Sucesso da Copa do Mundo FIFA inspira novo Match Play do PGA Tour

03/07/2014


Formato como o usado no Brasil será adotado em 2015. Agora só falta novo patrocinador


Finchem: sucesso da Copa do Muno de futebol no Brasil inspirou mudança no Match Play dos WGC
Finchem: sucesso da Copa do Muno de futebol no Brasil inspirou mudança no Match Play dos WGC

Depois de perder o patrocínio da Accenture, parte por culpa do formato de chave eliminatória, como no tênis, que elimina metade dos jogadores na primeira rodada, e parte pelo descaso dos melhores profissionais do mundo, que vinham boicotando a competição, o Match Play dos World Golf Championships, a série de campeonatos mundiais, voltará em 2015 com um novo formato inspirado na Copa do Mundo de Futebol que está sendo jogada no Brasil e que pela primeira vez contagiou os americanos de costa a costa.

Quando voltar no próximo ano com novo formato, novo local, nova data e novo patrocinador, o ex-Accenture Match Play ainda terá 64 jogadores, mas divididos em 16 grupos de quatro, que jogam ao menos três vezes, antes de o melhor da cada chave avançar para as oitavas de final e quartas-de-final, no sábado, e semifinal e final, no domingo.

Estilo Copa do Mundo – “Nós vamos fazer diferente no próximo ano”, avisou Tim Finchem comissário do PGA Tour, neta quarta-feira, em entrevista coletiva no Harding Park, em San Francisco, nova sede do envento. “Vai ser um formato igual do da Copa do Mundo de futebol”, compara Finchem, para quem é muito bom poder anunciar isso ainda sob o impacto da Copa do Mundo. “Todo mundo nos EUA conehceu esse formato de disputa usando nesse último mês no Brasil, onde nós vamos jogar golfe nos Jogos Olímpicos de 2016”;

“É uma espécie de bom que nós somos capazes de falar sobre isso no contexto de todo mundo nos Estados Unidos a ser rebitada para esse formato ao longo do último mês no Brasil, onde vamos jogar golfe nos Jogos Olímpicos pela primeira vez em 16 “, diz o dirigente. “Na quarta, quinta e sexta-feiras, todos os 64 jogadores jogam três vezes, todos contra todos, dentro de seu grupo, para classificar os 16 primeiros, um por chave, que jogam no final de semana”, explica.

Boicote – O formato antigo não agradava jogadores e patrocinadores, pois não havia garantias de que os melhores do mundo jogariam mais de um dia. Tiger Woods ganhou o torneio três vezes (2003, 2004 e 2008), mas em seis não passou do segundo dia. Perdeu na primeira rodada em 2002, 2001 e 2013 e na segunda em 2005, 2009 e 2012. Este ano, em Marana, no Arizona, em fevereiro, Woods nem jogou, assim como Adam Scott e Phil Mickelson, que esnobaram o primeiro dos quatro mundiais.

O Match Play do Tour Europeu, que é um sucesso, sempre usou o sistema de chaves, mas com oito grupos de três jogadores, com dois de cada grupo, 16 no total, passando para a fase seguinte, eliminatória. Assim, todos jogam ao menos duas vezes e dois terços dos jogadores ao menos uma terceira vez. Até o Match Play do Mini Tour Profissional de Golfe do Brasil, jogado no começo do ano, no Paraná, adotou o sistema de chaves.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados