05/11/2011
Homenageado com o troféu “Celebração do Ano” no jantar do Annual Caddy Awards, em Xangai, por causa de sua polêmica entrevista no Bridgestone Invitational, quando foi ouvido em rede mundial comemorando seu primeiro título com o novo patrão, Adam Scott, o caddie Steve Williams extrapolou o tom de brincadeira da festa ao fazer um infeliz comentário racista. “Meu objetivo era enfiá-lo naquele rabo preto” (It was my aim to shove it up that black ass), disse o ex-caddie de Tiger Woods, enquanto levantava o troféu.
Embora a expressão “black ass” seja utilizada por brancos e negros americanos no linguajar popular, sem a necessária conotação racista, a maneira como foi dita, no momento em que foi dita, teve um efeito devastador, a começar pela platéia de caddies, profissionais e patrocinadores, que após alguns rizinhos indecisos, calou-se constrangida. Na imprensa britânica, às voltas com uma acusação de racismo no futebol, que não sai das manchetes, o comentário de Steve teve repercussão ainda maior.
Estrago – Steve só soube do estrago que suas palavras fizeram no café da manhã do dia seguinte, quando se mostrou surpreso com a reação da mídia, onde a palavra racismo era uma das mais fracas associadas ao nome do ex-caddie de Tiger. “Por que eles fizeram isso?”, indagou, estupefato. “A coisa toda era para ser uma brincadeira”, insistiu, antes de voltar ao quarto e escrever um pedido de desculpas em seu site.
“Eu peço desculpas pelos comentários que fiz na noite de ontem no jantar do Annual Caddy Awards, em Xangai”, escreveu. “Jogadores e caddies esperam por essa noite durante todo o ano e o clima é sempre de brincadeira e diversão”, explicou. “Eu agora me dei conta que meus comentários podem ser entendidos como racistas, mas, de qualquer forma, eu asseguro que essa não foi minha intenção e peço sinceras desculpas a Tiger e qualquer outro que tenha se ofendido”.
Lamentável – Woods, que já está na Austrália treinando para o torneio da próxima semana, onde joga as duas primeiras rodadas ao lado de Adam Scott e de seu caddie Steve, não comentou o incidente. Mas seu agente, Mark Steinberg, aproveitou a situação. “Recebemos inúmeros telefonemas de pessoas que estavam na festa dos caddies”, disse. “Pelos vários relatos que tivemos foi uma coisa triste”, continua. “Foi um comentário lamentável, mas não há nada que possamos fazer ou dizer”.
O curioso é que Steve estava recebendo a homenagem de “Celebração do Ano” justamente pela entrevista que deu em rede mundial de TV, no Firestone CC, afirmando que a vitória de Scott no Bridgestone, com ele na bolsa, havia sido a “mais importante” de sua carreira. O fato ganhou tanta repercussão que Steve também foi obrigado a recorrer a seu site para pedir desculpas, não a Tiger, a quem desdenhara, mas ao novo patrão que ele não citou em todo o tempo em que esteve no ar.
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
05/11/2024
05/11/2024
04/11/2024
04/11/2024
31/10/2024
31/10/2024
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados