Sotaque gaúcho: Torito e Lang fazem duelo de campeões

23/04/2011


Eles dividem a liderança, no par do campo; Barata foi a melhor entre as mulheres; em Brasília


Torito : tentando vencer pela segunda vez em quatro anos para voltar a ser o nº 1 do golfe brasileiro
 Torito : tentando vencer pela segunda vez em quatro anos para voltar a ser o nº 1 do golfe brasileiro
 
O gaúcho Felipe Lessa, o Torito, do Porto Alegre CC, deu um importante passo para vencer seu segundo torneio do ano e reassumir a liderança do ranking brasileiro ao jogar o par do campo e estrear empatado com o também gaúcho Arthur Lang na liderança do 28º Aberto de Brasília, nesta sexta-feira, no Clube de Golfe de Brasília, às margens do lago Paranoá. A tacada inicial do torneio foi dada pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, ex-ministro dos Esportes do governo Lula.

Torito, que foi número 1 do Brasil pela primeira vez aos 13 anos, venceu o Aberto do RS deste ano e foi campeão em Brasília em 2008, além de ser vice-campeão em 2010, quando perdeu o título para o agora profissional Guilherme Oda. Torito joga a partir das 12h30 deste sábado, ao lado de Lang, que venceu o torneio em 2009, para conquistar seu único título de um torneio do ranking nacional, num duelo entre os dois últimos campeões do Aberto de Brasília em campo este ano.

Destaques – Walter Nunes de Sousa, que ficou sozinho em terceiro, com 73, como o melhor jogador da casa. Rogério Ribeiro, também de Brasília, jogou 74, para ficar em quarto lugar. A seguir, com 75 tacadas, empataram o veterano gaúcho Octavio Villar, de Pelotas, Felipe Gonzalez, do Damha Golf Club, de São Carlos (SP) e o americano Clay Hamlin, que defende o Royal Golf, do Paraná, e vem de um vice-campeonato no Aberto do Rio, em Búzios.

Entre os dez jogadores que quebraram as 80 tacadas na estréia estão ainda Matheus Balestrin, do Belém Novo, de porto Alegre, o oitavo colocado, com 78 tacadas, o que dá aos gaúchos quatro das oito primeiras colocações; Fábio Salinas, que terminou em nono, com 79, deixando o Damha com dois jogadores entre os nove primeiros num torneio do ranking nacional – e que vale também para o ranking mundial – e Ivan Tsukazan, número 1 de São Paulo, que empatou com ele.

Tropeços – O paulista Giordano Junqueira, do Ipê GC, de Ribeirão Preto, que era o número 1 do Brasil até o último torneio, subiu seis tacadas nos nove buracos finais para jogar 80 e empatar em 11º como Paulo Nagata, mais um dos destaques da casa. Quem também decepcionou foi o veterano Roberto Gomez, campeão do Aberto de Brasília de 2007 com o melhor resultado da última década, quando fez uma volta de 67 tacadas e venceu com cinco abaixo. Ele jogou 81 (+9) para empatar em 13º lugar com Ralph Wagner, outro bom jogador da casa.

Entre as mulheres, a paulista Lúcia Guilger, a Barata, vice-campeã do torneio em 2010, jogou 73 para liderar com cinco tacadas de vantagem sobre Ruriko Nakamura, a número 1 do Brasil, que defende o título ganho em 2010, três tacadas à frente das adversárias. A paranaense Larissa Rocha Pombo, que vem de uma vitória em Búzios, estreou em terceiro, com 84.

Governador – Depois de participar da cerimônia de hasteamento das bandeiras e de dar a tacada inicial do evento que integra as comemorações do aniversário do Distrito Federal, o governador Agnelo Queiroz revelou que já tomou aulas de golfe e que pretende voltar ao esporte. “Acho o golfe um esporte fantástico e é maravilhoso conviver num ambiente desses”, disse. “Só não segui no esporte porque quando o presidente Lula me convocou para ser Ministro do Esporte não tive mais tempo”, conta.

Também participaram da cerimônia de abertura do Aberto do Brasília Célio René Trindade, secretário de Esportes do DF, Luiz Carlos Santana, secretário-adjunto, Arata Hara, vice-presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Alexandre Cordeiro, presidente da Fecong, Péricles Toledo, presidente do Clube de Golfe de Brasília, além de membros da diretoria e do conselho do clube.

Apoios – O Portal Brasileiro do Golfe e a revista Golf & Turismo estão entre os apoiadores do 28º Aberto de Brasília, que conta ainda com a American Airlines (www.aa.com), Golden Tulip Brasília Alvorada, Governo do DF, Secretaria de Esportes do DF, Brasília Convention & Visitors Bureau, Concessionária Brasal, G3 Comunicação, Gol Linhas Aéreas, Mapfre Seguros, Oba Hortifruti, e New Golf. O evento é organizado pelo Clube de Golfe de Brasília e Fecong e tem o apoio institucional da Confederação Brasileira de Golfe.


Serviço

Clube de Golfe de Brasília e Brasília Golf Center

SCES Trecho 02 Lote 17 – Asa Sul — Brasilia -DF
Tel. (61) 3224-2718
Data: 22, 23 e 24/04
Horário: 7h às 17h
Entrada Gratuita


  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados