02/09/2014
por: Ricardo Fonseca
Apesar de todas as dificuldades criadas pelo adiamento de decisões das empresas em função da Copa do Mundo, da expectativa com as eleições presidenciais e da retração do mercado de turismo do Brasil nesse período, a segunda edição da feira Ski & Golf Fair + Hype Sports, que teve um torneio de golfe, domingo, em Itu, e suas reuniões de negócios, nesta segunda, em São Paulo, tem muito que comemorar. Nesta edição, além do golfe e do esqui, os dois esportes que deram origem ao evento, em 2013, a feira agregou expositores com produtos sobre bike, vela, moto e mergulho.
Apesar de o número de expositores ter ficado estável rem reação a 2013, a movimentação da feira teve uma crescimento de 40% com relação ao evento inaugural, com todos os 320 horários disponíveis para agendamentos de reuniões sendo preenchidos por agentes de viagens interessados em conhecer os destinos e empresas ligadas ao turismo de esportes, combinados com luxo. Um mercado ainda pouco explorado no Brasil por causa da falta da especialização dos agentes.
Rodadas – “As rodadas de negócios foram muito positivas, com apenas 10% de não comparecimentos”, conta Ondina. “Por outro lado, a presença de profissionais sem agendamentos acabou cobrindo os horários disponíveis e manteve o nível de negócios e contatos além do esperado”, diz a empresária, que até já marcou data para a terceira edição da Ski & Golf Fair + Hype Sports que terá seu torneio de golfe, domingo, 30 de agosto de 2015, e a feita no dia seguinte.
Nas fotos ao lado, de cima para baixo: Ondina Becker,
idealizadora o organizadora da Ski & Golf Fair; Klaus Kaiser, da
Team Tours, e Maria Luiza Borges, do Consulado da Áustria; Marco Bedia,
Rebecca Ann Meadows, Douglas Araújo e Joana Frota Benvenuti, da Turkish
Airlines; e os representantes de hotéis uruguaios: Victor Sosa e Gabriel
Figueredo, do Club del Lago, Nicolás Avegno, do Sheraton Colonia,
Nicolás Parma, do Hotel del Lago, e Albérico Saldivia, do Altos del
Arapey
Em 2014, a feira teve 34 expositores, mais de 300 reuniões agendadas. “O volume de agendamentos cresceu muito em relação ao ano passado, mas a feira não cresceu por causa da retração de 40% que houve no Turismo neste segundo semestre” avalia Ondina. “Mas enquanto o mercado de turismo retraiu, nós crescemos 40% neste ano”, comemora.
Público – A expectativa dos organizadores é que até o termino do evento, 600 pessoas visitassem a feira. No dia anterior, no torneio de golfe realizado no campo Terras de São José Golfe Clube, em Itu (SP), 350 pessoas participaram da festa, das quais 126 eram jogadores. A programação incluiu aulas de golfe, passeio ciclístico e sorteio de prêmios de quase todos os expositores.
Segundo Ondina capacitar os operadores a trabalhar com o público desses esportes é um grande desafio, pois as agências e operadoras tem pouco conhecimento sobre o segmento e com isso, perdem oportunidade de incrementar as suas vendas. De acordo com ela, apenas 20% das viagens de golfistas são emitidas por agências, enquanto os de esquiadores chegam a 53%, por exemplo.
Mercado – Existem mais de 20 mil golfistas e 120 mil esquiadores no Brasil, que viajam em média três vezes ao ano para praticar seus esportes. “O potencial de crescimento do setor é muito grande”, ressalta Ondina. “Há espaço para todos e o objetivo com a feira é mostrar os melhores produtos do mercado e a melhor forma de oferecê-los aos clientes”, conta.
“Este é um nicho em franco crescimento, mas no Brasil temos apenas cinco agências especializadas”, observa. “Para o próximo ano pensamos incluir mais esportes de água, como o surfe e o kitesurf”.
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
30/09/2024
29/09/2024
29/09/2024
29/09/2024
27/09/2024
26/09/2024
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados