer Fabio Makoto. “Essa ação é parte fundamental do plano estratégico que foi aprovado pelo conselho da ABGS no ano passado”, conta Pacheco. “Os membros da entidade tiveram papel fundamental na inovação, já que tiveram suas opiniões levadas em conta após extensa pesquisa realizada com uma parcela significativa dos quadros da associação”.

Trabalho – A mudança da logomarca foi definida após três etapas. Na primeira delas, a estratégia de marca, a pesquisa com os associados ajudou a entidade a definir o seu posicionamento no mundo do golfe. Na etapa seguinte, a expressão de marca, foram estudados os diversos públicos que interagem com a ABGS – seus associados, fornecedores, patrocinadores, apoiadores, etc. Diante disso, foi definida a essência do posicionamento da ABGS, que é construir relações, para daí passar para a etapa final, que foi o design propriamente dito.

O FMYD Studio procurou sintetizar visualmente a essência da ABGS para chegar à nova identidade visual, que inclui um novo logo, paleta cromática (cores que será utilizadas nos materiais impressos, sites, etc), tipografia (tipo da letra), estilo fotográfico e grid (organização de todos os elementos no layout).

Movimento – “No logo, a ABGS procurou fugir do lugar comum e optou por não usar elementos que remetem ao esporte, como tacos e bolas”, diz Makoto. “A inclinação do logo dá a ideia de movimento para a frente, sempre construindo relações”, explica. “As cores utilizadas são as do Brasil, reforçando a nacionalidade da entidade”, conclui. “A presença internacional da ABGS, que já era forte, será cada vez mais marcante”, diz Pacheco.

O novo logo pode ser utilizado numa infinidade de produtos, que vão desde luvas e bolas de golfe a vestuário, broches e acessórios como malas e bolsas. Os associados da ABGS começaram a receber o Anuário ABGS 2011 já com a nova comunicação visual. Junto com a publicação, receberam também um DVD com um filme que ilustra a mudança.

Profissionalismo – “A ABGS se mostra mais uma vez antenada com a evolução do mundo, do País e principalmente do golfe”, diz Pacheco. “Sempre com muito profissionalismo e planejamento estratégico, estamos prontos para um futuro de muitas realizações e novos desafios”.

Fundada em 1979, a Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS) reúne cerca de mil associados de todo o Brasil. A maioria são conselheiros, CEOs, executivos de alto escalão, empresários e consultores de empresas, todos tomadores de decisão. “São pessoas resolvidas em todos os sentidos, que têm o seu poder econômico preservado e têm prazer em viajar e encontrar um grupo de amigos para um jogo agradável e competitivo”, reforça Pacheco.
   Paulo Pacheco: comandando as maiores mudanças no golfe sênior do Brasil para levá-lo ao século 21
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